7 de abril de 2014

News TV, por Marcos Silvério - 07 Abr



> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


Carlos Henrique Schroder fala sobre "nova Globo"


Diretor-geral da Globo desde janeiro de 2013, o jornalista Carlos Henrique Schroder falou sobre as novidades da emissora este ano e sobre sua linha de comando na emissora.

Em entrevista para o jornal "Extra", Carlos Henrique disse que quer incentivar o ambiente criativo no canal carioca e em todo o grupo, com o objetivo de se renovar: "A gente acha que tem que ousar. Vamos, por exemplo, avançar na produção de séries semanais com ganchos fortes, algo a que o público americano está acostumado, mas que aqui ainda é novidade. Nossa cultura é a das novelas diárias. 'A Segunda Dama' e 'O Caçador' vão ao ar uma vez por semana, e suas tramas não se encerram num só episódio. Cada capítulo terá um gancho forte chamando para o próximo. As temporadas serão curtas, e teremos, em vez de 12 produções, como no ano passado, 16".

Sobre as novelas, Schroder comentou que é uma tendência que elas sejam mais curtas e citou "Meu Pedacinho de Chão", que estreia nesta segunda (07) como exemplo. O remake da trama de Benedito Ruy Barbosa terá apenas 110 capítulos: "tais mudanças são resultado de fóruns de discussão internos que foram criados no ano passado para uma ampla reflexão sobre a programação. Desde o ano passado instituímos esses grupos polivalentes, com autores e diretores, que contam com cerca de oito pessoas. Já promovemos debates sobre seriados e atrações de variedades. Vamos fazer um sobre formatos brasileiros, outro sobre novelas".

Perguntado sobre metas de audiência, o diretor afirmou que pretende investir em qualidade de programação, sabendo que o Ibope é consequência disso: "não trabalhamos mais com trilho. O produto tem que ter relevância, cativar, ter abrangência. E aí a audiência vem, é consequência. A qualidade é o principal. Costumo fazer uma analogia com o futebol. O técnico não pode exigir do time um número de gols num jogo. Mas o time tem que jogar bem. Não queremos recuar por causa de audiência".

Atualmente, a Globo tem uma média diária de 14 pontos no Ibope da Grande São Paulo, sendo líder com bastante folga. Porém, programas como "Vídeo Show" tem sofrido com a concorrência da Record e SBT.

Fonte: Na Telinha


Novo "Fantástico" vaza na internet


O novo formato do "Fantástico", que deverá ser lançado no dia 27 deste mês, acabou tendo vídeos de seu piloto disponibilizados na internet de forma paralela.

Na noite desta sexta-feira (04), um canal locado no Justin.TV, serviço que permite a transmissão de vídeos em tempo real pela internet, "vazou" os principais momentos de uma edição gravada pela Globo como forma de teste.

A transmissão ocorreu de forma contínua durante aproximadamente quarenta minutos. Houve interrupções mas logo o sinal foi reestabelecido.

Neste período, foram exibidos todos os ambientes que irão compor o cenário e a nova linha editorial, que será baseada em uma maior informalidade e na aproximação do telespectador à forma de como as pautas são feitas. As reuniões entre editores, por exemplo, são filmadas e o telespectador poderá acompanhar todo o trajeto da produção de uma reportagem.

Também vazaram as trilhas, modelos de ida e volta do intervalo, novos GCs e até mesmo partes de uma entrevista feita com o técnico Luiz Felipe Scolari, que foi feita em um ambiente que simulava um café.

Felipão também foi sabatinado por um grupo de convidados em frente a um telão. O quadro contou com a participação dos atores Murilo Rosa e Maitê Proença.

Todo conteúdo estava sendo mantido a sete chaves pela Globo. No entanto, em alguns momentos, a exibição do vídeo chegou a alcançar mais de 2 mil internautas ao vivo.


Climão – Segundo informações, o vazamento caiu como uma bomba dentro da produção do programa. Diretores executivos entraram em contato com o diretor do programa, Luiz Nascimento, e disseram estar extremamente descontentes com a situação. A ordem é descobrir quem é o responsável e puni-lo, de alguma forma.

O medo da direção é que esta mesma pessoa que teria "roubado" o piloto, vaze informações de pautas para programas da concorrência.

Um dos mais revoltados é o diretor Luiz Nascimento. Principal responsável pelo "Fantástico", ele está sentindo que seu trabalho foi jogado "no lixo". Nascimento havia conversado com todos os funcionários da atração que não aceitaria que as novidades fossem divulgadas antes da hora.

Com o vazamento, o departamento de TI da Globo está, desde a manhã deste sábado (05), tentando encontrar um culpado, sendo supervisionado a todo momento por Luiz Nascimento, que quer respostas sobre o que houve.

Também dentro da Globo, já está se criando uma possível lista de "suspeitos" sobre os vazamentos. Alguns funcionários podem ser submetidos a perguntas pela direção. E isso não ocorrerá apenas com funcionários do dominical da Globo, mas sim com empregados de toda a casa.

Fonte: Na Telinha


Apesar da qualidade, "Joia Rara" termina em baixa


No início da noite desta sexta (04), a Globo exibiu o último capítulo da novela "Joia Rara".

A trama de Thelma Guedes e Duca Rachid terminou com uma média prévia de 22 pontos no Ibope da Grande SP.

Dessa forma, o folhetim superou o desfecho de sua antecessora, "Flor do Caribe", que teve 21.

Mas o índice não é bom. Na média geral, "Joia Rara" pode empatar com "Lado a Lado" tendo a pior audiência na faixa das seis da história, com 18 pontos.

"Flor do Caribe" (2013) teve média geral de 21 pontos, "Amor Eterno Amor" (2012) registrou 23 e "Cordel Encantado" (2011), das mesmas autoras da novela recém-terminada, teve média geral de 26.

"Joia Rara" foi toda ambientada nos ano 40, mas teve uma passagem de tempo e terminou em 2014. Na última cena, Glória Menezes fez Peróla, de Mel Maia, na vida adulta (foto).

Na trama, ela defendeu a convivência e tolerância entre os homens, e também narrou o destino de todos os familiares e amigos.

Conforme antecipado pelo NaTelinha, Ernest (José de Abreu) morreu ao tentar salvar Manfred (Carmo Dalla Vecchia), que também acabou morto.

Mas o patriarca teve um fim de redenção. O vilão cometeu vários crimes e maldades, mas com Pérola (Mel Maia) ele aprendeu a amar e passou a se redimir de todos os seus erros.

Antes de partir, Ernest ainda descobre que Gertudre (Ana Lúcia Torre) envenenou sua primeira mulher, Catarina.

Nicette Bruno reapareceu no último capítulo. Ela, que perdeu o marido Paulo Goulart recentemente, interpretou Santinha, que na história voltou de Portugal.

E ainda, Jampa (Fabio Yoshihara), Sonan (Caio Blat) e Tenpa (Ângelo Antonio) abriram o primeiro templo budista no Brasil.

A partir de segunda-feira (07), "Joia Rara" será substituída por "Meu Pedacinho de Chão", remake de Benedito Ruy Barbosa.

Fonte: Na Telinha


Caio Castro recusa protagonista das 18 horas


Caio Castro não deve voltar às novelas tão cedo. Escalado para ser o protagonista de “Boogie woogie”, título provisório da novela das seis que vai suceder “Meu pedacinho de chão”, o galã recusou o papel. Caio foi convidado por Ricardo Waddington para ser o par de Isis Valverde, a mocinha da trama, mas alegou estar muito cansado.

O ator disse ao diretor que precisava de férias depois de participar de “Amor à vida”, que ficou oito meses no ar. Para seu lugar, Waddington chamou Marco Pigossi, que, para aceitar, deixou o elenco da novela “O rebu” — seu personagem ficou, então, com Daniel de Oliveira. Há quem aposte que Caio não quis o papel para evitar a exposição de ser par romântico novamente de Isis.

Para quem não lembra, os dois tiveram um — nunca assumido — romance quando viveram um casal em “Ti ti ti”, que terminou em 2011. Meses depois, a atriz recusou fazer a irmã de Caio em “Fina estampa”. O papel de Amélia (ele era Antenor) ficou, então, com Sophie Charlotte.

Em tempo: “Boogie woogie”, de Rui Vilhena, tem estreia prevista para o dia 11 de agosto.

Fonte: Jornal Extra


Globo altera cronograma das novelas das 18 horas


A Globo decidiu alterar o cronograma de suas próximas novelas na faixa das 18h. A fila, até então representada por "Meu Pedacinho de Chão" (Benedito Ruy Batbosa), "Boogie Oogie" (Rui Vilhena) e "Lady Marizete" (Alcides Nogueira), foi alterada.

Segundo a coluna Controle Remoto, Lícia Manzo, de "A Vida da Gente", foi escalada para voltar ao horário e sua estreia ocorrerá na sequência de "Boogie Oogie". Ela vinha trabalhando em um projeto para as 23h, o qual será adaptado para as 18h.

Cerca de 30 capítulos desta nova história já foram escritos e a previsão é que a estreia ocorra em março de 2015.

Desta forma, "Lady Marizete" deve ser adiada para o segundo semestre de 2015 embora não haja informação oficial quanto a isso. Elizabeth Jhin, de "Amor Eterno Amor", também tem um projeto encaminhado para o horário.

Fonte: Na Telinha


Celso Freitas terá que pagar multa à Globo


Contratado há quase dez anos da Record, onde apresenta o "Jornal da Record", o jornalista Celso Freitas foi condenado a pagar uma multa para a sua antiga emissora, a Globo, onde apresentou os principais jornais da emissora.

Segundo condenação deferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o apresentador terá que pagar a multa do contrato que quebrou com a rede carioca.

O valor é de 600 mil reais, equivalente a cerca de 45 dias de contrato que ainda tinha com a Globo, quando resolveu sair de lá para assumir o "Domingo Espetacular", em 2004. Celso, porém, se recusou a pagar e a Globo o processou.

A decisão ainda cabe recurso e o apresentador deverá recorrer, já que acredita que não precisa pagar mais nada. Nestes 10 anos de Record, Celso Freitas comandou, além do "Jornal da Record" e o "Domingo Espetacular", o "Repórter Record".

Fonte: Na Telinha


"Programa do Jô" está de olho na concorrência


Devido ao sucesso que Danilo Gentili está fazendo com seu “The Noite” no SBT, a ordem da Globo é que o “Programa do Jô” invista cada vez mais em bons personagens.

Assim, a produção do talk-show tem liberdade para ir em busca de boas histórias. E, se for o caso, até realizar entrevistas internacionais. É o que informa o colunista Fernando Oliveira.

A ideia da emissora é avaliar os resultados a longo prazo, já que tanto a produção do programa quanto alguns executivos do canal não acreditam que a atração concorrente mantenha a audiência firme nos próximos meses.

Por outro lado, a Globo se mantém atenta a possibilidade de crescimento por parte do “Agora É Tarde”, comandando por Rafinha Bastos na Band. Então, é possível que o talk-show global seja avaliada em breve através de pesquisas que apontem como o programa tem sido visto pelos telespectadores, assim como já ocorre com as novelas.

Fonte: Na Telinha


Esquete sobre AIDS é a nova aposta do "Porta dos Fundos"


O coletivo humorístico mais popular da internet, o "Porta dos Fundos", vai lançar no próximo sábado (4), em seu canal no Youtube, sua primeira série de esquetes.

Dividida em quatro episódios que irão ao ar nos sábados a partir das 19h, "Viral" vai mostrar de forma satírica as situações pelas quais passa um homem que se descobre soropositivo e que resolve contar seu diagnóstico a todas as mulheres com quem transou.

Interpretado por Gregorio Duvivier, o paciente conta com a ajuda de um amigo, vivido por Fábio Porchat, que irá apoiá-lo durante a empreitada.

Porchat falou sobre as possíveis polêmicas que a escolha do tema pode suscitar.

"Depois de ter escrito os roteiros, falei com uma médica e com militantes soropositivos. Eles leram os roteiros e aprovaram. Muitas das situações que eu instintivamente escrevi, disseram-me eles, realmente acontecem."

Dentre os elogios que recebeu da médica, Porchat destaca o fato de o personagem infectado com o vírus HIV ser heterossexual. "Ela disse que isso é muito bom porque tem muita gente que acha que Aids é uma doença de gays, o que sabemos não ser verdade."

"Eu tenho Aids" - O personagem interpretado por Gregório Duvivier vai passar por situações bastante constrangedoras durante os quatro episódios. Em uma delas, ele irá falar com uma prostituta que "está com Aids". Ela então, conta Porchat, irá responder: "Qual o problema? Eu faço teste a cada seis meses e só transo com camisinha..."

O humorista explicou ainda porque usará a expressão "tenho Aids" e não "sou soropositivo" (Aids tem apenas quem não faz tratamento e acaba desenvolvendo a doença). "Esta é uma questão técnica. A própria médica disse isso. A pessoa que descobre que tem o vírus demora para discernir a diferença entre as duas coisas. Em geral, quando ele conta para alguém, fala que está com Aids."

A série ainda vai ridicularizar diversos outros preconceitos sobre o tema e mostrar outro dado bastante presente na realidade dos soropostivos. Em geral, conta Porchat, a mulher fica com o marido infectado. O contrário nem sempre ocorre.

"A ideia toda da série é tirar sarro da ignorância sobre esse assunto, especialmente porque hoje em dia ter o vírus não é como nos anos 1980. E falar disso com humor ajuda a desmistificar. Mas, claro, sempre vai ter alguém criticando. Até o vídeo da previsão do tempo... Teve gente que veio reclamar que não falamos do tempo no Piauí por preconceito..."

Fonte: UOL


TV Diário deve voltar a ser transmitida nacionalmente


A TV Diário, canal de entretenimento pertencente ao Grupo Verdes Mares, dona da TV Verdes Mares, afiliada da Globo, voltará a ser transmitida para todo o Brasil.

Segundo anúncio feito pela assessoria de imprensa do grupo, o canal que tem programação 100% produzida em Fortaleza (CE), entrará no line-up da Oi TV, uma das quatro maiores operadoras de TV por assinatura do país.

Segundo o jornalista Flávio Ricco, ainda não há uma data para a entrada da TV Diário, mas o que se sabe é que a emissora estará disponível no pacote mais barato e que tem mais assinantes, conseguindo assim atingir um bom número de pessoas.

Vale lembrar que, até 2010, o canal era exibido para todo o Brasil via antenas parabólicas. Porém, a Rede Globo teria pedido para a Verdes Mares que tirasse o canal da exibição para todo o território nacional. Na época, em nota, a empresa confirmou que fez o pedido à Verdes Mares e argumentou que "A TV Globo, como cabeça de rede da Rede Globo, formada por 121 emissoras, procura harmonizar os sinais de VHF e UHF de forma a que estes fiquem circunscritos a seus territórios de cobertura. Desta forma, em busca de uma harmonia entre todos e pelo respeito recíproco aos interesses, a atuação da TV Diário estará restrita a seu território de cobertura, não sendo mais captada em território de outros afiliados. Seu sinal permanecerá no satélite, cobrindo o estado do Ceará, porém codificado”.

A TV Diário tem uma boa audiência na Grande Fortaleza, onde programas como "Os Malas e a Lei" chegam a ficar na vice-liderança em seu horário de exibição.

Fonte: Na Telinha


Ator de 'Tropa de Elite' é detido com maconha


O ator Rodrigo Lemgruber Candelot, que interpretou o coronel Formoso no filme Tropa de Elite II, foi detido na noite da quinta-feira, 3, com maconha.

A informação foi publicada no site da revista Veja, e confirmada pela 9ª DP, no Catete, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

De acordo com os policiais, Rodrigo e um outro homen foram detidos na Rua São João Batista, em Botafogo. Com eles, os policiais apreenderam maconha. Os homens foram encaminhados à distrital e autuados por porte de droga para uso próprio. Eles assinaram um termo circunstanciado e foram liberados.  O ator responderá processo criminal no Juizado Especial.

Além do filme "Tropa de Elite II", Rodrigo também esteve nos filmes "De Pernas pro Ar", de 2010 e "Até que a sorte nos separe", de 2012.

Fonte: Ego


Bolsonaro agride repórter verbalmente


O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) pode responder na Justiça após agredir verbalmente uma repórter da RedeTV! no último dia 1º de abril. Durante entrevista coletiva na Câmara dos Deputados, em Brasília, o político discutiu com a jornalista Manuela Borges, chamando-a de “idiota” e “analfabeta”.

O caso ocorreu após um ato solene na Câmara que relembrava 50 anos do golpe militar de 1964. A sessão foi interrompida de maneira inesperada por causa de um tumulto provocado quando Bolsonaro iniciou um discurso a favor do regime militar.

Depois disso, o deputado foi questionado pela imprensa e não poupou palavras para rebater os questionamentos da repórter da RedeTV!  durante uma entrevista coletiva. 

“Quem cassou João Goulart? Foi o Congresso no dia 2 de abril. Não faça uma pergunta desse padrão”, disse  Bolsonaro. “Você é uma idiota. Você aprendeu onde isso aí? Estou falando que está no 'Diário do Congresso'! Você é uma analfabeta! Não atrapalhe seus colegas, você está censurada!”, continuou o deputado.

Em um outro vídeo que mostra os bastidores da entrevista, a repórter afirma que Bolsonaro irá responder pela agressão e é repreendida mais uma vez. "Você é uma idiota, uma ignorante! Você está querendo impor a sua verdade pra cima de mim! Estou cagando pra você!", retrucou o político.

Em entrevista ao “Portal Imprensa”, a jornalista afirmou que aguarda o departamento jurídico da emissora para entrar com um processo contra o parlamentar.

Bolsonaro, um ex-militar que considera os 21 anos do regime militar como uma época de "ordem e progresso", iniciou seu discurso no plenário sob as vaias da maioria dos parlamentares, que viraram de costas para o orador e, com cartazes em punho, cantaram o Hino Nacional.

Fonte: Yahoo


Galvão Bueno é confirmado na Copa de 2018


Um dos nomes mais consagrados do jornalismo esportivo brasileiro, Galvão Bueno acaba de acertar a renovação de seu contrato com a Globo. As informações são da coluna Canal 1.

O narrador se reuniu com a alta cúpula da emissora carioca nesta última quarta-feira (02), horas antes do evento "Vem Aí", e prorrogou seu vínculo por mais cinco anos. O novo compromisso irá expirar apenas em 2019.

Com este novo contrato, Galvão também se garante para a Copa do Mundo de 2018, que irá se realizar na Rússia.

Fonte: Na Telinha


Saúde de Carlos Nascimento não apresenta melhora


O estao de saúde do jornalista Carlos Nascimento, que está lutando contra um câncer no reto e, por isso está afastado do jornalismo do SBT, não melhorou.

Segundo o colunista Ricardo Feltrin, a cirurgia que Nascimento fez no mês passado para intervir na evolução da doença não adiantou muita coisa, dado o estágio avançado do câncer e a demora que os médicos levaram para poder mexer no tumor, que é maligno.

Dentro dos corredores do SBT, não existem muitas certezas sobre a situação dele, nem quando Nascimento deve voltar ao trabalho, já que ninguém fala com ele há meses.

Carlos está se isolando e não tem respondido nenhuma mensagem ou telefonema de amigos que estão preocupados com sua saúde. Contrariando especulações, o SBT não deve contratar ninguém para substituí-lo no "Jornal do SBT Noite".

Silvio Santos e o diretor de jornalismo da emissora, Marcelo Parada, já deixaram bem claro para os funcionários do SBT que a vaga é dele e que, por enquanto, o jornalista Marcelo Torres o substitui.

Fonte: Na Telinha


'Playboy' divulga fotos da ativista do do Greenpeace


A ativista brasileira Ana Paula Maciel, integrante do grupo Greenpeace e que ficou presa na Rússia, posou para a edição de abril da revista "Playboy". A ativista ganhou um ensaio completo, apesar de não estampar a capa deste mês, após a grande repercussão de sua foto de biquíni na edição do mês passado da revista.

Com parte do dinheiro obtido através do cachê, Ana Paula pretende fazer doações para a manutenção de um santuário para animais.

"Fiquei muito tranquila, já que essa questão  da nudez é socialmente aceita na nossa cultura. É uma oportunidade de as pessoas conhecerem meu lado feminino, o que não apaga a história de ativismo ambiental", já havia dito a ativista em entrevista ao jornal O Globo.

Ana Paula ficou dois meses presa na Rússia junto com outros ativistas do Greenpeace. Ela voltou ao Brasil no final de 2013 e desde então tem se dedicado à família e é convidada para participar de palestras sobre direitos dos animais.

Fonte: Yahoo


Eduardo Moscovis não descartar voltar às novelas


Fora do ar desde o fim de "Louco por Elas", em 2013, Eduardo Moscovis completou no mês passado nove anos afastado das novelas.

O ator, que interpretou personagens de destaque, como o Carlão, de "Por Amor", Petruchio de "O Cravo e a Rosa" e o Rafael, de "Alma Gêmea", no entanto, tem evitado os folhetins tradicionais, por serem mais longos, mas não tem reservas quanto à possibilidade de voltar a participar de um.

"As gravações de uma novela costumam durar onze meses; você não consegue organizar o seu dia a dia para fazer outras coisas", disse em entrevista recente ao jornal O Globo. "Eu até consegui conciliar a TV com o teatro nos últimos anos porque a Globo sempre foi muito bacana comigo, mas é cansativo", afirmou.

Atualmente, Eduardo Moscovis é um dos atores que não tem contrato fixo com o canal apesar de ser bastante prestigiado. O seu foco tem sido o cinema e as séries, mas o retorno às tramas convencionais pode estar em seus planos dependendo do convite proposto.

"Se for um convite com um mínimo de antecedência, que dê possibilidades de eu me programar e for para um personagem interessante, por que não? Já trabalhei com autores muito legais, como o Walcyr, Aguinaldo, o Manoel Carlos..Tenho vontade de fazer algo do João Emanuel Carneiro. Ele é um autor que me estimula", finalizou.

Fonte: Na Telinha


Barata ataca Glória Pires e família em casamento


Ao chegar para a festa de casamento de Maíz de Oliveira e Tato Navega, que aconteceu na noite desta sexta-feira, 4, no Museu de Arte Moderna do Rio após a cerimônia religiosa na Igreja São Francisco de Paula, Glória Pires teve um recepção no mínimo inusitada. A atriz foi "atacada" por uma barata na rampa de acesso para o salão nobre do museu.

Enquanto a barata driblava os convidados, incluindo os membros da família de Glória, cada um se protegeu do inseto asqueroso da maneira como podia. A atriz veterana sacudia os panos do seu vestido enquanto o marido, Orlando Morais, se refugiava em um local mais afastado da cena.

Coube a um dos convidados salvar Glória matando o inseto com um pisão fprte e determinado. A aparição da barata na rampa  gerou gritaria por parte das convidadas. Constrangidos, os funcionários que estavam organizandoo o cerimonial pediram desculpas para todos que seguiram com a novidade para o salão principal.

Fonte: Ego


Morre o ator José Wilker aos 66 anos


O ator José Wilker morreu na manhã deste sábado (5) no Rio de Janeiro. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas suspeita-se que ele tenha sofrido um infarto.

A última participação do ator em novelas foi em 2013, em "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, na qual interpretou o médico Herbert. Em 2012, ele foi o coronel Jesuíno no remake de "Gabriela", baseado no livro "Gabriela Cravo e Canela",  de Jorge Amado. Em 2008, na novela Duas Caras, o ator fez o papel do professor Fernando Macieira.

Começo - José Wilker de Almeida nasceu em Juazeiro do Norte no dia 20 de agosto de 1946 e se mudou com a família, ainda criança, para o Recife. A mãe, Raimunda, era dona de casa e o pai, Severino, caixeiro viajante.

Sua carreira no teatro começou no Movimento Popular de Cultura (MPC) do Partido Comunista, onde ele dirigiu espetáculos pelo sertão e realizou documentários sobre cultura popular.

Em 1967, Wilker se mudou para o Rio para estudar Sociologia na PUC, mas abandonou o curso para se dedicar exclusivamente ao teatro.

 Em 1970, após ganhar o prêmio Molière de Melhor Ator pela peça "O Arquiteto e o Imperador da Assíria", foi convidado pelo escritor Dias Gomes o para o elenco de "Bandeira 2" (1971), sua primeira novela.

Wilker interpretou o primeiro protagonista em 1975: foi Mundinho Falcão em "Gabriela", adaptação de Walter George Durst do romance de Jorge Amado, um marco na história da teledramaturgia brasileira.

Personagens conhecidos - Wilker tem em seu currículo personagens memoráveis, como o jovem Rodrigo, protagonista da novela "Anjo Mau" (1976), de Cassiano Gabus Mendes. Em 1985, viveu Roque Santeiro, personagem central da trama homônima escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Em 2004 interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta, de "Senhora do Destino", de Aguinaldo Silva, um personagem com diversos bordões como “felomenal” e “o tempo ruge e a Sapucaí é grande”.

O artista dirigiu o humorístico "Sai de Baixo" (1996) e as novelas "Louco Amor" (1983), de Gilberto Braga, e "Transas e Caretas" (1984), de Lauro César Muniz. Durante uma rápida passagem pela extinta TV Manchete, acumulou direção e atuação em duas novelas: "Carmem" (1987), de Gloria Perez, e "Corpo Santo" (1987), de José Louzeiro.

Apaixonado pelo cinema, o ator participou de filmes como "Xica da Silva" (1976) e "Bye Bye, Brasil" (1979), ambos de Cacá Diegues, e foi o personagem Antônio Conselheiro em "Guerra de Canudos" (1997), de Sérgio Rezende.

Wilker também se destacou em minisséries como "Anos Rebeldes" (1992), de Gilberto Braga; "Agosto" (1993), adaptada da obra de Rubem Fonseca; e "A Muralha" (2000), escrita por Maria Adelaide Amaral e João Emanuel Carneiro. Em 2006, interpretou o presidente Juscelino Kubitschek na minissérie "JK", de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira.

O artista ainda escreveu textos para revistas e jornais e comentou a cerimônia do Oscar durante vários anos.

José Wilker foi velado no teatro Ipanema, desde a noite de sábado até a manhã de domingo. Durante toda a madrugada o velório foi aberto ao público. No final da tarde o corpo do ator foi cremado no Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária do Rio.

Fonte: G1


Notícias rápidas da TV


Calor humano
As mudanças no "Jornal Hoje" deverão chegar ao público logo depois do aniversário da Globo, no dia 26. O cenário, ainda em construção, terá um ambiente de sala de estar, para acomodar todos os seus integrantes no mesmo lugar.

Outra novidade...
É que o "Hoje", em meio a essas mudanças, também passará a contar com um comentarista fixo de economia. Além disso, durante a Copa do Mundo, Sandra Annenberg e Evaristo Costa, em esquema de rodízio, sairão do estúdio para acompanhar os jogos da seleção brasileira.

Vai dar confusão
Chay Suede teve seu nome confirmado na novela "Falso Brilhante", do Aguinaldo Silva. Vai fazer o Alexandre Nero jovem, na primeira fase da história, algo que o diretor Rogério Gomes inclusive confirmou para quem quisesse ouvir no evento do "Vem aí" em São Paulo. As gravações começam no fim do mês. Só existe um pequeno problema: o Chay ainda tem contrato com a Record por mais um ano. Como isso será resolvido é que agora será a grande questão.

Defensiva
Gugu Liberato está na espera. Através do Jassa, que é o mais assanhado no caso e sempre se presta a fazer ponte, ele espera ter um encontro com Silvio Santos o mais breve possível. Ao mesmo tempo, também existe a expectativa de uma proposta oficial da Bandeirantes. Aliás, na semana passada, Johnny Saad reuniu seus pares com este objetivo.

Pente fino
Para evitar prejuízo aos seus cofres, a Globo vem se mostrando cada vez mais cautelosa no anúncio de novos trabalhos. O sinal verde só aparece depois de se constatar que não representa risco de plágio. Está havendo também, como parte do mesmo processo, o cuidado de adquirir direitos de obras, caso algum autor solicite. Esse estado de atenção se volta especialmente para séries – "Dupla Identidade" entre elas, agora com ordem de produção. Existem coisas que, em determinados casos, remetem ao que já foi feito. Copiar o modelo, pode. Formato, não.

Olha o que dá
João Kleber foi sempre metido a brigão. Aquele que faz o bravo. O marrento. Hoje está bem mudado. Aliás, nesta nova condição, a do Joãozinho Paz e Amor, ele resolveu apartar briga de dois produtores nos interiores da Rede TV! na semana passada. E não se saiu legal. Escorregou, bateu a mão e está com ela machucada. Não chegou a fraturar, mas foi quase isso. O que é a vida.

Anota aí
Dentro da Globo há uma aposta muito forte no novo programa do Marcius Melhem e Marcelo Adnet, "Tá no ar". Vem com a proposta de um humorístico mais ácido, recuperando toda aquela pegada do "TV Pirata", com críticas à situação do país e à própria Globo.

Bandeira branca
Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, parceiros de longa data, tinham brigado, mas já voltaram às boas. Ela, que vinha colaborando com o "Zorra Total", agora irá trabalhar com ele na série "Pé na Cova".

Cansou
A atriz Paolla Oliveira, que viveu mocinhas em "O Profeta", "Insensato Coração" e "Amor à Vida", da Globo, quer uma vilã. "Gosto de desafios", disse.

Climão
Datena, contratado da Band, foi convidado e, depois, desconvidado do "Programa do Jô" (Globo). A produção se desculpou, mas disse que o nome dele estava vetado na emissora. A informação é do colunista Flávio Ricco, do UOL.

Homenagem
A Globo exibe hoje, após o "Programa do Jô", o filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos", com o ator José Wilker.

Novo desafio
Em "Três Mulheres", que deve estrear em um ano, Daisy Lúcidi viverá uma mulher que persegue o casal de lésbicas de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg.

Realizada
Juliana Paes só tem motivos para comemorar. Casada e e mãe de dois meninos, ela estreia hoje em "Meu Pedacinho de Chão", nova novela das seis da Globo. "Estou me sentindo em uma fase muito completa", disse.

Apenas amigos
A atriz Thaila Ayala negou que tenha um romance com o ator americano James Franco. "Tenho muitos amigos em Nova York", disse.

Choro
Na volta aos palcos, em show no Rio, anteontem, o cantor Netinho, que passou por sérios problemas de saúde no último ano, caiu no choro.

Bom humor
Perguntada por Roberto Justus, para o "Roberto Justus +, se as fofocas sobre ela e Mick Jagger a incomodavam, Luciana Gimenez brincou: "Ele que me usou para ter um filho e ficar famoso no Brasil".

Em alta
Lupita Nyong'o vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por "12 Anos de Escravidão", será a primeira embaixadora negra da marca de cosméticos francesa Lancôme.

Roubo
Madonna teve as lingeries caríssimas que usou em uma sessão de fotos em Nova York roubadas. Os artigos, da estilista Deborah Marquit, estão avaliados em mais de US$ 3.000.

Sequência
Richard Donner diretor do filme clássico dos anos 1980 "Os Goonies", disse ao site TMZ que o longa deverá ganhar uma sequência. Segundo ele, a ideia é que os atores originais participem.

Fontes: Agora São Paulo, Coluna Zapping, Flávio Ricco, Folha.com

______

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br
Oferecimento: Arte Final Gráfica
-

Nenhum comentário: