13 de setembro de 2013

News TV, por Marcos Silvério - 13 Set



> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


Autor esquece quase metade do elenco de sua novela


"Amor à Vida" certamente não é uma novela que peca pela falta de personagens com boas histórias. Pelo contrário: tem até personagens demais para serem encaixados com todas as suas tramas no período dos capítulos. Assim, muitos personagens de Walcyr Carrasco têm ficado de lado e meio apagados na história.

Veja alguns dos personagens esquecidos em "Amor à Vida":

Linda - Tirando Leila (Fernanda Machado), o núcleo familiar dos personagens filhos de Amadeu (Genézio de Barros), irmão de Pilar (Susana Vieira), está um pouco apagado na novela. Havia muita expectativa de destaque para a história de Linda (Bruna Linzmeyer), a menina autista da trama, mas são raras as cenas dela.

Daniel - Esperava-se também mais relevância para o irmão de Linda, Daniel (Rodrigo Andrade). Depois de quase ser o "desvirginador" de Perséfone (Fabiana Karla), ele só têm aparecido nas cenas com Linda.

Dr. Renan - Ele é o psicólogo do hospital, responsável pelo tratamento de regressão de Atílio e do autismo de Linda. Mas Dr. Renan (Álamo Facó) ultimamente só tem aparecido nessas cenas específicas (que também não acontecem há algum tempo). Em um momento da novela, ele foi colocado como um possível pretendente de Perséfone (Fabiana Karla), mas, até agora, o romance não engatou. Será que esse casal tem futuro?

Família da Gigi - O núcleo familiar de Gigi (Françoise Forton), composto por seu filho Murilo (Emílio Orciolo Netto) e sua neta Sandra (Thavyne Ferrari) poderia ser melhor explorado. Sempre que eles aparecem, são em cenas muito semelhantes: reclamando do estado precário da casa ou falando sobre dificuldades financeiras.

Gina - Enquanto Bruno (Malvino Salvador), Carlito (Anderson Di Rizzi) e Luciano (Lucas Romano) têm suas histórias bem definidas e evoluindo na trama, Gina (Carolina Kasting), irmã deles, esteve bem apagada na novela, aparecendo quase que só nas cenas do bar de seu Denizard (Fulvio Stefanini). Parece que agora seu passado começará a vir à tona, com a especulação sobre quem é o seu pai.

Dr. Rogério - Na sinopse original, Rogério (Daniel Rocha) se envolveria com Nicole (Marina Ruy Barbosa) e ele seria o verdadeiro amor da vida dela, em detrimento do impostor Thales (Ricardo Tozzi). Só que, com a mudança em relação à doença da menina, o personagem foi totalmente prejudicado e deixado de lado na novela, sem uma evolução planejada na trama.

Valentin (atendente da cantina do hospital) - Apelidado por Félix (Mateus Solano) de "apache", por causa de seus cabelos e suas feições que Felix reconhece como indígenas, ele é irmão de Alejandra (Maria Maya). Aparece apenas em algumas cenas da cantina do hospital e em algumas cenas de Ninho (Juliano Cazarré). Como até este está meio apagado na novela, o personagem Valentin (Marcelo Schmidt) consequentemente também anda um pouco sumido.

Rebeca e Pérsio - Rebeca (Paula Braun) e Pérsio (Mouhamed Harfouch), os dois médicos do hospital, têm uma trama bem interessante: ela é judia e ele é muçulmano, mas sentem repulsa e atração muito fortes um pelo outro desde o início. Só que quase nunca aparecem na novela! Quando será que esse casal vai começar a ter mais destaque?

Priscila Khoury - A personagem Priscila Khoury, irmã de César, é interpretada pela atriz Cristina Mutarelli, que tem muito talento para a comédia! Ela poderia estar sendo melhor utilizada na novela, mas aparece raramente apenas nas cenas da família Khoury reunida.

Marilda - Ela é a nutricionista do hospital e até já participou de cenas importantes com os protagonistas. Mas raramente é vista nos capítulos. Quando Marilda (Renata Castro Barbosa) aparece, é apenas em cenas de outros personagens, sem ter uma história própria que se destaque apesar de, em alguns momentos, ter aparecido com machucados no rosto que insinuavam abuso.

Enfermeiros do hospital - Você se lembra bem de ter visto esses personagens em "Amor à Vida"? Eles fazem parte do elenco oficial, mas quase nunca são utilizados pelo autor! Quando são, suas histórias se esgotam rapidamente. É o caso de Ivan (Adriano Toloza), um dos pretendentes de Perséfone (Fabiana Karla) que gosta de sadomasoquismo, e de Inaiá (Raquel Villar), que tinha um caso com Jaqcues (Julio Rocha) e deixou Félix (Mateus Solano) com ciúmes.

Fonte: Yahoo


"Amor à Vida" chega ao capítulo 100 superando antecessora


Nesta quinta (12), “Amor à Vida” chega aos seu centésimo capítulo superando a antecessora “Salve Jorge”.

A novela de Walcyr Carrasco vem atingindo médias de 35 pontos no Ibope, enquanto “Salve Jorge”, no mesmo período, marcava apenas 30.

Já “Avenida Brasil” foi mais além: em sua centésima exibição, a história de João Emanuel Carneiro havia registrado 38 pontos.

Félix e Valdirene roubam a cena - Os personagens de Tatá Werneck e Mateus Solano em "Amor à Vida" têm feito sucesso com o telespectador, e na CAT (Central de Atendimento ao Telespectador da Globo), algumas frases de Félix não saem da boca do público, como "salguei a Santa Ceia", “fiz furinhos na Arca de Noé” e “cobrei pedágio na travessia do Mar Vermelho”.

No que tange ao visual, são as madeixas que têm mais aguçado a atenção do público. A emissora carioca tem mexido muito no cabelo dos personagens com apliques e perucas nas passagens de tempo.

Fonte: Na Telinha


As primeiras emoções de "Joia Rara"


O que era para ser uma grande aventura na neve se transforma em tragédia e termina com uma profecia no primeiro capítulo de ‘Joia Rara’. Em 1934, Franz (Bruno Gagliasso), Manfred (Carmo Dalla Vecchia) e Eurico (Sacha Bali) estão felizes escalando os Himalaias. Mas Manfred ressente-se por não ser reconhecido oficialmente como filho de Ernest (José de Abreu), pai de Franz. E sua inveja o leva a uma atitude extrema: sabota o equipamento do meio-irmão, que sofre uma queda da montanha e desmaia. Pouco depois, o grupo é colhido por uma avalanche.

Jampa (Fabio Yoshihara) passa pelo local, vê Franz desacordado coberto pela neve e o leva para o fictício mosteiro de Padma Ling. Lá, entre a vida e a morte, Franz recebe os cuidados dos monges budistas, que curam seus ferimentos com ervas especiais e o alimentam.

Dias depois, o rapaz acorda em um dos cômodos simples e se assusta ao ver Ananda (Nelson Xavier), o líder espiritual do mosteiro, aos pés de sua cama. Preocupado com Manfred e Eurico, pergunta se os amigos estão bem e se entristece ao saber que eles não foram encontrados na montanha. O que Franz ainda não sabe é que Manfred sobrevive, mas Eurico não.

Ananda tenta consolá-lo dizendo que a morte não é o fim de tudo e que a sabedoria está em saber acompanhar os movimentos da vida. Afinal, não se pode controlar o destino. Cético, Franz responde que não acredita em reencarnação. Apesar das diferenças, uma amizade profunda começa a se estabelecer entre eles.

Passa-se um mês e, neste tempo, o rapaz se entrosa com os monges, ensinando-lhes as técnicas do futebol e contando histórias do Brasil. Mas é chegada a hora de voltar para casa e, na despedida, Ananda é profético. Diante da tristeza do rapaz, por acreditar que nunca mais o verá novamente, o mestre garante: quem sabe eles se reencontram em uma outra vida?

As cenas estão previstas para ir ao ar no primeiro capítulo da novela, na próxima segunda-feira, dia 16. Escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, ‘Joia Rara’ tem direção de núcleo de Ricardo Waddington e direção geral de Amora Mautner.

Fonte: Rede Globo


SBT tira "Carrossel" do ar


É difícil entender o que se passa no SBT ultimamente. Depois de anunciar a reprise de "Carrossel" uma semana após o término da novelinha infantil, transformar o "Casos de Família" em semanal e depois acabar de vez com o programa e insistir na reprise de "Carrossel" mais uma vez um mês depois da primeira tentativa, agora o canal resolveu tirar o folhetim de Cirilo e cia. do ar e colocar no seu lugar o "Aqui Agora", comandado pela jornalista Neila Medeiros.

O canal até começou a exibir um comunicado na noite desta quarta-feira para explicar o fim da reprise e a volta do jornalístico. Segundo a nota, exibida durante o "Programa Ratinho" (veja abaixo), a emissora resolveu tirar a reprise porque ela não alcançou a audiência esperada (marcava cerca de 6 pontos, cada ponto equivale a 62 mil domicílios). Para o canal, a única pessoa capaz de enfrentar o "Cidade Alerta", de Marcelo Rezende, e o "Brasil Urgente", de Datena, é Neila Medeiros, jornalista de Brasília que agora assume a apresentação do antigo formato. Vamos ver até quanto tempo essa história vai durar...

Fonte: Yahoo


Bruno de Luca deixa a Globo após 20 anos


O ator e apresentador Bruno de Luca deixou a Globo, emissora onde trabalhou durante 20 anos. O contrato, que venceu em agosto, não foi renovado.

Bruno fazia parte da equipe do “Vídeo Show” há quatro anos com reportagens, mas segundo ele, seu ciclo no programa já teria sido cumprido e a decisão foi tomada em um consenso com a emissora.

Empresária do ator, Lúcia Colucci disse que ele permanecerá no canal Multishow, da Globosat. À revista "Caras", Colucci informou ainda que ele apresentará o Rock in Rio na emissora fechada.

O “Vai pra Onde?”, programa que Bruno comanda no Multishow, caminha para sua nona temporada, que já está sendo gravada.

Os contratos entre Globosat e TV Globo eram separados.

De Luca estreou na rede aberta muito jovem, apenas com 11 anos de idade, como Uilson na novela "Fera Ferida". Dois anos mais tarde, em 1995, entrou em “Malhação”, onde ficou por três anos no papel de Fabinho.

Mais recentemente, Bruno de Luca participou da série “Casos & Acasos” (2007), da “Dança dos Famosos” (2010) e foi repórter da “Dança da Galera” no ano passado, quadro do “Domingão do Faustão”.

Fonte: Na Telinha


Saída de Massa da Ferrari preocupa a Globo


Felipe Massa anunciou na tarde desta terça-feira (09) que não correrá mais pela Ferrari a partir da temporada 2014 da Fórmula 1. A notícia preocupa a Globo, que vê a audiência da competição cair ano após ano.

Massa revelou que está a procura de uma nova equipe. "A partir de agora quero achar uma equipe que me dê um carro competitivo para conseguir mais vitórias e vencer um campeonato que é o meu sonho", afirmou.

Muitos consideram que a queda de audiência da F1 na Globo aconteceu por faltar um brasileiro disputando de igual pra igual com os demais pilotos o campeonato mundial da categoria.

Com a saída de Felipe Massa da Ferrari e seu destino incerto, comenta-se que a Globo pode diminuir a atenção dada à F1 nos próximos anos, já que a audiência dificilmente justificaria o investimento.

Fonte: Na Telinha


Filha de Datena está na mira da Globo


Bem que dizem que quem tem amigos tem quase tudo. Datena contou ao blog recentemente que sua filha, Letícia Wiermann, está recebendo uma ajuda do Faustão para entrar na Globo. "Ele é meu amigo de longa data e está dando uma força para ela", contou. A força é o seguinte: a moça vai gravar neste fim de semana um piloto de um quadro no "Domingão do Faustão". Letícia já está até morando no Rio. Internamente, Letícia já foi muito elogiada. Alguém tem dúvida de que ela entrará no programa?

Fonte: Yahoo


Record estreita laços com produtoras


Apesar de ter desistido dos planos de terceirização dos produtos da sua linha de shows e do artístico, a Record vem estreitando seus laços com produtoras de TV.

A Academia de Filmes, por exemplo, será a responsável por "Os Milagres de Jesus", e tende ter a emissora como uma das suas principais clientes. Uma base de operações foi erguida nas proximidades do Recnov, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para poder viabilizar os trabalhos.

Sabe-se que, além da minissérie bíblica, a empresa também conquistou a produção do especial de Bosco Brasil. O contrato ainda não foi firmado entre ambas as partes mas a escolha já é praticamente certa.

Já a Casablanca, parceira de vários trabalhos da Record, como "O Aprendiz", "Louca Família", "Turma do Gueto", entre outros, será responsável pelo especial de relacionamentos que Letícia Dornelles escreverá.

Curiosamente, Letícia e a Casablanca voltarão a trabalhar em parceria 10 anos após "Metamorphoses", que foi escrita por uma e produzida pela outra.

O especial de Marcílio Moraes, "O Amor e a Morte", será outro que terá produção terceirizada. Desta vez, a responsável pelos trabalhos será a produtora Indiana.

"O Amor e a Morte" será inspirada nos contos do escritor alemão Thomas Mann e terá em seu elenco Floriano Peixoto, Adriana Garambone, Giussepe Oristânio, Gabriel Gracindo, Janaina Ávila e Thelmo Fernandes.

Fonte: Na Telinha


Carlos Nascimento afasta da TV para se tratar


O SBT promoveu uma mudança no “Jornal do SBT” devido a problemas de saúde de seu âncora. Carlos Nascimento pediu dispensa do noticiário para realizar um delicado tratamento de saúde.

Com isso, há alguns dias o telespectador tem visto o jornalista Marcelo Torres na bancada.

Segundo apuração do NaTelinha, Nascimento está com câncer no reto e já iniciou o tratamento quimioterápico.

Oficialmente, o SBT não fala sobre o assunto, na intenção de preservar o seu profissional.

m conversa com a jornalista Janaina Nunes, Carlos Nascimento não quis entrar em detalhes sobre o tratamento e revelou que ficará um mês fora do telejornal, mas garantiu que tudo está indo de acordo com o previsto.

“Está indo tudo bem. Estou me tratando e espero voltar em um mês, um mês e pouco”, disse.

O afastamento do âncora coincidiu com algumas reformulações no SBT.

Nesta semana, Analice Nicolau foi dispensada da emissora por constantes atrasos. Há alguns meses ela se atrasava ou faltava sem dar maiores explicações.

Fonte: Na Telinha


Margareth Boury terá especial de fim de ano na Record


Assim como Marcílio Moraes, Bosco Brasil e Letícia Dornelles (sendo os últimos dois em projetos juntos e individuais), Margareth Boury também ganhará um especial de fim de ano na Record.

A autora, afastada da TV desde agosto de 2012, quando se licenciou de "Rebelde" e repassou o texto para Emílio Boechat, escreverá uma comédia romântica. A trama leva o nome de "Casamento Blindado".

Curiosamente, o nome da trama é o mesmo do livro escrito por Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo, e seu esposo Renato Cardoso.

Fonte: Na Telinha


SBT sonda Felipe Andreoli para comandar esportivo


Atualmente na Band, onde é repórter do "CQC", Felipe Andreoli foi recentemente sondado pelo SBT para uma eventual mudança de emissora.

Andreoli está nos planos do canal de Silvio Santos para comandar uma atração esportiva que está em vias de ser lançada. O projeto já existe há algum tempo e vem tendo aceitação por parte da diretoria.

O nome de Andreoli surgiu pela desenvoltura e pela experiência dele no "Deu Olé", que foi extinto há pouco menos de dois meses da grade de programação da Band.

Caso aceite, ele será mais um CQC a alcançar carreira solo longe do programa. Rafinha Bastos, Rafael Cortez e Danilo Gentili fizeram o mesmo.

Fonte: na Telinha


Fernanda Machado retoma negociações com ‘Playboy’


Fernanda Machado retomou as negociações com a "Playboy". A atriz, a vilã Leila da novela "Amor à Vida", deve fechar com a revista para ser capa da edição de dezembro. O contrato só não foi assinado ainda por conta do cachê, que caiu muito nos últimos anos. Ela pretendia comprar um apartamento com o dinheiro, mas já viu que não vai conseguir. Mas fará uma boa poupança com os R$ 500 mil que se comenta que ela vai receber pelas fotos de nudez.

Ela também comemora a boa recuperação que teve da cirurgia de endometriose, realizada há um mês. Fernanda, que adiou o procedimento por conta da novela, estava sentindo cólicas muito fortes e viu que o cisto no ovário estava aumentando muito e decidiu operar no meio da trama mesmo. Ela está com o ovário funcionando bem e os médicos garantiram que Fernanda poderá ter filhos. A atriz quer ser mãe no ano que vem, logo depois do seu casamento, que será em janeiro.

Fonte: Yahoo


Gisele Bündchen mostra seios em ensaio


Apesar de já ter posado para incontáveis editorias de moda e ter participado de diversas campanhas de marcas internacionais, Gisele Bündchen sempre evitou mostrar os seios. No entanto, uma foto publicada pela dupla de fotógrafos Mert Alas e Marcus Piggott - para quem a top model posou - ela aparece seminua. "Deusa Gisele", dizia a legenda da imagem.

O clique faz parte da edição especial da revista Visionaire sobre o Rio de Janeiro.

Fonte: Yahoo


Problema de saúde pode afastar Sandy dos palcos


Apesar de nova, Sandy, 30, já trabalha há mais de 20 anos como cantora. Mas, um problema crônico na garganta poderá afastar a artista dos palcos.

De acordo com a coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra", a famosa luta, desde 2011, contra esse mal. Por conta disso, ela cogitaria uma pausa nos shows, que pode durar até um ano, para se cuidar e melhorar.

Em algumas entrevistas, Sandy revelou que sofre com o problema e que tem se tratado com cortisona - um medicamento que, se usado em grandes quantidades, pode acarretar problemas à saúde - para amenizar as dores na garganta. Preocupada, a cantora ainda explicou que também se cuida com algumas terapias alternativas, como acupuntura e homeopatia.

Logo que a notícia se espalhou, Sandy se manisfestou pelo seu Twitter e negou que esteja com algum problema sério nas cordas vocais. Para acalmar os fãs, ela também garantiu que não irá parar de cantar. "É impressionante aonde chega a criatividade de um repórter... Eu NÃO tenho um problema sério nas cordas vocais e NÃO vou parar de cantar!", desabafou ela.

Sandy é casada há 5 anos com o músico e também cantor, Lucas Lima, 30, da Família Lima. Ela lançou, há poucos meses, seu segundo álbum solo, "Sim", e tem viajado pelo país com a turnê de divulgação.

RESPOSTA - O boato gerou grande repercussão entre seus fãs, porém, em seu Twitter oficial, a cantora negou veementemente a informação: "É impressionante aonde chega a criatividade de um repórter... Eu NÃO tenho um problema sério nas cordas vocais e NÃO vou parar de cantar!".

Sandy ainda comentou sobre o fato de algumas notícias ao seu respeito serem inventadas, mas que desta vez, por se tratar de saúde, a atitude foi "irresponsável demais".

"Já sei o qto alguns gostam de inventar notícias, já me acostumei. Mas, mexer com assunto de saúde tão irresponsavelmente é demais, né? Aff..", escreveu.

Fonte: Yahoo


Murilo Benício é flagrado barbudo e com barriga


Murilo Benício, 42, foi flagrado com novo visual e uns quilinhos a mais durante um passeio na praia.

Na manhã desta quinta-feira (12), o global foi alvo dos paparazzi ao curtir o sol e as altas temperaturas nas areias da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Com um look diferente do que costuma apresentar, o ator estava barbudo e com uma barriguinha saliente.

De férias da TV desde o fim de "Avenida Brasil", de 2012, Murilo Benício deixou a barba crescer e engordou por conta de um novo trabalho. Ele estará em "Amores Roubados", nova minissérie da Globo, prevista para estrear em janeiro de 2014.

Fonte: Yahoo


Deborah Secco e Roger ensaiam reconciliação


Deborah Secco, 33, não deve estar muito contente sem ninguém para ocupar seu coração. A atriz estaria tentando voltar com o ex-marido, Roger Flores, 35.

Segundo a colunista Fabíola Reipert, do portal "R7", a famosa é conhecida no meio artístico por não saber escolher os seus amores e, agora, mesmo conhecendo as aventuras vividas pelo ex- jogador de futebol, ela continuaria louca por ele.

Algumas fontes informaram que os dois andaram se reaproximando e que, para os conhecidos de ambos, não é descartada uma volta.

Ainda de acordo com a jornalista, Deborah já perdoou uma pulada de cerca que Roger aprontou em certa ocasião. O casal esteve junto por 4 anos, e o casamento chegou ao fim em abril deste ano.

A global está solteira há poucos meses, desde que terminou um namoro relâmpago com o cantor gospel Allyson Castro, 33.

Fonte: Yahoo


“Eu gosto de garotas”, afirma Lady Gaga


Há dois anos namorando o ator Taylor Kinney, 32, Lady Gaga, 27, disse que gosta mesmo é de garotas. Em entrevista ao programa 'Watch What Happens Live', de Andy Cohen, ela afirmou que o relacionamento com meninas costuma ser melhor.

Ao falar de suas experiência homossexuais, a loira foi enfática: "Sei que as pessoas acham que só digo isso para chocar, mas eu gosto de vagina de verdade. Só depende de quem for a vagina."

"Gosto de mulheres, pois acho que as lésbicas têm mais atitude que os homens héteros". Eu realmente adoro o amor. Mas não gostava até eu achar um cara que realmente tivesse a mesma atitude que as lésbicas pelas quais já me apaixonei", comentou.

Fonte: Yahoo


Menina que quer ser menino vira celebridade


Desde que apareceu no “Pânico” e ganhou espaço na mídia pelo fato de optar por se transformar em menino, a mineira Tereza Brant virou praticamente uma celebridade nas redes sociais. Aos 20 anos, a jovem de Belo Horizonte - que começou a tomar hormônios para ganhar aparência masculina há três anos - acumula dois perfis quase lotados no Facebook e em breve terá que mudar o número de seu telefone. “As fãs descobriram meu número e ligam de todos os lugares do Brasil para falar comigo. Está uma loucura!”, festeja ela.

A maioria das ligações são feitas por meninas. Elas se declaram a Tereza e se dizem dispostas a tudo para ficar com ela. “Agora está entrando uma ligação com um código aqui de uma cidade que começa com 95. De onde é isso, gente?”, diverte-se ela, ao telefone.

Quem não conhece a história de Tereza e a vê em sua rotina acredita mesmo que ela é um menino. Mas, na verdade, ela nasceu menina e se comportou assim até os 17 anos, quando procurou um endocrinologista para dar início a sua transformação. Com a ingestão de hormônios, pelos passaram a crescer em seu rosto e os seios diminuíram. Mas apesar de investir na transformação, Tereza garante que a única cirurgia que deseja fazer é nos seios. “Desde que comecei o tratamento, meus seios praticamente desapareceram. Agora quero tirar o resto dos mamilos que sobraram”, explica.

Antes da fama repentina era Tereza quem atendia o seu próprio telefone e isso acontecia, diversas vezes, enquanto se locomovia por Belo Horizonte dentro de um ônibus. Mas depois de fazer uma participação no programa “Pânico” ao lado de Sabrina Sato, as coisas mudaram. A nova "celebrity" conta hoje com um produtor e um assessor de imprensa. Antes de qualquer entrevista, as perguntas precisam ser encaminhadas por email para o seu representante, que aprovará ou não a pauta. “É para a Tereza ser preservada”, esclarece o assessor. “Essa pergunta está fugindo do roteiro”, reclama Tereza, sobre questões que não foram incluídas no email, como, por exemplo, qual é a sua preferência sexual. “Me interesso por pessoas e elas podem ser meninas ou meninos. O que me chama a atenção é a essência delas e se mexem comigo. O resto não me importa muito”, responde ela.


Apoio dos pais - Tereza é filha de uma instrumentadora cirúrgica e de um funcionário aposentado de uma agência bancária estatal. Ela mora com a mãe e garante que seus pais encaram com naturalidade a sua transformação. “Minha família nunca teve preconceito e aceita o meu processo de forma natural. Desde que minha história veio à tona, as pessoas passaram a me respeitar”.

O guarda-roupa de Tereza segue o estilo "patricinha" em versão masculina, segundo ela mesma define. A mineira gosta de vestir calças coladas e às vezes segue a linha skatista, com camisetas esportivas. “O que vou vestir depende muito do dia e do programa que farei”, explica ela, que mantém  a forma na academia e seguindo a orientações de um nutricionista.

Se depender da força de vontade, o futuro profissional de Tereza é promissor. Ela quer levar para os palcos um stand up comedy com as histórias engraçadas que vive por ser confundida com um menino. Só não peça para ela antecipar um momento curioso pelo qual já passou na vida. “Vou contar tudo no palco. Não posso antecipar nada!”, desconversa.

Fonte: EGO


Tiago Santiago fala sobre saída do SBT


Contratado pelo SBT em 2009, Tiago Santiago encerrou seu contrato com a emissora no final de agosto deste ano.

Ainda em julho, iniciamos contato para realizar uma entrevista com o novelista, o que só foi possível agora, após um período de reflexão. Uma conversa exclusiva.

Nela, Tiago Santiago faz uma análise sobre os anos em que trabalhou na emissora de Silvio Santos. Cita as novelas "Uma Rosa com Amor", a complicada "Amor & Revolução", e fala sobre os outros dois folhetins inéditos e a série que escreveu antes de deixar o SBT, cumprindo assim o contrato.

Sobre os textos que sequer há previsão de produção, Tiago crava: "três trabalhos inéditos que acho que são os melhores da minha vida, cheios de comédia e fantasia".

O novelista abre o coração e revela como encontrou motivação para criar sem existir a promessa de gravação: "Encontrei estímulo no meu amor pela arte de escrever novelas e na necessidade de cumprir o contrato que assinei com o SBT".

Na entrevista, Tiago também fala sobre os problemas que teve com as tramas produzidas pela emissora, e os desentendimentos com seus diretores na casa, Del Rangel e Reynaldo Boury.


Ele ainda comentou sobre a dificuldade na formação de elenco e direção. E avisou: "nunca houve a tal 'carta branca' que chegaram a comentar que eu teria no SBT".

Mas o autor não se arrependeu de trocar a Record pelo canal de Silvio Santos, e se diz grato: "Não guardo mágoas do SBT. Agradeço pela liberdade que tive para escrever o que quis. E torço para que invistam em segundo horário para novelas brasileiras, produzam minhas novelas mágicas e saboreiem o sucesso".

Sem contrato na TV, ele garante que não conversou com a Globo sobre uma possível volta e relembrou seus momentos no início da carreira. Mas deixou as portas abertas para a Record, a quem elogiou: "Mais para a frente, quem sabe? Tudo depende de como as coisas evoluírem, lá e na minha vida".

Confira a entrevista exclusiva na íntegra:

Tiago, você deixou o SBT após quatro anos com 4 novelas e 1 minissérie entregues. Qual análise faz deste período?
Escrevi UMA ROSA COM AMOR, que foi belo mergulho na obra do Vicente Sesso. Deu lucro e terminou com boa audiência. AMOR E REVOLUÇÃO, única novela original que tive exibida no SBT, ficou dentro da média da emissora. Ficou dentro do orçamento e se pagou. Vai dar lucro quando for reexibida. Depois disso, escrevi mais duas novelas e uma minissérie, três trabalhos inéditos que acho que são os melhores da minha vida, cheios de comédia e fantasia, mas não têm previsão ainda de produção e exibição.

Com o saldo de 4 novelas e 1 minissérie, sendo que apenas 2 foram efetivamente produzidas, praticamente mais da metade de seu trabalho na emissora não chegou até o telespectador. Há algum incômodo por escrever uma produção enquanto ela não está no ar ou não tem perspectivas de ser exibida? Os textos estão sob posse do SBT ou poderão ser usados em outras emissoras?
Encontrei estímulo para escrever duas novelas como obras fechadas e uma minissérie de 50 capitulos, sem previsão de produção e/ou exibição, no meu amor pela arte de escrever novelas e na necessidade de cumprir o contrato que assinei com o SBT. Ainda estou terminando, na verdade, os últimos capítulos da segunda novela inédita que deixo no SBT. Esses trabalhos inéditos são de propriedade do SBT pelos próximos anos. Nada impede que eu venha a usar as mesmas temáticas em outras novelas ou livros, principalmente se não forem produzidas.

 
 
"Amor e Revolução" foi uma novela bastante conturbada. Em matéria recente, a produção foi classificada como um "revés", termo o qual você discordou. Conte-nos sobre como classifica todo o contexto da trama.
AMOR E REVOLUÇÃO foi minha única novela adulta, uma novela que entrou para a história da teledramaturgia. Marcou por ser a primeira novela brasileira sobre a ditadura. Fui muito atacado pela direita e uma associação de militares da reserva quis censurar a novela.  Os depoimentos reais pararam de ser exibidos na semana em que o ex-marido da Dilma estava falando. Reunimos uma coleção de depoimentos sobre esta época que espero que seja preservada. Depois tentei levar a novela também para o lado da liberação sexual da época. Foi a primeira novela a exibir beijo entre iguais, beijo mesmo, não bitoquinha, entre as personagens de Luciana Vendramini e Gisele Tigre. Ganhei prêmios de direitos humanos, de cidadania, das paradas LGBT do Rio e de SP. Foi minha novela de menor audiência, mas ficou dentro da média do SBT. Descobri que as pessoas não querem ver os horrores da ditadura. Quis interferir na edição para suavizar as cenas de tortura já escritas, mas não consegui. Valeu a pena, não me arrependo, mas não quero mais escrever novelas adultas. Minhas próximas novelas serão de novo para toda a família,

Na Record, você trabalhou com Herval Rossano, que veio a falecer em 2007, e todos os trabalhos seguintes com Alexandre Avancini. Já no SBT, os trabalhos foram com Del Rangel e Reynaldo Boury. Como avalia a sintonia com cada um deles?
Herval Rossano foi um grande mestre, praticamente supervisionou a primeira novela que escrevi como titular, o grande sucesso "A ESCRAVA ISAURA", da Record. Alexandre Avancini fez comigo os maiores sucessos de minha vida, PROVA DE AMOR e a trilogia dos MUTANTES. Avancini é realizador brilhante, um amigo querido e temos muita vontade de voltar a trabalhar juntos. No SBT, houve problemas de comunicação com Del Rangel, mas prefiro não entrar em detalhes para não ser deselegante. O importante é que UMA ROSA COM AMOR foi um sucesso, por conta da boa história, do bom elenco e da boa equipe com que trabalhamos. O Reynaldo Boury estava no chinelo e nos pijamas da aposentadoria, quando eu o convidei. Sabe muito de TV e é bom que esteja na ativa, no SBT. Houve um momento em que quis sim interferir na edição das cenas pesadas, sem sucesso, e isso acarretou desentendimentos, já superados. Mais uma vez, o que fica é a bela novela que fizemos juntos.



Nos tempos de "Uma Rosa com Amor", assim como em "Amor e Revolução", houve fortes rumores de desentendimentos entre você e seus diretores. Com Del Rangel, foi falado em discordância na escolha do elenco e posteriormente na fotografia e técnica. Já com Boury, foi falado que você chegou a dispensá-lo e que estaria disposto a assumir a direção. O que realmente aconteceu nas duas ocasiões?
As divergências com o Del foram mais por conta de cenários, escolha de locações, questões administrativas, não pelas razões citadas na questão. Do meio da novela em diante, não tínhamos mais dinheiro para participações, figurantes e externas, e tive que adaptar todo o final para que pudesse ser gravado no SBT. Porém, ficamos dentro do orçamento, deu lucro, fez sucesso, foi reexibida, e é isso que vale no final. O Del não saiu do SBT por minha causa, mas por algum problema que teve com a Livia Andrade, salvo engano. Com o Boury, houve momentos difíceis, mas que passaram. Voltamos a falar bem. Fechamos AMOR E REVOLUÇÃO dentro do orçamento. A novela tem muitos méritos, contou para muita gente o que aconteceu na época da ditadura. Voltaria a trabalhar tanto com o Del quanto com o Boury. São profissionais de muitas realizações. Todos merecem respeito.

Em 2009, quando acertou sua transferência para o SBT, a Record se blindou e manteve em seu casting vários nomes ligados a você, como Bianca Rinaldi, Renata Dominguez, o diretor Alexandre Avancini, entre outros. Até mesmo familiares, como sua ex-mulher Ligia Fagundes, seus sobrinhos Juliana Xavier e Rick Tavares, e sua mãe Helena Xavier ficaram na Record. A ideia inicial era contar com alguns deles na nova emissora ou já acreditava na possibilidade de ter que começar praticamente do zero?
Quando saí da Record, meus familiares estavam contratados lá. Já sabia que não poderia contar com eles. O Alexandre Avancini, eu bem tentei trazer, mas não consegui, porque na verdade nunca houve a tal "carta branca", que chegaram a comentar que eu teria no SBT.

Como vê as apostas do SBT na adaptação de textos infantis, mexicanos e de orçamento menor em vez de novelas adultas, brasileiras e de maiores investimentos?
O SBT tem força com o público infantil, e isso é ótimo para eles, é chamariz para toda a família e pode servir para cativar audiência. Torço muito para que o SBT deixe de ser a emissora das novelas mexicanas e seja também das novelas brasileiras. Espero que a inteligência brilhante de Silvio Santos o leve a tomar em breve a decisão de um segundo horário para novelas brasileiras. O SBT tem dois estúdios para gravar uma novela de cada vez. A Globo com quatro estúdios, na época da Rua Von Martius, gravava três novelas em quatro estúdios. O Roberto Marinho colocou a Globo em primeiro lugar em audiência e faturamento porque investiu em grade com três novelas brasileiras inéditas e colocou o Boni lá para cuidar.

A Record atualmente tem 10 estúdios no Rio de Janeiro. A maioria deles sequer é usado devido à falta de demanda. Após a sua saída, os patamares de audiência caíram e os destaques no setor ficaram mais escassos, acarretando assim em demissões e em mudanças de diretoria. Como avalia este momento? O que houve de errado?
O pessoal da Record pensa grande, por isso construíram dez estúdios. Estão num momento de controle de fluxo de caixa para fazer face a esses investimentos. Mais à frente, essa questão estará sanada, e eles poderão voltar a investir com capacidade multiplicada, pelas facilidades construídas. Acredito que a Record tem potencial para reverter o atual quadro de dificuldades e dar muito trabalho ao SBT na luta pela vice-liderança. A depender das decisões que forem tomadas, podem mesmo ameaçar a liderança da Globo.


Rumores circularam na imprensa no começo deste ano que houve negociação para viabilizar o seu regresso à Record por intermédio de Honorilton Gonçalves. Realmente houve esta conversa? E agora? Existe alguma negociação com a Record?
Tenho as maiores médias de novelas da Record, junto com o Alexandre Avancini. Ajudei a implantar o Núcleo de Teledramaturgia lá, com grande sucesso. A Record está com sua grade fechada para as próximas  novelas, do Carlos Lombardi e da Christianne Fridman. Mais para a frente, quem sabe? Tudo depende de como as coisas evoluírem, lá e na minha vida.

Recentes informações deram conta que você teve uma reunião com a Globo sobre um possível retorno. Procede? Como andam as conversas?
Comecei a trabalhar na Globo com 19 anos. Saí de lá com 41 anos. Fui ator, analista de textos, colaborador em novelas que viraram fenômenos de audiência (VAMP, UGA UGA, MALHAÇÃO 2001, entre outras), coordenador do Você Decide, durante anos. Visitei o Mario Lucio Vaz, que respeito muito e não via há anos, mais para agradecer pelas oportunidades que tive lá.  Foi a única reunião, por enquanto. A Globo é uma excelente empresa para se trabalhar, tem a maior audiência em novelas. Conheço muita gente lá. Avisei aos amigos que estou no mercado.

Quando você deixou a Record, alegou que não vinha sendo valorizado financeiramente e que sua novela em cartaz, "Promessas de Amor", teve orçamento reduzido. A emissora optou por não cobrir a proposta do SBT e você rescindiu seus contratos de autor e consultor. Restou alguma mágoa ou ressentimento? E em relação ao SBT?
Não tenho nenhuma mágoa da Record. Tive lá minha primeira oportunidade como autor titular de novelas. Fiz os maiores sucessos da minha carreira naquela emissora. Saí porque tive proposta financeira irrecusável do SBT. Não me arrependo de nada. Também não guardo mágoas do SBT. Agradeço pela liberdade que tive para escrever o que quis. E torço para que invistam em segundo horário para novelas brasileiras, produzam minhas novelas mágicas e saboreiem o sucesso.

No SBT, seu time de colaboradores era mais seleto e contou com nomes como Waldir Leite, que já havia trabalhado com você em outras ocasiões, Elliana Garcia e Miguel Paiva. Pretende tê-los de novo em suas próximas novelas, independentemente da emissora?
Os nomes que você citou são de excelentes profissionais e ficaria feliz de voltar a trabalhar com qualquer um deles. Há outros excelentes escritores no mercado.

O mercado de dramaturgia vem passando por severas mudanças. A Globo, que vinha apostando em contratos mais longos para evitar perda de artistas para a Record, adota estratégia contrária. A Record, por sua vez, trabalha cada vez mais com compromissos por obra. O SBT mantém a mesma filosofia, de contratos apenas por trabalho. Como avalia este atual momento? Acredita que esta seja realmente uma nova tendência de produção ou que ela só surge pelo desaquecimento do mercado?
Acho que será cada vez mais frequente contratar apenas por obra, por questões financeiras. Porém acredito também que todas as emissoras continuarão a manter grandes artistas contratados por períodos longos.

A Globo já fez vários trabalhos com parcerias de produtoras. A Record já fez novelas com produtoras e cogita estreitar os laços com elas no campo da dramaturgia. A Band, quando fez novelas, também terceirizou estúdios e produção. O que você acha disso?
Penso que essa tendência a terceirizar vai crescer, nas emissoras abertas e também nos canais fechados.

Em suas entrevistas como contratado do SBT, com certa frequência se era falado da necessidade de se manter um núcleo de dramaturgia forte e ativo em São Paulo, que é a maior cidade do Brasil. Com "Chiquititas" e com produções independentes de produtoras como a Mixer, Casablanca e outras, que têm crescido graças às leis de incentivo e as de conteúdo nacional, acredita que o objetivo foi alcançado?
São Paulo sempre vai produzir muito. Isso é inevitável, é da natureza da cidade, motor do Brasil. O sonho de ver uma fábrica de novelas brasileiras inéditas em pleno funcionamento em São Paulo ainda não foi alcançado.

Graziella Schmitt, a Maria Paixão de "Amor e Revolução", será protagonista de uma novela em Portugal. Como reagiu ao saber da notícia que uma protagonista sua agora faz parte de um importante e ousado projeto no exterior?
Fico feliz pela Graziella Schmitt, ótima e linda atriz, que tem mesmo qualidades para protagonizar.


Longe da TV, você está escrevendo seu primeiro filme, "Apaixonados", que contará no elenco com nomes como Pedro Malta, Marcela Barrozo, Ricky Tavares e Juliana Xavier. Como será o longa? Como andam os preparativos? Há previsão de lançamento?
Estou trabalhando neste projeto. Quero fazer um lindo filme, uma comédia romântica elegante e engraçada, com temática adolescente. Espero realizá-lo no ano que vem, possivelmente exibir no verão de 2014/2015. Tudo vai depender de patrocínios e distribuição.

Por fim, vários telespectadores se cativaram com suas novelas. O romancismo de "A Escrava Isaura", a simpática história do Velho Gui, Nininha, Joãozinho e Eduardo em "Prova de Amor", a saga de aventura de "Os Mutantes", o casal Serafina e Claude... O que estes telespectadores podem esperar de você para os próximos meses? Qual mensagem você deixa para todos?
Vou continuar a trabalhar, independentemente de ser contratado para escrever novelas em outras emissoras, nos próximos meses. Penso em escrever minhas histórias em forma de romances, investir na carreira literária, no cinema, em produções independentes, enquanto não se define o que vai acontecer na minha carreira de novelista. A mensagem que deixo é que busquem realizar o que amam, façam a vida se transformar numa bela história que valha a pena ser contada.

Fonte: Na Telinha

______

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br
Oferecimento: Arte Final Gráfica
-


Nenhum comentário: