28 de abril de 2010

Curiosidades Sobre Chocolate com Pimenta

  • Exibida entre 8 de setembro de 2003 e 8 de maio de 2004 em 209 capítulos.
  • "Chocolate com Pimenta" é a segunda novela de Walcyr Carrasco a ganhar reprise no Vale a Pena Ver de Novo, muito pouco tempo depois, de sua exibição original. Em 2003, O Cravo e a Rosa foi reapresentada, 1 ano e 10 meses, após seu término. Enquanto que, "Chocolate com Pimenta", foi reapresentada, 2 anos e 2 meses, após seu término, entre 24 de julho de 2006 e 26 de janeiro de 2007, em 135 capítulos,sua reprise foi muito satisfatória com média de 20 pontos (no horário). O último capítulo da reprise rendeu 25 pontos no ibope. Uma das maiores médias na sessão.
  • A trama, a princípio seria ambientada nos dias atuais. Mas o autor Walcyr Carrasco acabou levando a ação para a década de 20. "O humor apimentado fica melhor em novelas de época." explicou o novelista.
  • A primeira fase se estende até o capítulo 18, no ar em 27 de setembro de 2003, um sábado, quando ocorre o tão famoso baile de formatura, onde Aninha (Mariana Ximenes), é brindada com um balde de tinta verde, em sua oratória. A partir do capítulo 21, no ar em 1º de outubro de 2003, uma quarta-feira, tem-se início a segunda fase, onde Aninha volta à Ventura, rica e poderosa, disposta a se vingar.
  • Grande interpretação de Drica Moraes como a caipira Márcia, que com seu bordão "Eu sô chique, benhê!" virou um enorme sucesso, bem como a sua parceria com o não menos caipira Timóteo, de Marcello Novaes, numa química perfeita. E destaque também para Elizabeth Savalla e Fúlvio Stefanini, brilhantes como a vilã cômica Jezebel e o corrupto prefeito Vivaldo. Inclusive a personagem Jezebel popularizou o bordão melodramático "Ai, como eu sofro!".
  • Destaque também para o núcleo caipira da trama e para Lília Cabral como Bárbara, que sempre quando descobria alguma traição de seu marido Vivaldo, gritava "Vivaldoooo!"
  • Caco Ciocler entrou no meio da trama, a partir do capítulo 91, no ar em 22 de dezembro de 2003, uma segunda-feira, a bordo de um balão. Seu personagem, se envolveria com Aninha (Mariana Ximenes), desestruturando seu romance com Danilo (Murilo Benício).
  • A novela dá uma reviravolta a partir do capítulo 157, no ar em 8 de março de 2004, uma segunda-feira, com a entrada da advogada Sofia (Patrícia França), que vai defender os interesses de Aninha, quando ela perde toda sua fortuna, para a vilã Jezebel (Elizabeth Savalla).
  • Foi a última novela da qual o ator Cláudio Corrêa e Castro participou do início ao fim. Cláudio Corrêa e Castro, falecido em 16 de agosto de2005, uma terça-feira, ainda fez uma participação especial na novela Senhora do Destino, pouco depois do final de Chocolate com Pimenta. Seu personagem, Conde Klaus, de tão avarento, foi comparado a Nonô Corrêa (Ary Fontoura), da novela Amor com Amor se Paga, de1984.
  • Drica Moraes esteve presente nos grandes sucessos de Walcyr: Xica da Silva onde fazia a grande vilã da trama, Violante; O Cravo e a Rosa, interpretando novamente uma vilã, Marcela; Chocolate com Pimenta, dando vida a cômica e ambiciosa Márcia, e, Alma Gêmea, onde cativou o público como Olívia, uma mulher separada que vivia às turras com o cozinheiro de seu restaurante, interpretado por Malvino Salvador), quando na verdade escondiam um grande amor.
  • A personagem Bernadete (Kayky Brito), um menino criado como menina pela mãe adotiva, Jezebel (Elizabeth Savala), teve problemas com o Ministério da Justiça, que não queria liberar a novela para o horário das 18h00.
  • Esta é a segunda vez, que a atriz Rosamaria Murtinho interpreta uma personagem com o nome de Margot. A primeira vez foi na novela Vila Madalena, em 1999.
  • Em Portugal, foi exibida inicialmente em 2004, às 18h30, passando para o horário da 21h30, onde liderou audiências (50% share).
  • Foi reprisada na SIC pouco tempo depois do fim da exibição original. No entanto, mudou várias vezes de horário, entre 19h00, 14h15, 17h00, 18h00, e, finalmente, 16h45, acabando por voltar a casa dos 40% de share neste último horário.
  • Apesar da trama central girar em torno de "Ana Francisca", o nome de Mariana Ximenes era creditado em segundo lugar, aparecendo depois do nome de Murilo Benício.
  • A música "Tristeza do Jeca", de Zezé di Camargo & Luciano, incluída na trilha sonora nacional da novela, fez parte de outra trama. O seriado Sítio do Picapau Amarelo, no ano de 2005. Inclusive, a dupla gravou uma participação especial, na última semana da novela, nas cenas em que Dália (Carla Daniel), se casa com um novo violeiro, que chega à região, a ser interpretado pelo cantor Luciano. As cenas foram ao ar, a partir do capítulo 204, no ar em 1º de maio de 2004, um sábado.
  • Wikipédia

Um comentário:

Fernanda disse...

Foi a melhor novela que teve