27 de fevereiro de 2009

Casos de Família, um caso a ser resolvido.

Renata Dias

"Casos de família" é um talk show apresentado pela jornalista Regina Volpato desde 18 de maio de 2004. O programa retrata a vida de cidadãos comuns, que vão ao programa como forma de desabafo por alguma situação conflituosa vivenciada por eles. Os casos são diversos entre eles: relações homossexuais mal resolvidas, atritos entre pais e filhos, gravidez precoce, conflito entre marido e esposa, sogra, tios, etc. É um misto de problemas sociais. Porém, é possível perceber que a abordagem de tais casos, devido ao número de participantes e ao tempo limitado do programa, não chega a uma conclusão efetiva com a resolução dos problemas apresentados, apenas são propostas sugestões para resolver determinadas situações, com a orientação de psicólogo, da apresentadora e da platéia, tornando-se assim, um programa interessante, sem ir para o lado de escândalos e provocações.



Segundo dados do site Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) o programa exibe bons indíces e uma audiência qualificada. Atualmente, se mantém com uma média de 6 pontos e em sua pior fase chegou a registrar 4 pontos. Segundo o Ibope, a maior audiência registrada foi de 12 pontos e pico de 15 com o tema "Meu ex não me deixa ter outro relacionamento", exibido no dia 26 de junho de 2006.
Contudo, o futuro do programa está incerto, uma vez que a apresentadora Regina Volpato encerra seu contrato neste mês.

A apresentadora


Regina Volpato iniciou a carreira como como repórter da Fundação Roberto Marinho. Mais tarde trabalhou na Rede Bandeirantes na área jornalística, sempre disposta a enfrentar novos desafios trabalhou como âncora no canal de notícias Band News, porém agora depois de dar um giro 180 graus apresentando Casos de Família desde 2004, encerrará seu contrato, sendo assim, mais uma etapa importante de sua vida estará por vir.


Curiosidades
• Segundo os dados do site Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) diferentemente dos outros programas do gênero, em que pessoas mandam cartas, escrevem e-mails ou telefonam, o Casos de Família conta com uma produção de de diversos jovens estagiários (aproximadamente 30) aspirantes a produtores e buscam os casos em diversas áreas de São Paulo e Região. Vão na casa das pessoas e fazem diversas entrevistas até ele realmente ir ao ar, sendo que se há alguma desconfiança, a produção retira o caso, ocorrendo casos de serem retirados durante a gravação. O formato é antigo, mas veio com um upgrade do Peru, quando em 2004 uma equipe de aproximadamente 6 peruanos e foram as ruas e bairros pobres de São Paulo a busca desses convidados. Por outro lado, divulgara também o "Você é o jurado", atração ao vivo de calouros.
• Em 2008 completou 1000 exibições .
• A apresentadora Claudete Troiano, atualmente no Olha Você, gravou um piloto para o programa, recebendo aprovação da plateia e do dono do formato, um peruano que veio ao Brasil dar as devidas instruções sobre como o programa deve ser feito. No final da gravação, Claudete foi sumariamente aplaudida




Agora, cabe a nós telespctadores curiosos aguardarmos a decisão de Silvio Santos para resolver sobre o futuro do programa Casos de Família.

Nenhum comentário: