12 de setembro de 2009

Os 10 melhores animês

Admirador confesso de Walt Disney, Osamu Tezuka foi o autor mais importante da história do mangá. E também o primeiro a levar para a TV um das suas obras. Com Astro Boy, lançado em 1963, ele iniciou uma das mais lucrativas e criativas indústrias de entretenimento do mundo: a dos animês, que movimentam cerca de 2 bilhões de dólares por ano. Abaixo, a minha seleção do que seriam os dez melhores animês do Japão.

Astro Boy: Foi aqui que tudo começou. Osamu Tezuka levou para a TV a trama do robozinho criado por cientista para substituir seu falecido filho. Foi a primeira animação do Japão.
Speed Racer: Caso raro: graças à inspirada adaptação americana, Speed Racer virou febre e abriu as portas para os animês no Ocidente.
Yamato- Patrulha Estelar: Alvo de intermináveis disputas judiciárias entre autores e produtores, Patrulha Estelar foi a primeira série adulta a fazer sucesso.
Dragon Ball: Um dos mangás mais vendidos do Japão originou um dos maiores sucessos mundiais nos animês. Eu saía correndo, matava aula mesmo, só para ver o Goku socar o Freeza.
Os Cavaleiros do Zodíaco: A versão animada do mangá de Masami Kurumada foi o MAIOR FENÔMENO dos animês no Brasil. Até hoje fãs saudosistas choram como emos revendo os seus episódios. Se não fosse por ele não existiria o Animax.
Neon Genesis Evangelion: 26 episódios foram suficientes para o filme de Hideaki Anno mudar o rumo da história dos animês. Tudo graças a sua trama complexa e de imaginação irreparável. Não é à toa que a adaptação cinematográfica é aguardada ansiosamente pelos fãs.
Slam Dunk: O mangá mais vendido do Japão, não alçou fama no Brasil por causa de sua temática voltada ao basquete, esporte de pouco apelo no país. É o desenho estudantil que mais condiz com a verdadeira vida estudantil.
Inu Yasha: inspirado no mangá da genial Rumiko Takahashi. Seus DVDs estão entre os mais vendidos dos EUA, perdendo somente para Naruto. A história é simplesmente fascinante, combinando ação, comédia, drama e aventura com personagens mega carismáticos. Pra rir, chorar, se emocionar e gritar: “Mata esse fiodaputa do Narak, Inu Yasha!”
Ghost in the Shell- Fantasma do Futuro: Baseado no mangá de Masamune Shirow, influenciou diretamente, tanto no argumento quanto no visual, inúmeros filmes americanos. Que o diga Matrix.
A Viagem de Chihiro: A Princesa Mononoke, de 1997, foi a primeira obra de Hayao Miyazaki a chamar a atenção do Ocidente. Mas foi A Viagem de Chihiro que alcançou a consagração máxima: levou o Oscar de melhor animação de 2003, o Urso de Ouro em Berlim de 2002 e, de quebra, Miyazaki ganhou reconhecimento mundial.

Nenhum comentário: