6 de junho de 2009

Novelistas comandam palestra sobre teledramaturgia


Alcides Nogueira, Manoel Carlos, Gilberto Braga e Ricardo Linhares presentearam os alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com uma aula sobre teledramaturgia brasileira.

No encontro, que aconteceu terça (2) e quarta-feira (3), os quatro autores contaram histórias contidas no livro Autores – Histórias da Teledramaturgia, Editora Globo, que traz entrevistas e textos sobre a trajetória e o processo de criação destes profissionais.

No primeiro dia, Alcides Nogueira e Manoel Carlos falaram um pouco sobre o estilo de escrever de cada um. O primeiro contou que sua forma de ser e interagir com a sociedade sempre aparece em seus trabalhos, já o segundo explicou que sempre escreve sobre aquilo que conhece e se preocupa em trazer a realidade à ficção.

“Gosto quando saio às ruas e as pessoas se identificam com determinados diálogos e personagens. Me preocupa não ser verossímil. Escrevo uma verdade possível”, diz Manoel Carlos.

Os dramaturgos também discutiram sobre como é fazer adaptações de obras já existentes e sobre a relação deles com os atores.

“Acredito que 40% do êxito da trama se deve ao elenco. Os produtores são fundamentais nesta escolha, mas o martelo final é batido por mim e pelo meu diretor”, afirmou Nogueira.

Já no segundo dia de encontro, Gilberto Braga e Ricardo Linhares falaram sobre suas parcerias em diversos trabalhos - como Anos Rebeldes, Celebridade e Paraíso Tropical - e sobre os mistérios das tramas, que são peças fundamentais para despertar a curiosidade do público.

“A morte de Lineu, em Celebridade não foi planejada. Quando decidimos que isto aconteceria, imediatamente teríamos que saber quem era o assassino para a história não perder a coerência. Trabalhamos com duas sinopses, uma que é entregue na emissora e outra que é a de trabalho, que contém absolutamente tudo”, revelou Gilberto Braga. Uma nova parceria em novela entre os dois autores está prevista para ir ao ar em 2001.

O encontro com dramaturgos da Globo no Rio de Janeiro foi o terceiro evento deste tipo. Em maio, Alcides Nogueira, Maria Adelaide Amaral e Ricardo Linhares estiveram em Belo Horizonte e em São Paulo para falar sobre os bastidores da teledramaturgia brasileira.

Nenhum comentário: