7 de junho de 2013

News TV, por Marcos Silvério - 07 Jun



> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


Gugu Liberato se reúne com a Globo


O apresentador Gugu Liberato deve deixar a TV Record após quatro anos na emissora. As informações são da coluna Ooops!, do site UOL. Na tarde desta quinta (06), Gugu se reuniu com a alta cúpula da Globo, segundo Leo Dias do jornal "O Dia".

A possível saída de Gugu acontece em meio a uma crise na emissora que já culminou com a demissão de centenas de pessoas, e no próprio programa que, além de não atingir a audiência esperada, sofria com notícias como a de que o salário do apresentador evitaria a demissão de 600 funcionários.

O contrato de Gugu previa uma cláusula pesadíssima em caso de encerramento precoce do acordo, o que evitava sua demissão, mas ele decidiu sair mais de quatro anos antes do fim oficial por não suportar a pressão e o corte de verbas de seu programa, realizados nos últimos meses.

A coluna Ooops! afirmou ainda que Gugu seria obrigado a fazer um programa exclusivamente de auditório, já que sua verba de produção foi reduzida a quase zero. O último programa do apresentador deverá ser neste domingo (09).

A emissora e a assessoria do apresentador ainda não se pronunciaram oficialmente.

Fonte: Yahoo


Rodrigo Faro deve assumir o lugar de Gugu


Entre as razões que chatearam Gugu estavam os recentes cortes promovidos pela Record, que atingiram toda a sua produção.

Em seu lugar, a Record pode colocar Rodrigo Faro, apresentador de "O Melhor do Brasil".

A emissora acredita que Faro conseguiria atrair mais patrocinadores e alavancar a audiência do domingo, que anda em baixa.

O "Programa do Gugu" terá sua última edição exibida neste próximo final de semana.

Mudanças - Outra definição é a inclusão do "Cidade Alerta" também aos sábados. O jornalístico irá ao ar antes do "Jornal da Record", que por sua vez entregará o horário para o "Legendários", mais cedo.

Ainda não se sabe por quanto tempo irá vigorar esta nova grade. Rafael Cortez é bastante cotado para ganhar um programa nas noites de sábado, ocupando assim o espaço de Rodrigo Faro.

Fonte: Na Telinha


Daniela Beyruti não cogita retorno de Gugu ao SBT


Ocupando o principal posto da diretoria artística do SBT, Daniela Beyruti ainda preferiu tratar com cautela os rumores de que Gugu Liberato poderá voltar a trabalhar na emissora de Silvio Santos.

Em entrevista à revista Caras, a diretora se mostrou bastante surpresa com a rescisão do contrato do apresentador com a Record: "Fui pega de surpresa com essa notícia da Record. Estou sabendo através dos sites. Ainda não tem nenhuma conversa a respeito. Não sei ainda".

Daniela Beyruti exerceu forte influência sobre o pai Silvio Santos em 2009, quando Gugu tomou a decisão de deixar o SBT e migrar para a Record.

O canal do homem do Baú tinha a preferência na renovação do contrato de Gugu mas Daniela optou por não exercê-la e Silvio Santos, convencido, não apresentou nenhuma contra-proposta.

Na época, advogados do apresentador verificaram junto a todos os cartórios de São Paulo a existência de uma manifestação por parte do SBT. Ao verem que nada havia sido registrado, foi oficializada a desistência da emissora pelo direito que tinham a sua disposição.

Fonte: Na Telinha


Rodrigo Santoro recusa convite para "Joia Rara"


Rodrigo Santoro, 37, novamente recusou um convite da TV Globo. Após declinar a proposta para integrar a próxima novela das seis, "Jóia Rara", o ator também negou dublar o desenho animado que retratará a história de Buda na trama.

Como resposta a nova negativa, o galã internacional alegou que, atualmente, está cheio de compromissos em Hollywood.

Na Globo, a última participação de Rodrigo foi em um dos episódios da série "As Brasileiras", de 2012. Já em novelas, a última que o ator participou foi "Mulheres Apaixonadas", de 2003.

Fonte: Yahoo


Dona Redonda vem aí!


Quando tudo treme e sai do lugar, os moradores de Bole-Bole já sabem: Dona Redonda vem aí! As pesadas passadas da distinta Evangelina (Vera Holtz) não deixam pedra sobre pedra e abalam as estruturas da cidade. Corre à boca pequena, que seu voluptuoso corpo pesa mais de 250 quilos.

Mas ela não liga. Ao contrário, acredita que está em ótima forma e cheia de saúde. Come com muito gosto o que vê pela frente, sem fazer desfeita. E adora quando o apaixonado Encolheu (Matheus Nachtergaele) elogia suas volumosas curvas. O marido inveja e admira seu infindável apetite. Ele, coitado, sofre do estômago e não tem a mesma disposição para comer que a esposa. Chefe de gabinete da prefeitura, Encolheu é praticamente o consultor meteorológico de Bole-Bole: prevê o tempo de acordo com a dor que sente nos ossos de sua costela. Não erra nunca!

Os dois são pais de Bia (Thaís Melchior), a linda namorada de Pedro Vilar (André Bankoff), que lidera, ao lado da irmã Zélia (Leandra Leal)  e do amigo João Gibão (Sergio Guizé), o movimento saramandista em prol da troca do nome da cidade. Por não seguir a mesma ideologia dos pais bolebolenses, Bia escuta diariamente os resmungos da mãe.

Tradicionalista ferrenha, Redonda não pode ver Gibão pela frente. É que, além de tudo, o vereador andou tendo umas visões com a distinta senhora e, preocupado, pediu que se cuidasse e comesse menos. Mas quem ousa se meter em sua vida gastronômica? Não há cidadão em Bole-Bole que o faça. Gibão, que só queria ajudar, acabou tornando-se alvo de Redonda, que passou então a caçoar de sua corcunda.

Livremente inspirada na obra original de Dias Gomes, ‘Saramandaia’ tem autoria de Ricardo Linhares, direção de núcleo de Denise Saraceni, direção geral de Denise Saraceni e Fabrício Mamberti e direção de Natalia Grimber, Adriano Melo, Calvito Pereira e Oscar Francisco. A próxima novela das onze vai ao ar de terça a sexta-feira. A estreia acontece na segunda feira, dia 24, logo após ‘Amor à vida’.

Fonte: Rede Globo


Benício e Cauã voltarão a trabalhar juntos


Após viverem pai e filho em "Avenida Brasil", os atores Murilo Benício e Cauã Reymond voltarão a trabalhar juntos na Globo.

O Tufão e o Jorginho estarão na minissérie "Amores Roubados", que tem previsão de estreia para janeiro.

Na trama, Benício será Jaime, patrão de Leandro (Reymond), que será traído de várias formas.

Conforme já publicado pelo NaTelinha, Leandro vai seduzir Isabel (Patrícia Pillar), mulher de Jaime, e a filha dele, Antônia (Isis Valverde). Quando descobre que foi enganado pelo funcionário, pela mulher e pela filha, o empresário planeja uma vingança e tortura Leandro.

As gravações de "Amores Roubados" começam no mês que vem, quando o elenco viaja para o sertão de Pernambuco, onde ficarão por três meses.

Segundo informações do jornal "Extra", inicialmente o papel do homem traído seria de José de Abreu, mas o ator acabou sendo chamado para viver o vilão da próxima novela das seis da Globo, "Joia Rara".

A nova série tem autoria de George Moura e direção de José Luiz Villamarim, dupla da elogiada "O Canto da Sereia".

Fonte: Na Telinha


"Fantástico" terá série baseada em textos de Clarice Lispector


O "Fantástico" voltará a apostar em séries e já tem em execução um projeto de retomada de investimentos neste segmento.

A revista eletrônica trabalha na adaptação dos textos de Clarice Lispector, autora nascida na Ucrânia e que se consagrou como escritora em colunas e fragmentos escritos aos jornais "Correio da Manhã" e "Diário da Noite", na década de 50 no Rio de Janeiro.

Até agora, está confirmada a adaptação de "Só para Mulheres", que Clarice escrevia para o "Diário da Noite" e que é pautado em uma coletânea de textos com dicas e segredos do mundo feminino. Luiza Brunet e Alessandra Maestrini estão escaladas para a adaptação.

A produção destes textos será liderada por Luiz Fernando Carvalho (de "Suburbia"). Este deverá ser o último trabalho do diretor antes de se dedicar totalmente a "Meu Pedacinho de Chão", remake que Benedito Ruy Barbosa emplacará na faixa das 18h após "Joia Rara", no começo de 2014.

Fonte: Na Telinha


Nando Reis cantará música-tema de "Malhação"


Após o Jota Quest, que canta "Tempos Modernos" na abertura da atual temporada de "Malhação", Nando Reis deverá ser o responsável pela música que abrirá a próxima história.

O cantor irá regravar a música "Família", do Titãs, acompanhado de seus quatro filhos. Todo o making-of será acompanhado pelo "Vídeo Show".

Como a próxima temporada terá uma pegada forte na estrutura familiar, acredita-se que esta estratégica combine com a mensagem que a história tem o objetivo de passar.

A nova temporada de "Malhação" será escrita por Patrícia e Ana Maria Moretzsohn. As gravações já estão ocorrendo sob a direção-geral de Vinicius Coimbra e núcleo de Dennis Carvalho.

Fonte: Na Telinha


‘Central da Copa’ terá novidades na Copa das Confederações


Em contato com o NaTelinha, a Central Globo de Comunicação esclareceu algumas informações sobre a "Central da Copa", que será exibida durante a Copa das Confederações, que acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho.

O programa será comandado por Tiago Leifert e Alex Escobar e não irá ao ar todos os dias, mas sim quando tiver jogos do Brasil.

A "Central da Copa" contará com vários recursos tecnológicos e uma plateia de 30 pessoas.

Um dos grandes destaques da atração será a Mesa Tática, uma tela de projeções holográficas que exibirá os jogadores virtuais em miniatura e ajudará os comentaristas a analisar jogadas.

Por meio de outro recurso tecnológico, o Campo Virtual, o comentarista Caio Ribeiro volta a entrar em campo – desta vez virtualmente – para analisar jogadores e jogadas específicas.

A "Central da Copa" contará ainda com a participação dos telespectadores. Os comentários enviados por eles vão aparecer pelo estúdio quando acionados virtualmente pelos apresentadores.

Galvão Bueno e Ronaldo Fenômeno participarão do "Central" direto do hotel da Seleção. Eles receberão convidados no set montado no local e farão parte do bate-papo com os apresentadores e a plateia por meio de um tela flexível.

A Globo exibirá vários jogos da Copa das Confederações, mas não compactos durante a madrugada.

Fonte: Na Telinha


Casagrande é assaltado em São Paulo


O comentarista esportivo e ex-jogadorWalter Casagrande, o filho e um amigo foram rendidos por ladrões na noite desta quarta-feira, perto da sede do Corinthians, na Zona Leste da capital. Eles haviam saído de uma pizzaria e foram abordados a três quadras do local, onde o carro estava estacionado.

O filho de Casagrande era quem estava ao volante. - Eu falei: 'sou o Casagrande, do Corinthians' e eles falaram: 'agora já era, sai, sai'. Não é porque eu sou o Casagrande que eles não vão assaltar. Eu sou um da população que corre risco. As coisas estão difíceis - contou à rádio CBN.

Os três criminosos levaram o carro importado e dinheiro do comentarista. O veículo foi abandonado horas depois. Ninguém foi preso.

Fonte: Yahoo



Adriane Galisteu negocia com Record


Com o fim de contrato na Band, Adriane Galisteu teria se reunido com os diretores da Record para ocupar o lugar de Rodrigo Faro aos sábados.

Após a saída de Gugu Liberato da emissora, o apresentador substituiria o loiro aos domingos e Galisteu ficaria em seu lugar, segundo informação do jornal “O Dia”.

Além da Record, Galisteu também estaria tentando negociar uma atração com o SBT.

Fonte: MSN.com




MTV Brasil pode encerrar suas atividades em breve


Os rumores de que a MTV Brasil pode encerrar as suas atividades aumentam a cada dia.

Segundo o site "Glamurama", os comentários dentro do grupo Abril dão conta de que a emissora já encerre seus trabalhos de produção no próximo dia 30.

Com isso, sua atual diretora-geral, Helena Bagnoli, estaria voltando a ocupar um importante cargo dentro da Abril, empresa que mantém a MTV no país. Procurada, a emissora disse que não se pronuncia sobre este assunto. 

Nos últimos meses, o grupo Abril estudou devolver a marca MTV para a Viacom e começar uma nova emissora até o fim do ano.

Tendo perdido estrelas como Marcelo Adnet, Dani Calabresa e Tatá Werneck, o canal não tem tido um bom ano e, mesmo com o corte de gastos feito pela direção, ainda não conseguiu dar lucro.

Fonte: Na Telinha


Pe Lanza pede desculpas após xingar fãs



Um corte de cabelo provocou uma crise entre Pe Lanza, vocalista da Restart, e seus fãs. A briga só terminou nesta quinta (06), com o pedido de desculpas do cantor. Tudo começou quando ele postou uma foto de seu novo corte de cabelo nas redes sociais. Muitos fãs não gostaram da mudança no visual e, além de criticarem, chegaram a ligar no salão de cabeleireiro reclamando.

"Ridículos" foi o termo mais leve usado por Pe Lanza para se referir aos fãs. Os demais eram um desfile de palavrões. "E vão arrumar alguma coisa útil pra fazer que eu tô de saco cheio de criança querendo se meter na minha vida", disse, em outro dos poucos trechos publicáveis.

Diante da resposta de muitos fãs, que se diziam magoados pelas palavras do ídolo, ele acabou voltando atrás. "Há pessoas que ultrapassam o limite entre o artista e o ser humano, e isso nos tira do sério. Por ser artista, parece que meus dias se tornam muitos mais intensos que os dias de todos os jovens. Mas eu sou apenas um jovem, como vocês, que às vezes se sente sozinho e perdido nesse mundo gigante e um tanto cruel, pois até quem mais me apoia parece que de repente me vira as costas", escreveu.

"Talvez possa usar como desculpa que eu tenha me expressado mal num dia ruim, que não aguentei os comentários maldosos na foto sobre meu cabelo, que fiquei chateado por ter atendido todos os telefonemas daquele dia com carinho e atenção, apesar de ser retribuído como vergonha por todos vocês horas depois… mas uma coisa é certa: nunca duvidem que todo esse amor de vocês é e sempre foi recíproco por minha parte".

Fonte: Yahoo


Palmirinha passa mal durante gravação na Fox


A apresentadora Palmirinha Onofre deu um susto em sua equipe enquanto gravava o “Programa da Palmirinha” no canal Bem Simples.

Ela estava nos estúdios do canal pago no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, quando se sentiu mal.

Segundo o Corpo de Bombeiros, três viaturas da corporação foram até o local e Palmirinha foi atendida, mas não precisou ir para o hospital.

Em seu Facebook oficial, a apresentadora tranquilizou os fãs: “Tá tudo bem, minhas amiguinhas, foi muita emoção”, falou.

Palmirinha tem 82 anos de idade e fez história na TV Gazeta, onde comandou o “TV Culinária” por muito tempo. Desde o ano passado, ela é contratada da Fox.

Fonte: Na Telinha


Latino tem dívida milionária


Latino, 40, enfrenta um processo na justiça referente dívida de R$ 1,2 milhão por não pagar a mansão que mora, em um condomínio de luxo, no Rio de Janeiro.

Segundo apuração do portal "R7", esse processo começou em 2010 e se arrasta até hoje. A casa em que o cantor reside foi herança do seu pai, Roberto Rocha, falecido em 2009. Como herdeiro, o cantor também ficou com a dívida.

A mansão foi comprada em 2007, e a dívida que está sendo cobrada pelos seus antigos proprietários é de R$ 1.123.800,00.

Caso não aconteça um acordo entre ambas as partes, a casa pode parar em um leilão.

Segundo o advogado de Latino, Bruno Pinho Gomes, o cantor quer acabar com esse impasse o mais rápido possível e alegou que seu cliente tentou até pagar a dívida de forma parcelada, o que não foi aceito pelos ex-donos.

Atualmente, Latino se prepara para lançar seu próximo CD e namora com a miss Rayanne Moraes, com quem já tem até casamento marcado. A cerimônia acontecerá no dia 12 de novembro, no famoso hotel Copacabana Palace, no Rio.

Fonte: Yahoo


Klara Castanho é vítima de bullying na internet


Klara Castanho, 12, está sentindo na pele o que significa o bullying. Por causa dos dentes, a atriz mirim da novela das 9 tem sofrido uma série de ataques maldosos nas redes sociais.

De acordo com o jornal "O Globo", desta quinta, 6, os pais da garota se preocupam com o sorriso dela desde os cinco anos de idade, quando já usava um aparelho nos dentes.

"O caso é difícil. Os caninos estão crescendo e a arcada é pequena. No vídeo, não agrada", confessa a mãe de Klara.

Comovidos com o caso, vários dentistas têm se oferecido para cuidar do sorriso da talentosa atriz.

Klara Castanho está no ar em "Amor à Vida", interpretando Paulinha, que é a filha desaparecida da protagonista Paloma, vivida por Paola Oliveira.

Fonte: Yahoo


César é o pai do filho de Edith


Uma revelação importante acontecerá nos próximos capítulos de "Amor à Vida". De acordo com o jornal "Extra", César (Antonio Fagundes) não apenas armou o casamento de Edith (Bárbara Paz) e Félix (Mateus Solano). Ele também é o verdadeiro pai do filho dela.

César era cliente de Edith quando esta trabalhava como garota de programa. Desconfiado da homossexualidade do filho, o  patricarca armou o casamento da estilista com Félix.

Fonte: Yahoo


Ester descobre o segredo de Samuel


O cerco está começando a se fechar em volta de Dionísio (Sérgio Mamberti). Depois de Guiomar (Cláudia Netto) e Quirino (Aílton Graça), é chegada a hora de Ester (Grazi Massafera) descobrir o segredo que une o magnata à sua família.

A jovem escuta uma conversa entre Samuel (Juca de Oliveira) e Lindaura (Ângela Vieira) e oferece sua ajuda para procurar provas que possam desmascarar Dionísio. Ester promete que enquanto morar na mansão vai revirar a casa em busca de qualquer coisa que comprove o envolvimento dele com os horrores da Segunda Guerra. E, apesar dos protestos de seus pais, ela jura não descansar. Percebendo que Ester não mudará de ideia, Samuel e Lindaura agradecem a coragem e ajuda que ela está oferecendo mas pedem para ela ter muito cuidado, já que com essa família não se pode descansar nem um minuto.

Fonte: Rede Globo


Lídia Brondi oficializa união com Cássio Gabus Mendes


Afastada da televisão desde o início dos anos 90, a atriz e psicóloga Lídia Brondi, de 52 anos, oficializou a união de mais de 20 anos com o ator Cássio Gabus Mendes, 51.

A festa do casamento foi realizada no Max Abdo Bistrô, nos Jardins, em São Paulo e contou com a presença de apenas 40 convidados, entre eles os familiares do casal e os atores Luiz Gustavo e Milla Moreira.

"Resolvemos apenas formalizar o que já está oficializado nestes 20 anos. Foi uma cerimônia para nossa família", contou Cássio a QUEM.

Lídia tornou-se queridinha do público após interpretar a jornalista Solange Duprat em Vale Tudo. Na sequência, a atriz atuou em outras novelas de sucesso, como Tieta e Meu Bem Meu Mal, mas causou surpresa ao abandonar a carreira no auge para se dedicar aos estudos em psicologia. Desde então, Lídia raramente é fotografada ou vista em público.

Fonte: Quem


Integrante do "Pânico" sofre acidente em SP


O ator e humorista Eduardo Sterblitch sofreu um acidente de carro no início da madrugada desta quinta-feira (6), na Marginal Tietê, em São Paulo. Sterblitch é famoso por seus personagens no programa “Pânico”, da TV Bandeirantes, entre eles o "Freddie Mercury Prateado".

O veículo no qual o ator e seu empresário, Eduardo Perez, estavam colidiu contra um caminhão na alça de acesso à Rodovia dos Bandeirantes. O carro, um Smart, era pilotado pelo empresário de Sterblitch.

O acidente ocorreu pouco depois da meia-noite. Perez contou que o caminhão passou por cima de um bueiro sem tampa, perdeu o eixo de direção e, desgovernado, colidiu contra o veículo que levava o humorista. Segundo o empresário, eles trafegavam a cerca de 70 km/h no momento do acidente.

Apesar do forte impacto da colisão, que destruiu totalmente o veículo, ninguém se feriu. Sterblitch e seu empresário se dirigiam a um evento de inauguração de uma casa noturna em Campinas, no interior de São Paulo. Após o acidente, a dupla deixou o local em um carro enviado pela seguradora.

“Por sorte, foi só um susto. Senti as quatro rodas do carro saírem do chão. O carro foi muito danificado por fora, mas a cabine ficou intacta. Isso nos salvou de um acidente mais grave. O airbag nem chegou a ser acionado”, contou Perez. O empresário fez questão de eximir o motorista do caminhão de culpa pela colisão. “O coitado não teve culpa alguma. O pessoal que trabalha na região disse que o bueiro já estava com a tampa solta faz tempo”, afirmou.

Fonte: globo.com


Justin Bieber fará shows no Brasil


O astro Justin Bieber anunciou nesta quinta-feira, dia 6, as datas dos shows de sua turnê Believe no Brasil. O cantor se apresenta em São Paulo (Arenha Anhembi) no dia 2 de novembro e no Rio de Janeiro (Apoteose) no dia 3.

As informações sobre os preços e vendas dos ingressos serão divulgadas em breve. Essa é a segunda vez que Bieber vem ao Brasil. O astro esteve no país em 2011, quando trouxe a turnê My World Tour a São Paulo, Rio e Porto Alegre.

Ainda na América do Sul, Bieber também fará shows na Colômbia (29/10), Equador(31/10), Paraguai (06/11) e Argentina (8/11 e 9/11).

Fonte: MSN.com


Paris Jackson tenta suicídio para chamar a atenção


O 'TMZ' divulgou mais um detalhe sobre a tentativa de suicídio de Paris Jackson, filha de Michael Jackson com Debbie Rowe. O site afirma que teve acesso a pessoas bastante íntimas da família que disseram que ela cortou o pulso direito com uma faca e ingeriu quantidade excessiva de remédios.

Paris, de 15 anos, também teria deixado uma carta para a família antes do ato, que aconteceu na madrugada desta quarta-feira (05).

A garota dava indícios de que passava por problemas emocionais. Na última terça (04) ela publicou em seu Twitter: "Eu me pergunto por que as lágrimas são salgadas?" e "Ontem, todos os meus problemas pareciam tão distantes. Agora parece que eles estão aqui para ficar."

Segundo a polícia, o objetivo da adolescente não era morrer, e sim chamar a atenção da família.

Com informações do Yahoo


Rede Manchete completaria 30 anos nesta quarta


A Rede Manchete, canal de propriedade do empresário Adolpho Bloch, estaria completando 30 anos de atividade nesta quarta-feira (05) caso ainda estivesse no ar.

A emissora, que estreou no dia 5 de junho de 1983, foi encerrada em 10 de maio de 1999 após uma sucessão de erros de planejamento, os quais acarretaram em milionárias e impagáveis dívidas. Salários atrasados, investimentos mal sucedidos, aliados à queda drástica de audiência e a fuga de profissionais renomados para canais com maior estabilidade, como a Globo, Record e SBT, culminaram no encerramento de suas atividades menos de 20 anos após sua inauguração.

História:

A Rede Manchete entrou na casa dos brasileiros em um domingo. Neste dia, foi ao ar uma contagem regressiva e na sequência um discurso de Adolpho Bloch. Com um pacote gráfico futurístico e inovador, a Manchete prometia revolucionar a televisão brasileira.

O imponente prédio da Manchete no Rio de Janeiro; o edifício foi totalmente reformado e agora é ocupado por empresa de investimentos

O primeiro programa veiculado foi o "Mundo Mágico", show com participação de diversos conjuntos musicais. Ainda na noite de estreia, foi exibido o filme "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", de Steven Spielberg, que impôs a primeira grande e amarga derrota à Globo no Rio por um placar de 27 a 12 pontos.

Dramaturgia:

A Rede Manchete apostou em uma dramaturgia inovadora e diferente da que a Globo levava ao ar. A emissora investiu na contratação de nomes em ascensão no canal carioca, como a autora Glória Perez, o diretor Jayme Monjardim, os atores Lucélia Santos e Maytê Proença, e outros de grande prestígio, como os roteiristas Benedito Ruy Barbosa e Manoel Carlos.

Maytê Proença protagonizou a “Marquesa de Santos” e “Dona Beija”, novela esta que foi um marco na dramaturgia da Manchete, pois foi a primeira vez em anos que uma novela da concorrência derrotava uma novela global no ibope: 42 a 41 pontos de média.

A Manchete emplacou novelas de bons resultados, como "Dona Beija", "Corpo Santo", "Carmem", "Kananga do Japão", "A História de Ana Raio e Zé Trovão", "Mandacaru" e "Xica da Silva" e "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa e de direção de Jayme Monjardim.

"Pantanal" chegou a ser apresentada à Globo anos antes de Benedito assinar com a Manchete, mas acabou preterida pela direção da emissora. Entre as supostas alegações estavam o alto custo que seria deslocar uma equipe de gravação para um local tão distante e desprovido de estrutura, como o pantanal mato-grossense.

Benedito Ruy Barbosa: autor volta à Globo após fenômeno de "Pantanal" em
grande estilo e é chamado pela imprensa de "O Mago das Novelas"

O sucesso da novela foi tamanho que Benedito Ruy Barbosa, então autor de novelas das 18h da Globo, como "Paraíso" e "Meu Pedacinho de Chão", voltou à emissora em alta e emplacou "Renascer" no horário das 21h. O diretor Jayme Monjardim também fez o mesmo caminho de volta.

Já a Manchete tentou repetir o sucesso com "Amazônia". Duas cidades cenográficas chegaram a ser erguidas e, embora não contasse mais com o texto de um autor como Benedito e da segura direção de Monjardim, houve compensações por meio de um alto orçamento e um time de atores em ascensão, como Marcos Palmeira, Cristiana Oliveira e Julia Lemmertz, alternados com outros de maior bagagem, como José de Abreu, José Dumont, Leonardo Villar, Antonio Petrim, Antonio Abujamra e Jussara Freire. A aposta não deu certo e, ainda que com várias mudanças em seu texto, nem de longe o Ibope alcançado se parecia com o de "Pantanal".

A Manchete sofreu uma série de baixas ao longo dos anos 90. O sucesso de "Pantanal", aliado ao bom desempenho de atores e diretores, chamou a atenção da Globo, que trouxe de volta vários nomes e contratou outros da concorrente. Além da dupla Benedito e Jayme Monjardim, também voltaram à Globo Glória Perez, José Wilker, Luiz Fernando de Carvalho, Maytê Proença, entre outros.

Taís Araújo em "Xica da Silva": Manchete volta a ter bons momentos na dramaturgia
com obra de Adamo Angel, pseudônimo de Walcyr Carrasco

As apostas então passaram a ser em nomes menos consagrados tanto atrás das câmeras como na frente. "Xica da Silva", um dos últimos sucessos da rede, teve a autoria de Walcyr Carrasco, cuja carreira como autor de novelas estava começando. Walcyr assinou a novela como Adamo Angel.

Taís Araújo, Victor Wagner e Drica Moraes, todos com poucas ou pequenas participações na dramaturgia, ocuparam os papéis principais. De alto escalão, havia sobrado apenas o diretor Walter Avancini, um dos maiores defensores da existência de um núcleo de dramaturgia alternativo ao da Globo.

Artístico:

A Manchete apostou bastante em sua linha de shows e em programas do departamento artístico. Raul Gil, por exemplo, tinha um programa de auditório nos moldes do que apresentou posteriormente na Record, Band e hoje em dia no SBT.

Angélica, que comandava o "Angélica Milk Shake", foi um dos nomes projetados pela Manchete e que hoje é uma das principais apresentadoras da Globo após passagem pelo SBT

Foi na emissora carioca que Angélica começou sua carreira e se consagrou. Entretanto, como a maioria dos nomes em ascensão, acabou sendo seduzida por canais com maior visibilidade, e assinou com o SBT e depois migrou para a Globo, onde está até hoje. A menina Debby Lagranha foi outra que começou no canal e depois se transferiu para a concorrente.

A programação infantil nunca foi deixada de lado e a rede foi uma das poucas a investir em animes japoneses e em séries como "Cavaleiros do Zodíaco", "Jaspion", Sailor Moon", entre outros.

Jornalismo:

Com grande foco na política, economia e diferenciando-se por não ceder à apelação policial, a Manchete teve um jornalismo de bastante prestígio.

O departamento projetou nomes que até hoje estão no ar, como Mylena Ciribelli, Claudia Barthel, Alexandre Garcia e Carlos Chagas. O "Jornal da Manchete", em determinadas épocas, chegou a ficar no ar por cerca de três horas e, em outras, chegou a ter uma edição vespertina.

Coberturas, como a do Carnaval do Rio de Janeiro, que hoje são de alto valor comercial, devem parte de sua valorização à Manchete, que sempre apostou pesado nos desfiles. Outros eventos esportivos, como a Copa do Mundo, também tiveram atenção especial por parte do núcleo de jornalismo.

Decadência:

Os primeiros sinais de decadência da Manchete foram perceptíveis em 1998. "Mandacaru", na época em cartaz, apesar de bons números, exigia altos investimentos e não tinha um bom retorno comercial. Os noticiários e a linha de shows também já não vinham com o mesmo apelo de antigamente.

Pôster de "Brida", novela protagonizada por Carolina Kasting: alto investimento e direção
de Walter Avancini não são suficientes para agradar telespectador; folhetim é encerrado com
pouco mais de 50 capítulos após greve.

Na dramaturgia, foi dada a última cartada com "Brida", romance inspirado no original de Paulo Coelho. Não foram poupados investimentos, afinal acreditava-se que a produção seria responsável por reerguer a dramaturgia e consequentemente o canal.

A aposta foi em vão. "Brida" tinha patrocinadores garantidos caso alcançasse ao menos 5 pontos de Ibope - embora as expectativas fossem muito maiores. Com os números abaixo do prometido, o mercado publicitário abandonou a trama, que passou por uma série de alterações. Cenas eróticas foram inseridas mas não houve reação.

Nem mesmo a direção de Walter Avancini, um dos mais renomados diretores do Brasil, foi suficiente para tornar a trama um sucesso. A exibição, que deveria ultrapassar a casa dos 150 capítulos, foi abreviada para 54 e o desfecho dos atores foi ao ar em narração em decorrência das greves que impossibilitavam a continuação das gravações.

A maior parte das afiliadas migrou para a Band, Record e SBT e a gestão dos herdeiros de Adolpho Bloch, falecido no fim de 1995, após um certo êxito no começo, começou a desandar. Até mesmo uma parceria com uma igreja evangélica chegou a vigorar mas foi desfeita meses mais  tarde.

RedeTV!:

A Manchete foi adquirida pelo empresário Amílcare Dallevo. Ele, na época, explorava os serviços de 0900, utilizados para a concessão ou sorteio de prêmios ou televendas. Assim, surgiu a RedeTV!.

RedeTV! e sua primeira sede, na cidade de Barueri

Apesar do encerramento oficial da Manchete, reflexos da emissora se estendem até os dias de hoje. Dívidas trabalhistas não reconhecidas pela RedeTV! e outras ações na Justiça vieram se desenrolando durante os anos 2000 e muitos trabalhadores seguem sem receber, ainda que Dallevo tivesse prometido honrar as dívidas com os funcionários da Manchete atendendo a uma exigência do Ministério das Comunicações.

A RedeTV! chegou a manter alguns nomes da Manchete, como Claudia Barthel e Denise Campos de Toledo. Entretanto, em nenhum momento dos seus mais de 13 anos de história, o canal chegou a ter estrutura similar à da antecessora. Até hoje, a RedeTV! jamais veio a produzir uma novela sequer e seu núcleo artístico, de jornalismo e de esportes é bem mais enxuto se comparado ao da empresa da família Bloch.

Atualmente o nome "Manchete" pertence à TV Pampa, afiliada da RedeTV! no Rio Grande do Sul. Desde o fim da Manchete, rumores surgem com frequência sugerindo uma retomada da emissora ou o reaproveitamento do nome de alguma forma, o que nunca aconteceu.

As únicas lembranças da Manchete junto aos telespectadores e antigos colaboradores pode ser percebida ao longo destes últimos anos, com a aquisição de parte de seu acervo de dramaturgia pelas suas antigas concorrentes.

O SBT reprisou "Xica da Silva", "Pantanal", "Dona Beija" e "Ana Raio e Zé Trovão". Já a Band transmitiu - e com êxito - "Mandacaru". "Pantanal" chegou a bater a inédita "Chamas da Vida" da Record, enquanto as outras tiveram índices menores, mas ainda assim satisfatórios levando em conta o baixíssimo investimento feito e o retorno conquistado.

Fonte: Na Telinha

______

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br
Oferecimento: Arte Final Gráfica
-

Nenhum comentário: