
A Nasa (agência espacial americana) deu sinal verde para o lançamento do ônibus espacial Discovery, que partirá nesta segunda-feira (5) para a Estação Espacial Internacional (ISS) em uma missão de 13 dias.
Será a primeira vez que quatro mulheres se encontrarão no espaço. Uma delas já está na ISS: a astronauta norte-americana Tracy Caldwell Dyson, chegou neste fim de semana com a nave Soyuz.
Pete Nickolenko, diretor para o lançamento das naves da Nasa, disse que a contagem regressiva da missão STS-131 do Discovery "está em andamento e tudo está bem" para que o ônibus espacial possa partir às 10h21 (07h21, no horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, do Cabo Canaveral, na Flórida.
O responsável pela missão será Alan Poindexter e a nave vai ser pilotada por Jim Dutton. Eles serão acompanhados pelos os especialistas Rick Mastracchio, Clay Anderson, Dorothy Metcalf-Lindenburger, Stéphanie Wilson e Naoko Yamazaki, da Agência de Prospecção Aeroespacial do Japão.
O Discovery levará à ISS um módulo denominado Leonard, que conta com compartimentos especificamente desenhados para os experimentos científicos na estação espacial, além de 1,8 tonelada de equipamentos e produtos básicos para a sobrevivência de seus ocupantes.
Há ainda um sistema de pesquisa de atrofia muscular (MARES, na sigla em inglês) que permitirá aos astronautas determinarem a força de seus músculos quando estão no espaço. Com ele, os astronautas vão pode exercitar pelo menos seis articulações e decidir medidas para impedir sua atrofia.
A missão de 13 dias do STS-131 prevê três caminhadas espaciais para a substituição de um tanque de amoníaco no exterior do ônibus.
Após a viagem do Discovery, acontecerão apenas mais três viagens espaciais até que as naves sejam aposentadas. A próxima missão vai ao espaço em 14 de maio com o ônibus espacial Atlantis.
Fonte: R7/Agências Internacionais.
Foto: Reuters.





Nenhum comentário:
Postar um comentário