7 de fevereiro de 2014

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap. 221

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Pedro reencontra Beija e esclarecem a questão do filho
Beija é agraciada com o título de “Marquesa de Araxá”
Capatazes acusam Ten. Moraes de ser o mandante do incêndio
Este por sua vez revela a Pedro que Domitília foi a mentora
Pedro propõe livrar Domitília das acusações se ela voltar para São Paulo
Pedro pede Beija em casamento

CAP. 221

BEIJA: Casar, Pedro? Tem certeza disso?
PEDRO: Absoluta. Desde que você encerre as atividades na Chácara Cedro, naturalmente.
BEIJA: É claro que aceito. Há muitos anos espero por esse pedido...
 
Pedro lhe entrega as flores. Beijam-se apaixonados e em seguida brindam para comemorar.

Na manhã seguinte...

Severina abre a porta e depara-se com Domitília. Beija vem chegando.

DOMITÍLIA: Estou de partida, mas não poderia deixar de vir aqui.
BEIJA: Não entendo sua presença nesta casa. É muita audácia da sua parte botar os pés aqui depois de tudo que fez. Além do mais não estou interessada em nada do que tenha a dizer.
DOMITÍLIA: Por motivos que você conhece muito bem, estou de partida para São Paulo, mas não pense vou abrir mão de tudo assim tão facilmente. Se quer um conselho, Beija, desista de casar com o Imperador. Ele será meu de um jeito ou de outro. Perdi a batalha, mas pra mim essa guerra está só começando. Está avisada. Adeus! (e sai)

Corta para a Fazenda Santa Cruz.

O Imperador leva o pequeno Pedro Antonio para passar o dia no campo. Pai e filho se divertem como nunca.

PEDRO: Filho, o papai vai te ensinar um monte de coisas, e a primeira delas é montar. Um principezinho, futuro imperador, tem de saber montar melhor que todos os seus súditos.
PEDRINHO: Mas eu já sei montar. Moisés e Josué me ensinaram há muito tempo...
PEDRO: Mas garanto que tem uns truques que você ainda não sabe. E o pai vai te ensinar tudo. Vou te ensinar a manejar a espada e ser um bom esgrimista.
PEDRINHO: Eu quero que você me ensine tudo. Quando eu crescer, quero ser igual a você.
PEDRO: Igual a mim não... Você será muito melhor que eu! Garanto!

Pedro e Beija montam para um passeio a cavalo, mas o pequeno cavaleiro se recusa a ir na mesma sela que o pai. Depois de muita insistência são convencidos a deixá-lo cavalgar sozinho. O guarda escolhe o animal mais manso e o prepara para Pedro Antonio.

O passeio é maravilhoso. A felicidade está estampada nos sorrisos de todos. Até que ao passar por uma grota, o cavalo pisa numa cascavel e é imediatamente picado.

O animal foge em carreira desabalada. O pequeno Pedro Antonio não consegue controlá-lo e em dado momento é arremessado com violência contra o tronco de uma árvore.

Pedro e Beija se desesperam, correm em socorro, gritam, imploram, mas nada pode ser feito. Pedro Antonio morre nos braços do pai. Desespero.

Algumas semanas depois...

Beija entra em profunda depressão. Não quer ver ninguém, nem receber ninguém. Dedica seus dias a cuidar das filhas Tereza e Joana e a lamentar a morte de Pedro Antonio.

BEIJA: Não quero mais me casar com você, Pedro. Não quero mais nada desta vida, só a morte. Uma mãe deveria ser proibida de perder os seus filhos. Não tem dor maior que essa. Nenhum ser humano deveria passar por isso na vida.
PEDRO: Eu lhe entendo, meu amor. Mas preciso de uma solução. O povo me cobra uma nova imperatriz. Preciso que se decida. Estou disposto a lhe esperar pelo tempo que for necessário, mas sinceramente, desejo que supere logo essa fase de sofrimento, porque nada poderá apagar o que aconteceu. Temos de reconstruir nossas vidas de agora em diante.
BEIJA: Entendo perfeitamente. Mas não tenho forças dentro de mim para reagir. E nem sei quando as terei. Deixo-o livre para se casar com quem quiser. Escolha uma outra imperatriz. E não se sinta em dívida comigo.

SEIS MESES DEPOIS...

Benedita dá à luz a um menino, que recebe o nome de Rodrigo Delfim Pereira. Embora seu marido tivesse plena consciência da traição da esposa, nunca questionou a paternidade da criança, devido às benesses que recebiam do Imperador.

Após longa viagem, o Marquês de Barbacena relata sua missão.

MARQUÊS: Infelizmente, Alteza, as notícias não são boas. Nenhuma das princesas consultadas aceitou contrair matrimônio com Vossa Alteza. As notícias de seu envolvimento com Beija e Domitília e a morte da Imperatriz Leopoldina causam verdadeira repulsa em todas as cortes europeias.
PEDRO (irritado): Se Beija não quer se casar comigo, nem as princesas europeias, então vamos resolver isso da maneira mais simples possível: não era o sonho de Domitília se casar comigo? Então ordeno: busquem Domitília em São Paulo, imediatamente!

Algumas semanas depois...

Pedro organiza um grande baile, destinado ao “beija-mão” da nova imperatriz. Toda a nobreza está presente no salão...

Beija chega às pressas e com a ajuda de Barbacena vai direto ao gabinete do Imperador.

BEIJA: Pedro, perdoe-me pela intempestividade, mas precisava lhe falar antes desse baile começar. Foi um erro ter recusado seu pedido, mas espero que compreenda uma mãe desesperada. Estou disposta a me casar com você e construir aquela família que tanto sonhamos. Sei que pretende se casar com Domitília, mas não pode esquecer tudo o que essa mulher nos fez. Ainda há tempo para reparar esse grande mal entendido. Case-se comigo!

Pedro fica estático e não esboça reação.

Nisso Barbacena adentra o recinto com um bornal nas mãos e dentro dele uma carta. Pedro recebe, pede que todos se retirem e lê com atenção. Pouco depois chama o Marquês e conversam por quase meia hora.

O público está impaciente quando o Imperador surge em lugar de destaque no salão. Silêncio geral.

PEDRO: Meus amigos, é um prazer recebê-los neste palácio. Como bem sabem o objetivo deste baile é apresentar-lhes aquela que será a nova imperatriz do Brasil. Então, sem mais delongas, devo anunciar-lhes que a nova imperatriz do Brasil é...

Close em Beija e Domitília. Suspense.

Continua amanhã, às 21:00 horas,
No último capítulo...

Nenhum comentário: