16 de maio de 2013

News TV, por Marcos Silvério - 16 Mai



> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


"Amor à Vida" quer conquistar público no primeiro capítulo


“Amor à Vida”, novela das 21h escrita por Walcyr Carrasco que estreia na próxima segunda-feira (20) na Globo, pretende conquistar o público através de um primeiro capítulo movimentado, com diversos acontecimentos importantes para o desenvolvimento da história.

De acordo com a coluna "Folhetim", a tra,a começará com a comemoração da família de Paloma (Paolla Oliveira), por conta da moça ter passado em uma faculdade de Medicina. Apesar disso, será notável a falta de paciência de seu irmão, Félix (Mateus Solano), e sua mãe, Pilar (Susana Vieira), que não a suportam.

Em Machu Picchu, lugar onde a família escolheu para comemorar, Paloma conhecerá Ninho (Juliano Cazarré), fugirá com ele, engravidará e só depois retornará ao Brasil, onde, sem dinheiro, ele terá que traficar drogas para sustentar a mulher, sem ela saber.

Ninho será preso e Paloma será pressionada por Félix a esconder a gravidez dos pais e fugir com seu marido, mas a moça se surpreenderá com a forma que Ninho sairá da prisão, bêbado e amargurado. Paloma, então, tem o bebê com a ajuda de Márcia (Elisabeth Savalla).

Apesar de ter ajudado Paloma, Márcia a deixará sozinha, desacordada, com seu filho, antes de uma ambulância aparecer. Será nesse momento que Félix, movido pelo medo de perder a herança de seu pai para o sobrinho, pegará o bebê e o deixará numa lata de lixo.

Como se não bastassem todas essas emoções somente no primeiro capítulo, Bruno (Malvino Salvador) verá sua mulher, Luana (Gabriela Duarte), morrer e perder o filho durante o trabalho de parto, mas encontrará o bebê de Paloma no lixo.

O destino tratará de unir Bruno e Paloma.

Fonte: na Telinha


Qual é o grande segredo de Lívia Marine


No programa "Mais Você" desta quarta-feira (15) Claudia Raia não revelou o segredo que Lívia Marine. Nas próximas linhas você vai ficar sabendo o que a vilã fez no passado.

A chefona do tráfico trabalhou como stripper na Europa e acabou se infiltrando no crime por pura ganância.

O segredo de Lívia aparece através de Riva (Rita Elmor), que na verdade é uma agente da Interpol disfarçada.

Quando Helô (Giovanna Antonelli) chega à Turquia, Morena conta que Riva está lhe seguindo e a delegada arma um plano para prender a mulher. Ao chegar perto da filha de Lucimar (Dira Paes), Helô pega Riva por trás e ela revela que trabalha numa operação megasecreta. "Faz tempo que estamos monitorando essa quadrilha... Estive infiltrada entre eles na Espanha. Ganhei confiança e de lá pude chegar aqui... Onde eles tem a base!", diz.

Ela esclarece que não estava perseguindo Morena por maldade. "Eu estava monitorando você! Me certificando de que você não estava servindo aos dois lados! E protegendo também, não interessava pra nós que o Russo (Adriano Garib) apagasse você! Você é uma testemunha valiosa!", diz a agente.

Depois, Riva pergunta o que Helô sabe sobre Lívia, ou "pensa que sabe". "Bom... Ela apareceu assim na sociedade como filha de fazendeiros do interior que foi para a Italia, lá se casou com um conde italiano, que foi quem abriu a empresa pra ela e dele herdou a fortuna", diz a delegada.

 Na hora, a agente começa a rir e Helô fica sem entender nada. "Um conde italiano! Lívia era stripper numa boate de quinta na Europa!", diz Riva, deixando Helô completamente chocada.

"Ela imitava a Dita Von Teese! Esperta! Quando viu esse negócio de tráfico começar a tomar corpo e as máfias ganhando espaço, tratou logo de se infiltrar! E contou essa história do conde italiano que as pessoas compraram e adoram escutar!", completou Riva.

Prisão

A prisão da vilã acontece num país do Leste Europeu. Ela recebe o apoio de Arnold (João Signorelli). Ele vai acolher a vilã, enquanto ela é perseguida pela polícia e pelos seus ex-comparsas.

Sabendo das informações da vilã, Helô parte para capturar a vilã. Durante uma das apresentações, Lívia Marine é presa pela equipe da delegada.

Fonte: Na Telinha


"Avenida Brasil" ainda repercute em premiação no Rio


Aconteceu na noite desta segunda-feira (13) um dos maiores prêmios da televisão brasileira, o "Prêmio Contigo de Televisão", no Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro.

A exemplo de todos os outros prêmios de TV já realizados neste ano, “Avenida Brasil” foi o produto mais vencedor da noite, conseguindo sete troféus em diferentes categorias.

O folhetim ganhou os prêmios de melhor novela, melhor atriz (Adriana Esteves), melhor ator (Murilo Benício), ator coadjuvante (José de Abreu), atriz infantil (Mel Maia), melhor direção e melhor autor (João Emanuel Carneiro).

Adriana Esteves fez seu discurso lembrando da colega de elenco, Débora Falabella: “Há um ano estou feliz, foi inacreditável o que vivemos fazendo essa novela. E como não existiria Carminha sem Nina quero compartilhar o prêmio com a Débora Falabella”.

“Salve Jorge” também saiu vitoriosa na noite, com Totia Meirelles levando a categoria de melhor atriz coadjuvante, com sua personagem Wanda.

O maior destaque ficou por conta de “Carrossel” ter ficado com o único troféu off-Globo: Jean Paulo Campos venceu o prêmio de melhor ator infantil, por sua atuação como Cirilo na novela do SBT.

Jornalistas críticos de TV e leitores da revista foram os responsáveis pela votação.

Fonte: Na Telinha


Endemol vende o mesmo formato para SBT e Globo


Globo e SBT estão envolvidos em uma polêmica com a Endemol, uma das maiores produtoras do mundo.

O motivo seria o reality-show “Your Face Sounds Familiar” (Seu Rosto Parece Familiar), onde dez celebridades convidadas se transformam em outros artistas para interpretar músicas famosas no mundo todo.

Vendido para mais de vinte países, o formato começou a ser negociado pela Endemol Brasil e o SBT rapidamente despertou interesse em adquirir o programa. Pouco depois, a emissora de Silvio Santos acertou a compra verbalmente.

Então, o canal iniciou a fase de comercialização do reality e começou a montar sua equipe. Porém, a sede internacional da Endemol entrou na jogada e mandou suspender tudo.

Isso porque a Globo, parceira da Endemol na empresa Endemol/Globo, que entre várias atrações produz o "Big Brother Brasil", fechou diretamente com a base internacional da produtora a compra do “Your Face Sounds Familiar”.

Na queda de braço, a Globo se deu melhor.

Nesta terça-feira (14), o SBT enviou um comunicado à imprensa explicando a situação e dizendo que vai entrar na Justiça em busca de seus direitos e no ressarcimento dos prejuízos que possa sofrer. Confira na íntegra:

"A assessoria de comunicação informa que no mês de janeiro deste ano, o SBT recebeu da Endemol Brasil uma proposta de venda de direitos para a produção do programa 'Your Face Sounds Familiar'.

Diante do interesse do SBT em produzir e exibir o programa, foram desenvolvidos vários contatos para a aquisição, ocorrendo no dia 26 de abril a conclusão das negociações e a aquisição dos direitos, com a expressa e formal aceitação pelo SBT e pela Endemol Brasil, iniciando-se a fase de comercialização do plano de mídia junto a patrocinadores em potencial do programa.

Surpreendentemente na semana passada compareceu na emissora uma pessoa que se identificou pelo nome de Ana Languenberg, dizendo-se representante da Endemol Internacional informando verbalmente que não poderia manter a venda dos direitos ao SBT por ter sido o formato negociado com a TV Globo. Ocorrendo a confirmação formal da notícia, o SBT buscará na Justiça o cumprimento integral das obrigações que foram assumidas pela Endemol, inclusive o ressarcimento dos prejuízos que vier a sofrer".

