28 de janeiro de 2013

SONHOS DE LIBERDADE - CAP. 01


SUDESTE DO BRASIL,

Homens montados a cavalos com tochas de fogo, incendiando tudo o que vê pela frente, casas, pequenos plantios, uma guerra entre grileiros com famílias que tentam salvar o pouco que restam a eles:
Numa pequena casinha feito de lajota e barro, pai e mãe acordam desesperados com o fogaréu na mata e com os tiros:
Anita- (sinal da cruz) Ai Minha Nossa Senhora, os grileiros vieram tomar nossas terras.
José- Eu não vou largar esse cantinho que eu cuidei com tanto carinho, com tanta dignidade.
Anita- Se ficarmos José, vamos morrer. E a nossa filha?
José e Anita colocam a filha em um cesto e a manda pelo rio abaixo... Ao voltarem para casinha confrontam com o grileiro Teodoro Medeiros que manda fogo no casal e depois incendeia a casa.
A criança chora na beirada de um rio, uma família de índios encontra o cesto e pega o bebê... Para criarem.
ANOS DEPOIS...
Manu- Eu não posso aceitar minha mãe índia, eu tenho que vingar a morte de meu pai e de minha mãe, morreu por causa desse grileiro o mais temível de todos Teodoro Medeiros.
Zorá- Filha minha não cai nessa lábia do Pajé, ele quer que você morra tentando matar o grileiro? E nem adianta ir à procura desse homem, ele já não mora mais aqui nessas bandas. Virou empresário no Rio de Janeiro. Ele vive lá com a família.
Manu- (entusiasmada) Rio de Janeiro?
RIO DE JANEIRO

O sol aquece os corpos de mulheres que se bronzeiam na praia e também dos homens musculosos que jogam vôlei na areia quente. Num quarto na casa da família Medeiros, Tati e Blanco nus sobre a cama, se beijam apaixonadamente. Nívea bate na porta para acordá-los:
Nívea- Já ta na hora de tomar o café da manhã minha filha, não esquece de descer. (entre os dentes) Esse tal de Blanco já ta me enchendo o saco!
Descendo as escadas, para Teodoro:
Nívea- Eu cansei de ver minha filha todo santo dia acordar do lado daquele... Jeca.
Teodoro- Por que você não deixa os dois em paz, eles se amam... Irão se casar. E só por que ele não tem estudo, não é questão de chamá-lo de pobre.
Nívea- Você não vai ficar do lado daquele pobre... Ah, deixa pra lá, não adianta gastar saliva com você.
Já na mata...
Zorá- (ao Pajé) Onde foi Manuela?
Pajé- Saber o destino que deve seguir.
Manuela entra no lago de águas cristalinas e vibra-se com os peixes, ela nada á vontade, nua sem ter alguém por perto, quando ela tem uma visão do Rio de Janeiro. Entusiasmada, ela desmaia quase se afogando.
No próximo capítulo: Teodoro dá ordem para Manolo incendiar a tribo em que Manu vive, Blanco diz à Nívea que quer se casar com Tati. Laura descobre ser ninfomaníaca.

Um comentário:

Gabriel Rezende disse...

Muito legal o primeiro capítulo... A novela promete.