Já a Globo, segundo informações da coluna "Outro Canal", diz que não sabia que o reality estava sendo negociado com o SBT.

Fonte: Na Telinha


Globo define valor de cotas para a Copa do Mundo


De acordo com o "Meio & Mensagem", a TV Globo já apresentou para o mercado publicitário como será o seu plano de cotas de patrocínio para as transmissões e coberturas da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil.

No total, serão oito cotas de publicidade no valor tabelado de R$ 179,8 milhões cada uma, o que fará a emissora faturar mais de 1 bilhão de reais apenas durante o campeonato mundial de seleções.

Parceiros da Fifa para a Copa do Mundo terão prioridades na compra das cotas até agosto. São eles: Visa, Budweiser, Castrol, Johnson & Johnson, Oi, Adidas, McDonalds, Coca-Cola, Hyundai-Kia, Sony e Emirates.

Além da Globo, a Band também transmitirá a competição.

Fonte: Na Telinha


Globo facilita cobertura de concorrentes na Copa das Confederações


Em um posicionamento totalmente contrário ao da Record nas Olimpíadas de 2012, a Globo vai facilitar o trabalho de suas concorrentes durante a cobertura da Copa das Confederações.

Pela primeira vez desde que se aliou à CBF, a emissora carioca liberou o acesso às equipes de reportagem dos canais de TV que não tiverem os direitos de transmissão aos treinos do Brasil. Desta forma, redes como o SBT, Record e RedeTV! poderão levar até três pessoas (o repórter, o câmera e um terceiro profissional) aos gramados.

Segundo o jornalista Lauro Jardim, a Globo encara tal medida como uma resposta à Record. A emissora de Edir Macedo, apesar de sempre ter lutado contra o monopólio da informação, é conhecida por dificultar ao máximo o trabalho das rivais e a negociação de direitos de transmissão dos eventos e torneios que adquiriu exclusividade, como Olimpíadas, Jogos Pan Americanos e Jogos de Inverno.

Fonte: Na Telinha


Reginaldo Leme não aprova o rodízio de comentaristas


Comentarista de Fórmula 1 desde 1978, Reginaldo Leme estaria chateado com a nova política de revezamento de comentaristas da Globo.

Segundo o UOL Esporte, ele disse para amigos mais próximos que ficou triste por não participar da última transmissão da emissora, no último domingo (12), no GP da Espanha. Reginaldo inclusive teria procurado colegas de profissão para reclamar da situação.

Porém, o comentarista prefere não fazer críticas mais abertas, por respeito e para não criar uma saia-justa com a Globo.

A última vez que Reginaldo Leme ficou de fora de uma transmissão de Fórmula 1 foi quando ele discutiu com o piloto Ayrton Senna, em 1992, e levou uma pequena suspensão da Globo.

Para reverter a baixa audiência das últimas temporadas da F1, o canal contratou Rubens Barrichello como comentarista. Com isso, Reginaldo terá que revezar com ele e com o também ex-piloto Luciano Burti.

Fonte: Na Telinha


Analice Nicolau deixa comando do "Jornal do SBT - Manhã"


Âncora do "Jornal do SBT - Manhã" ao lado de Hermano Henning, Analice Nicolau deixou, temporariamente, o seu posto.

A jornalista se afastou sob a alegação de problemas particulares. A sua participação no jornalismo da casa se limitará, por enquanto, aos boletins no período da noite.

Até a segunda ordem, Hermano dividirá o comando do noticiário com Joyce Ribeiro.

Fonte: Na Telinha


MTV Brasil pode virar outro canal


A MTV Brasil pode perder o seu nome e virar um outro canal, tudo porque o Grupo Abril não pretende continuar com a emissora além deste ano. A informação é da coluna "Outro Canal", do jornal "Folha de S. Paulo", publicada nesta quarta-feira (15).

Segundo o jornal, mesmo após uma forte redução de custos, a emissora continua no vermelho.

Como não há compradores interessados no canal,o Grupo Abril estaria analisando dois projetos para a MTV continuar no ar.

O primeiro seria mudar o nome do canal, uma vez que ele é um licenciamento pago anualmente à programadora norte-americana Viacom. O outro é manter a emissora, mas sem produções próprias, apenas com documentários e videoclipes.

A Viacom disse ao jornal que o contrato da MTV Brasil vai até 2018. A programadora também já estaria planejando um relançamento do canal no país, caso o nome seja devolvido.

Fonte: Yahoo


Galisteu nega saída da Band


Adriane Galisteu fez mistério em relação ao seu futuro na televisão. Durante festa de lançamento de um projeto de música em São Paulo, na noite da quarta (16), a apresentadora afirmou que seu contrato com a Band ainda não venceu.

Sem dar muitos detalhes, a loira, que só queria saber de falar da fofura de Vittorio, seu filho com o estilista Alexandre Iódice, disse que o que pode garantir é que ficará na Band até o último dia de contrato com a emissora.

Fonte: Yahoo


Rodrigo Faro viverá Dinho nos cinemas


Rodrigo Faro participar do filme que contará a história da banda Mamonas Assassinas. Segundo a coluna "Diário da Fama", do jornal "Diário de S. Paulo" desta quarta-feira (15), o apresentador e ator confirmou que irá viver Dinho, o vocalista do grupo.


"O cinema era a única coisa que faltava na minha vida. Já recebi vários convites, mas nunca pude aceitar. Esse casou", afirmou ele, que ainda contou que o longa está em fase de pré-produção.

"Quando eu era mais novo, brincavam e diziam que eu parecia um pouco o Dinho", concluiu.

O grupo musical Mamonas Assassinas foi um sucesso em meados da década de 1990. O grupo já teve mais de 3 milhões de discos vendidos em um único álbum, com hits como "Pelados em Santos" e "Vira-Vira".

Os cinco integrantes da banda morreram, em março de 1996, em um trágico acidade de avião.

Fonte: Yahoo


Pedro Bial quer entrevistar FHC no "Na Moral"


Em vias de emplacar a nova temporada do "Na Moral" na Globo, Pedro Bial convidou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para uma entrevista.

A ideia de Bial e de sua equipe é contar com FHC em um debate relacionado às drogas. Como se sabe, o político lidera a Comissão Global de Política sobre as Drogas. Ele também é um dos maiores defensores da descriminilização da maconha.

A nova temporada do "Na Moral" tem estreia prevista para julho. Além de temas polêmicos, também haverá investimentos em matérias gravadas fora do estúdio. Até mesmo viagens a Portugal estão previstas. A direção de núcleo será de Rogério Gomes, o Papinha.

Fonte: Na Telinha


Ivo Meirelles e Yudi estão confirmados na ‘Fazenda 6'


Ivo Meirelles, ex-presidente da Mangueira, é mais um nome confirmado para "A Fazenda 6", que estreia em junho. Yudi Tamashiro, do "Bom Dia & Cia", também está entre os participantes, segundo informação da coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra", publicada nesta quarta-feira (15).

A coluna também disse que Barbara Evans, filha de Monique Evans, fará parte do reality. Além disso, Cristina Mortágua estaria divulgando que foi selecionada para o programa.

O jornal divulgou que Gracyanne Barbosa, Rayanne Morais, noiva de latino, e Catarina, a virgem de Santa Catarina, ficaram de fora da lista final.

Mês passado, o jornal "O Dia" divulgou uma lista de possíveis participantes do reality, que continha nomes como: MV Bill, Vampeta, Byafra, Franklin David, Sérgio Höndjakoff, Simony, Marimoon e Andressa Urach.

Fonte: Yahoo


Flávia e Otaviano: sem beijo técnico em cena


Flávia Alessandra falou sobre a cena em que deu um beijo no marido, Otaviano Costa, durante as gravações das últimas cenas da novela "Salve Jorge". Em entrevista ao "Ego", publicada nesta quarta-feira (15), a atriz disse que o beijo não foi técnico.

O romance entre os personagens Érica e Haroldo só surgiu após o advogado atropelá-la no capítulo de terça-feira (14). “A gente fez pouquinhas cenas. A do atropelamento foi super trabalhada. Achei engraçado esse encontro, muitos fãs nossos vinham pedindo. A cena do beijo não existia, a gente que deu. Foi bem verdadeiro, com muita língua. Não sei nem se vai ser censurado”, narrou a atriz.

Flávia também revelou que já terminou de gravar todas as cenas para a novela. "O Otaviano continua trabalhando. Tenho a sensação de missão cumprida. No segundo semestre tenho projetos de cinema e novela, mas quero deixar um horário livre em julho para viajar com as minhas filhas”, disse.

Quando questionada se voltará às telinhas na novela "Amor à Vida", que estreia na próxima segunda (20), a atriz disse que ainda está resolvendo algumas pendências.

Fonte: Yahoo


Garotas do ‘Casa Bonita’ posaram de graça para a ‘Playboy’


As participantes do programa "Casa Bonita", do canal pago Multishow, que estampam a capa da "Playboy" deste mês, posaram de graça para a revista. A informação é da coluna "Retratos da Vida", do jornal " Extra", publicada nesta quarta-feira (15).

Segundo o jornal, o ensaio foi feito como uma parceria entre o Multishow e a revista. Este seria o motivo para não ter nus frontais, segundo conta a coluna.

Entre as participantes do ensaio estão a musa do Brasileirão, Bianca Leão, e a coelhinha Thaiz Schmitt.

O jornal também divulgou que os cachês pagos pelas revistas masculinas estão cada vez menores. Enquanto antigamente, ex-bbbs como Grazi Massafera e Iris Stefanelli conseguiam R$ 700 mil da "Playboy", neste ano, Anamara teve que se contentar com R$ 50 mil pagos pela concorrente "Sexy".

Fonte: Yahoo


Angélica volta a falar sobre traição


Angélica, 39, conversou com o jornal "Folha de S. Paulo" e falou sobre seu relacionamento com a família. Durante bate-papo, a apresentadora falou sobre os boatos de possíveis traições de Luciano Huck.

"É mentira. Se eu fosse traída, não sei nem se estaria casada mais", revelou a loira, que ainda afirmou que sua família é sólida, mas não perfeita. Com o dia a dia corrido, Angélica também disse que sempre arranja um tempinho para curtir o marido.

Prestes a completar 40 anos, a mãe Joaquim, 8, Benício 5, e Eva, de 6 meses, contou que a idade não a assusta. "O corpo, o cabelo, a pele, lógico que com 30 eram diferentes. Mas tanta coisa eu ganhei nesses dez anos: fiz meus três filhos, formei minha família. Eu me tornei uma pessoa mais tranquila".

Angélica e Luciano Huck estão casados desde 2005.

Fonte: Yahoo


João Kleber troca farpas com o patrão


O clima entre João Kléber e Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV!, esquentou por esses dias. Os dois trocaram farpas na frente dos funcionários durante a entrega de estúdio. Quem estava presente garante que até objetos voaram. "Ninguém sabe porque a briga começou e nem quis saber. Todo mundo abaixou a cabeça e seguiu trabalhando. Melhor não se meter. Um sempre dá chilique, e o outro é vice presidente...", contou uma fonte ao blog. Que coisa, hein?. Aparentemente, os dois sempre se deram bem. Até foram parar no chão durante uma gravação e caíram na risada. Bom, as aparências enganam...

Ah, outra coisa, João proibiu as meninas que seguram placas (como ring girls) em seus programas. Segundo a fonte, ele alegou que elas só atrapalhavam e diminuiam seu tempo na frente da TV. Vai entender... Já está virando rotina os ataques de João Kléber. Silvio Luiz que o diga...

Fonte: Yahoo


Juíza manda filha de Maurício Mattar trabalhar


O caso Mattar não acabou bem para Petra Mattar, a filha de 19 anos do ator. Segundo o site 'Ego', a Juíza que julgou o processo aconselhou a jovem a trabalhar para ajudar a garantir seu sustento. "É saudável e apta para o trabalho, de modo que pode e deve contribuir para o próprio sustento, complementando a pensão recebida", disse Claudia Caputo Bevilacqua Vieira.

Maurício Mattar, 49, conseguiu nessa terça (15) na Justiça o direito de pagar apenas R$ 4,5 mil de pensão alimentícia para a filha. A notícia foi dada pelo advogado do ator, Rogério Rayol: "Essa decisão saiu hoje e é retroativa à 2010. Ou seja, todos os valores devidos pelo meu cliente, e que somavam R$ 34 mil (este valor é parte dos R$ 116.279,52, e que deveria ser pago imediatamente para o ator não ser preso) agora chegam a R$ 13,5mil. Além disso, pedimos para levarem em consideração que, durante todo esse tempo, mesmo não tendo pago a pensão, que era um valor absurdo, ele pagava o aluguel do apartamento onde a filha vive e o condomínio. Só de aluguel ele pagou R$ 3 mil por dez meses".

Na manhã desta terça-feira (14), a advogada da filha do ator, Heloísa Cabrini, disse ao Ego que entraria com o pedido de prisão de Maurício Mattar. "É o juiz quem vai decidir. Sei que eles protocolaram três petições, mas ainda não sei do que se trata. E a menina não vive de explicações".

Fonte: Yahoo


Viúva de Chico Anysio se casa de novo


Malga Di Paula, 43, a viúva de Chico Anysio revelou que conseguiu superar o luto , e está morando com um novo namorado, o empresário paranaense João Felipe Batista Fernandes, 29. A informação é da "Caras", divulgada nesta quarta-feira (15).

“Estamos casados. Estamos morando juntos”, confessou Malga, que conheceu o empresário através da internet há um mês.

Em uma de suas primeiras conversas, João perguntou a Malga se existia algum problema em ele ser 14 anos mais jovem que ela, que prontamente disse que não, pois ela mesmo era 39 anos mais jovem que Chico Anysio. Ele também ficou surpreso ao descobrir que ela era viúva do famoso humorista.

Após duas semanas de conversas virtuais, o empresário resolveu viajar para o Rio de Janeiro. “No início, eu estava com medo de não ‘rolar química’. Tinha avisado para ele que seria discreta. Mas quando o vi no aeroporto, fui correndo e pulei me pendurando no pescoço dele”, narrou Malga.

Quando conheceu o humorista, Malga também decidiu se casar em um curto período de tempo, apenas 12 dias. “Quando o coração sente, você deve segui-lo”, declarou. Ela também já avisou o namorado que se casar com ela significa também se casar com o falecido humorista. “E ele aceitou. E ainda disse que quer ter comigo um casamento especial como o que eu e Chico tivemos”, revelou.

Malga confessou que, apesar de tudo, foi difícil superar a morte do ex-marido. “Entrei em um buraco negro, sentia uma dor enorme dentro de mim. Fiquei muito, muito mal”, disse.

Ela contou que em março, um ano após a morte do humorista, ela viajou para o Ceará, para visitar a casa onde ele nasceu. "Havia um tapete de pétalas brancas no chão e passou um cavalo branco correndo por elas. Entendi como um sinal de São Jorge e comecei a ficar em paz”, desabafou.

Fonte: Yahoo


Por que a Globo descobriu o Pará


Nenhum Estado brasileiro, afora o Rio de Janeiro e São Paulo, foi tão promovido pela TV Globo quanto o Pará nos últimos anos. Entende-se a intensa atenção em torno das duas maiores cidades do país, que concentram quase 10% da população brasileira e parcela ainda maior da sua riqueza. Rio e São Paulo são os cenários preferenciais das novelas da Globo, que tem sua sede na capital fluminense. Belém possui menos de 1% da população nacional e o Pará é o 17º da federação pelo índice de desenvolvimento humano, o IDH.

Mas qual é o outro Estado no qual a emissora afiliada da família Marinho tem sua programação anunciada por algumas das principais estrelas da Venus Platinada? Quais os outros Estados que já serviram de tema para novelas, episódios de séries, documentários e intensa promoção, como a concedida à cantora Gaby Amarantos (“a Beyoncé paraense”), o conjunto Calypso, gêneros ditos musicais, como o tecnobrega, e outros elementos da cultura musical paraense, alçados à condição de hits na Rede Globo?

Não era – e nunca tinha sido – assim antes de um fato que traumatizou a direção da Globo, dependente da liderança maciça, incontestável e inalcançável há quase quatro décadas: o risco de perder essa posição no Pará. Quem ameaçava a liderança absoluta de outros tempos era a sua maior concorrente nacional, a Rede Record, do pastor bilionário Edir Macedo.

Em alguns horários a emissora de propriedade da Record em Belém superou a afiliada local da Globo, a TV Liberal, da família Maiorana. Originário da Itália, Romulo Maiorana, pai, chegou a Belém em 1953. Em 1966 comprou um jornal de partido (o PSD do coronel Magalhães Barata, o maior caudilho do norte do país) falido, O Liberal.

Seis anos depois o diário foi um dos pioneiros na implantação do moderno sistema de impressão a frio, o off-set. Em 1976 colocou no ar a TV Liberal, depois de tirar a afiliação à Globo da TV Guajará, que pertencia a uma rica família local. Graças a essa conquista, a Liberal começou já em primeiro lugar e se consolidou. Com jornal, rádio e televisão, Maiorana criou o maior império de comunicação da Bahia para cima. Foi o patrimônio que passou aos filhos ao morrer, em 1986.

No mês passado a TV Liberal comemorou seus 37 anos anunciando resultados que, em tempos recentes, seriam considerados normais; agora, voltaram a surpreender: seu índice de audiência se tornou o maior dentre as 117 emissoras afiliadas da Rede Globo de Televisão em todo o Brasil. Não era o que parecia indicar seu rumo poucos anos atrás.

Nessa época os equipamentos da emissora da família Maiorana estavam sucateados, os investimentos em qualidade eram mínimos, seu pessoal estava desmotivado e havia cisões internas. Temendo que o trunfo pudesse ser usado pela Rede Record nacionalmente, num momento delicado da concorrência então acirrada entre as duas emissoras, a Globo resolveu aumentar o peso da sua mão na condução da Liberal.

A empresa da família Marinho já interviera no jornalismo da Liberal, passando a comanda-lo. Não foi o bastante. Assumiu então a parte técnica e financeira da afiliada. Exigiu a melhoria e atualização dos equipamentos, incitou a adoção da imagem de alta definição e forçou a compra de um helicóptero para a cobertura aérea diária da cidade e para os deslocamentos jornalísticos necessários.

Também esses investimentos não seriam suficientes. A direção nacional da rede passou a incluir o Pará na sua programação, do jornalismo às novelas, deslocando-se até a ilha de Marajó ou fazendo a propaganda da praia (de água doce) de Alter-do-Chão, apontada como uma das melhores do mundo. Escalou atores globais e jornalistas da sede para fazer chamadas da emissora do Pará na programação nacional. Criou estrelas locais, a mais brilhante das quais é Gaby Amarantos, hoje no firmamento nacional.

Nunca a emissora da família Marinho fez tanto por uma afiliada, quase como se ela se tivesse tornado de sua propriedade (meta vetada pela legislação, porque a Globo já tem cinco emissoras suas fora do Rio). O risco, que era alto, exigiu esse envolvimento integral. Os resultados apresentados no aniversário dos 37 anos tinham a marca Global, embora o autor da façanha não pudesse ser citado.

A história verdadeira jamais aparecerá. Não interessa à própria Globo. Seus telespectadores devem continuar a achar que a gigante do Jardim Botânico finalmente descobriu o Pará e a Amazônia, saiu do litoral para os sertões distantes e desconhecidos. É assim mesmo que o Brasil do alto da hierarquia trata a sua maior fronteira de recursos naturais. Um interesse que, como o tão falado desenvolvimento, não é sustentável, mas ocasional.

Fonte: Yahoo



Notícias rápidas da TV


Registro
Em janeiro deste ano, a coluna falou da intenção da Globo em usar "Em Nome do Filho" como título da nova novela do Walcyr Carrasco. No fim ficou "Amor à vida" – também dado de prima aqui. Olha a prova aí. "Em nome do filho" foi devidamente registrado, com arte e tudo mais, o que também não impede de futuramente ser usado em outra coisa.

Não por acaso
A Globo intensificou bastante nos últimos dias as chamadas do "Bom Dia São Paulo". Aos poucos, Rodrigo Bocardi busca encontrar o tom mais apropriado para os telejornais da manhã, começando com a correção das inúmeras falhas cometidas até aqui. Até terno preto ele já chegou a vestir.

O que faz você feliz
Desde um intervalo do "Fantástico", no último domingo, passando depois pelo "JN" e novela das 9, tudo na Globo, o Pão de Açúcar está com um comercial no ar, que chama atenção pelo bom gosto. A interpretação é da Clarice Falcão. Independentemente de tudo, a música deve pegar com certa facilidade. Na Internet já é uma das mais buscadas.

Dublagem – 1
Já tivemos, em outros tempos, reclamações muito maiores com as dublagens dos filmes ou séries exibidos na TV. Hoje, graças a um trabalho melhor desenvolvido, já não são tantas as queixas, o que também não significa que os problemas terminaram. Longe disso.

Dublagem – 2
O bom "Dr. OZ", exibido na Fox, tem legenda. Até aí, ótimo. Só que também tem alguém que traduz e gosta de inventar uma coisinha ou outra. Por exemplo, quando o médico diz "OK" – que imagina-se todo mundo deve ser o que significa, ele vem com "Tabom". Desse jeito mesmo. Resultado, fala o que não precisa e alguém ainda escreve errado. Então, tabom - traduzindo Tá bom!

Tem sentido
Não teve quem não estranhasse "Tubarão voador", como nome do novo helicóptero da Bandeirantes. Ontem, representantes da emissora vieram com uma justificativa, que tem toda a sua razão de ser: "se na Record dinheiro voa, por que na Band tubarão não pode voar?".

Processo de enxugamento
As demissões na Record, se forem mantidas as atuais simulações de cortes, podem chegar a assustadora marca de 2 mil funcionários. Hoje ela tem 6.500 trabalhadores nas emissoras próprias. Todo este processo, que ainda está longe de chegar ao fim, admite-se agora, começou com o encerramento das atividades da rádio Record, em agosto de 2011.

O plano é este
Todos os setores da Record foram avaliados e passam por novos estudos. Muitos já foram terceirizados, como segurança, transporte, limpeza, alimentação e serviços gerais. Outros ainda serão. Agora é a vez da produção. Novela, também já é certo, só haverá uma de cada vez. Ainda não se fala muito sobre isso, mas o desejo é priorizar o jornalismo e ampliar sua ocupação na grade. Os principais investimentos, tanto operacionais como em espaços na programação, serão realizados por aí. Há um plano de ação, que os diretores atuais pretendem levar até o fim. Isto, claro, se eles, os diretores atuais, conseguirem, até o fim, se segurar em suas cadeiras.

Vez do Pescoço
Nando Cunha, o Pescoço de "Salve Jorge", conversa hoje com Ana Furtado e André Marques, no "Vídeo Show". O ator fala da repercussão do seu personagem e da reta final da novela.

Projeto pela frente
Nada de novela, por enquanto. Sérgio Marone tem apresentado para canais da TV paga, o Projeto ELO. Trata-se de uma série sobre ativismo, tendo como meta conhecer e interagir com esse universo, além de acompanhar em todo o mundo, as pessoas que se dedicam a esta profissão. Desvendando os seus sentimentos e suas dificuldades.

Ripa na chulipa
O eterno Garotinho, Osmar Santos, foi uma das presenças importantes no show do The Platters, terça-feira, no Clube Aramaçan, em Santo André. Na foto, ele, com a simpatia de sempre, ao lado da amiga Néa Coutinho.

Fontes: Agora São Paulo, Coluna Zapping, Flávio Ricco, Folha.com

______

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br
Oferecimento: Arte Final Gráfica
-

Nenhum comentário: