> Notícias da TV, por
MARCOS SILVÉRIO <
Débora
Falabella recusa convite para novela
A próxima novela das 23h da Globo,
"Verdades Secretas", escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Mauro
Mendonça Filho, sofreu mais um abalo na tarde deste domingo (3). Débora
Falabella, principal cotada para substituir Deborah Secco em um dos papéis
principais da trama, recusou o convite.
Ela alegou à equipe problemas pessoais – o
pai está doente, e não poderá se comprometer com a televisão durante algum
tempo. A atriz foi chamada para substituir Deborah após a divulgação da
gravidez de quase dois meses, depois de já ter gravado diversas cenas.
A informação da desistência foi publicada
pelo próprio Walcyr nas redes sociais: "Antes que todos jornalistas de TV
contem, prefiro dizer por aqui. A Débora Falabella desistiu de fazer a novela
sem nem mesmo conhecer o papel. O pai dela está doente e ela ficou para apoiar
a família em Minas. Família é família, não? Já temos outro nome para Verdades
Secretas mas ainda está sendo conversado, não posso revelar. Mas há vezes em
que o personagem procura a atriz. É meio mágico mas a atriz perfeita
surgirá!!!", escreveu o autor.
Com a desistência, vários nomes começam a ser
discutidos na Globo para o papel de Carolina, mãe de uma aspirante a modelo,
personagem de Camila Queiroz. Entre elas, Mariana Ximenes, Marjorie Estiano,
Flávia Alessandra, Priscila Fantin e Simone Spoladore. Não existe ainda uma
posição oficial sobre o caso, mas a Globo tem pressa em definir alguém para
fazer esse trabalho, uma vez que a novela tem estreia prevista para junho.
Fonte: UOL
Autor
anuncia Drica Moraes em “Verdades Secretas”
Apesar do autor de "Verdades
Secretas", Walcyr Carrasco, ter confirmado o nome de Drica Moraes para
substituir Deborah Secco em sua nova novela, a atriz ainda não fechou com a
Globo.
De acordo com a assessoria de imprensa de
Drica Moraes, ela ainda está em negociações com a emissora. "A Drica
recebeu um convite para fazer a novela e está convesando com a direção. Por
enquanto ainda não foi batido o martelo", disse o representante da atriz.
O último trabalho de Drica foi em
"Império", onde deu vida a vilã Cora. No entanto, por problemas de
saúde, ela precisou deixar a trama e foi substituída por Marjorie Estiano.
Na ocasião, a assessoria de imprensa da atriz
garantiu que seu afastamento não se deu por causa de uma reincidência do câncer
que ela teve há quatro anos. Em 2010, a atriz teve leucemia mieloide aguda e se
submeteu a um tratamento de medula óssea. "Seu afastamento não tem nada a
ver com a doença que ela teve há quatro anos. Ela teve primeiro uma labirintite
e agora uma faringite. Drica achou melhor se resguardar porque seu sistema
imunológico é mais frágil, tem uma outra dinâmica", explicou o
representante da atriz.
Entenda o caso - Nesta terça-feira, 5, Walcyr
usou sua conta do Instagram para anunciar que Drica estará no elenco:
"Estou muito feliz! Drica Moraes fará 'Verdades Secretas'! É uma das
grandes atrizes brasileiras! Mas também está no meu coração! Drica fez minha
inesquecível vilã Violante em 'Xica da Silva' na TV Manchete! Na Globo fez três
novelas comigo, sempre desejei tê-la de novo em todos meus elencos! Eu te amo
Drica!!!!", escreveu Walcyr Carrasco.
Algum tempo depois, Walcyr voltou à rede
social para confirmar o que todos todos já se especulavam. Questionado por um
seguidor se Drica assumirá o papel que era de Secco, ele confirmou: "Sim,
ela assumirá o papel da Deborah."
Fonte: EGO
Deborah
Secco fala sobre saída de novela
Nesta semana, Deborah Secco anunciou que
realizará um sonho. A atriz de 35 anos está grávida de seu primeiro filho,
fruto do relacionamento com o namorado, Hugo Moura.
Por conta disso, ela teve que deixar o elenco
da próxima novela das 23h da Globo, "Verdades Secretas", que estreia
em junho.
Deborah tem menos de dois meses de gestação e
precisou revelar a novidade porque já estava gravando a trama. Em consenso, o
autor Walcyr Carrasco e o diretor Mauro Mendonça Filho optaram por sua saída da
produção, já que ela havia gravado poucas cenas e, desta forma, não precisava modificar
a história.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a
atriz fala: “Essa personagem merecia toda a minha dedicação, algo que não
conseguiria nesse momento”.
"Eu terminaria a novela com seis meses
de gestação e não teria como esconder no vídeo. A decisão deles foi sensata e
precisei de coragem para antecipar a divulgação da gravidez por conta dessa
responsabilidade profissional", disse Deborah Secco.
Questionada sobre o que mais a empolgava em
"Verdades Secretas", ela respondeu: "Era a complexidade da
trama, uma história muito bem escrita com muitos conflitos, uma personagem
maravilhosa, cheia de nuances, de dúvidas. Sem dúvida, seria uma mãe diferente
de todas que eu já fiz".
Sobre a gravidez, comentou: "Ser mãe
sempre foi meu sonho, nunca escondi isso. Formar uma família, ter filhos. Essa
sempre foi a minha maior busca".
Só que ela ainda não sabe quanto tempo ficará
afastada do trabalho: "Não sei ainda quanto tempo eu vou ficar afastada.
Aliás, essa é uma regra que eu venho adotando na minha vida, não criar muita
expectativa, fazer menos planos. Mas o que eu posso dizer agora é que estou de
férias, muito feliz e vou ficar inteiramente dedicada à minha gravidez".
Fonte: Na Telinha
Bruno
Gagliasso ganha "dura" de diretor ao vivo
O ator
Bruno Gagliasso, que interpreta o cafetão Murilo Loureiro em
"Babilônia", levou uma "dura" do diretor Dennis Carvalho
por chegar atrasado para a gravação da novela nesta sexta-feira (1). Gagliasso
concedia entrevista para o "Vídeo Show" ao vivo, quando escutou a voz
do diretor.
"Bruno Gagliasso, comparecer ao
estúdio", disse Dennis, pelo microfone. Ao ouvir o chamado, o ator
brincou. "Vou levar uma dura", afirmou ele, que interrompeu a
entrevista imediatamente e correu em direção ao estúdio no Projac.
Minutos depois, em outra entrada ao vivo,
dessa vez no switcher, Carvalho voltou a dar "esporro" no ator.
"Cara, você chegou atrasado. Você viu o que ele falou? 'Eu tenho que
chegar antes, já fiz o cabelo' e olha como está o cabelo dele (...) O Bruno não
sabe uma palavra do texto", disse o diretor. O puxão de orelha,
aparentemente, foi levado na esportiva por ambas as partes.
O elenco de "Babilônia" está
trabalhando acelerado também nesse feriado. Segundo o colunista Flávio Ricco,
do UOL, devido às várias mudanças realizadas pela Globo, "Babilônia"
já observa um atraso bem perigoso nas suas gravações. Está tudo muito em cima
do laço e elenco trabalhando em tempo integral.
Fonte: UOL
"Ligações
Perigosas" entra em produção na Globo
A
Globo prepara uma nova série em 10 episódios para a faixa das 23h intitulada de
"Ligações Perigosas". Com informações da colunista Patrícia Kogut.
De acordo com a publicação, a série começará
a ser rodada no final de julho e vai ser ambientada na década de 1920, numa
cidade fictícia do Brasil.
"Ligações Perigosas" é escrita por
Manuela Dias, adaptada do romance francês homônimo com supervisão de Duca
Rachid. Manuela foi colaboradora de "Cordel Encantado" e "Joia
Rara".
Marjorie Estiano estará na nova série, bem
como Patrícia Pilar, com quem Marjorie já contracenou em "Lado a
Lado". Ela será a Marquesa de Merteuil.
Selton Mello, após quatro anos longe das
telinhas, também pode voltar na série da Globo.
"Ligações Perigosas" teve um filme
de 1988, dirigido por Stephen Frears, com Glenn Close, John Malkovich e
Michelle Pifeiffer.
Fonte: Na Telinha
Globo
quer produção própria nas madrugadas
Falta pouco tempo, mas muito pouco mesmo,
para a Globo colocar programação própria também durante as madrugadas. A
prioridade é do jornalismo, que lançou recentemente o "Hora Um" às
cinco da manhã.
Nos dias atuais, exceção feita apenas a
segunda-feira, ela já tem produção dela desde o citado "Hora Um" até
o fim do "Programa do Jô".
Como se observa, restam apenas três ou quatro
horas para o preenchimento completo, o que se deseja fazer o mais breve
possível.
Existem estudos bem concentrados em cima
disso, visando a atender uma importante faixa de público, que hoje não tem
melhores opções neste horário.
Fonte: Flavio Ricco
Globo
prepara série sobre a história da TV
A
Globo vem apostando forte em séries e microsséries ao longo dos últimos anos de
maneira maciça. Agora, mais um projeto foi tirado da gaveta e a pré-produção se
inicia.
De acordo com informações da colunista
Patrícia Kogut, a série que trata sobre a história da televisão no Brasil foi
retomada pela emissora.
Ela é uma criação dos autores Guel Arraes,
Jorge Furtado e Mauro Wilson, com direção de José Luiz Villamarim, e vai
abordar a fundação da TV, nos anos de 1950.
O título provisório é de "O País do
Futuro". Os testes para compor o elenco já estão ocorrendo no Projac, que
não tem previsão de estreia.
Fonte: Na Telinha
Maitê
Piragibe critica Record em rede social
A
atriz Maitê Piragibe causou uma saia justa ao reclamar publicamente da Record.
O post foi feito no seu perfil oficial do Twitter neste sábado (2).
Ela afirmou que está sendo cortada no canal
sempre que vai divulgar seus trabalhos nos programas da casa. "Sempre
participo dos programas da Record mas cortam quando eu divulgo meu trabalho,
por quê?", questionou.
E continuou: "#muitochateada. É sempre
assim... A gente vai feliz da vida divulgar o nosso trabalho e cortam. É direto
que acontece. Tá na hora dos atores da Record terem mais espaço".
Em outra publicação, ela disse: "Tenho
mais 3 anos com a Record! Defendo há 9 anos a emissora. Quero fazer acontecer
nessa casa!".
A reclamação da atriz é em referência à sua
participação no "Programa da Sabrina", que aconteceu na noite de
sábado. Ela tentou divulgar suas peças teatrais na gravação, mas não foi ao ar
devido à edição do programa.
Fonte: Na Telinha
Falha
técnica trava telão no “SuperStar”
Atualmente em sua segunda temporada, o
"SuperStar", da Globo, tem uma regra simples: o público vota através
de um aplicativo e chegando a 70% de aceitação, um telão de led sobe e
apresenta a banda à plateia e aos jurados.
Porém, no programa deste domingo (3), a
dinâmica teve que mudar ao vivo. Tudo aconteceu quando o primeiro grupo a se
apresentar, a banda de pagode Zueira, atingiu a pontuação mínima. Os efeitos e
indicações de que a porcentagem foi atingida aconteceram, mas o telão subiu um
pouco, travou e ficou parado no meio. A apresentadora Fernanda Lima brincou com
a situação: "É tanta zoeira que deu uma trava aqui na tela".
A repórter Rafa Brites foi chamada e ficou
algum tempo lendo recados de internautas, famosos e anônimos, para enrolar e
dar tempo de consertar o aparato, mas o problema com o telão não foi arrumado.
Ao voltar para o palco, os integrantes do Zueira escutaram os comentários dos
jurados ainda com a tela abaixada. Em seguida, a produção subiu o telão e ele
ficou assim, aberto, mudando a regra do programa.
As bandas que se apresentaram na sequência já
subiram ao palco diante da plateia e jurados. Quem chegou aos 70% apenas teve o
efeito especial para dizer que alcançou a nota.
A falha só foi resolvida na reta final do
programa, após um intervalo comercial. As duas últimas bandas da noite se
apresentaram normalmente, com a tela fechada. E dessa vez ela subiu sem
problemas nos 70% de aceitação. Mesmo com a mudança da dinâmica, o desempenho
dos apresentadores foi elogiado, já que mostraram segurança e controle da
situação.
Fonte: Na Telinha
Canal
Viva busca apresentadora para "Globo de Ouro"
O
canal Viva, da Globosat, está buscando uma atriz para dividir o palco com
Márcio Garcia na segunda temporada do "Globo de Ouro - Palco Viva".
De acordo com informações da colunista
Patrícia Kogut, Juliana Paes, que apresentava ao lado de Márcio no ano passado,
será protagonista do folhetim que substituirá "I Love Paraisópolis"
no final do ano e não pôde aceitar o convite da TV paga.
Márcio Garcia, por sua vez, topou apresentar
da nova edição da atração, que teve uma releitura no final do ano passado pelo
Viva.
Atualmente, o Viva está entre os dez canais
mais vistos da TV paga brasileira
Fonte: Na Telinha
Record
confirma diretor do programa de Xuxa
Mario
Vaz, ex-diretor do "Mais Você", foi confirmado como o responsável
pela direção do novo programa de Xuxa na Record.
A contratação já havia sido noticiada pela
imprensa e foi oficializada nesta segunda (04) pela emissora, que em comunicado
disse que Mariozinho, como é conhecido, passa a integrar hoje a "área
artística e de programação da Record".
"A Record deseja que o novo diretor, com
experiência vitoriosa na televisão, tenha muito sucesso em seu trabalho nesta
nova etapa de sua carreira", disse a nota.
O novo programa de Xuxa deve estrear nas
quartas à noite no próximo semestre.
Fonte: Na Telinha
GfK
apresentará primeiro relatório em junho
Anteriormente previsto para o início de maio,
o primeiro relatório de audiência de TV aberta e paga elaborado pelo GfK deverá
ser apresentado ao mercado apenas em junho.
Segundo o jornal Meio & Mensagem,
especializado no mercado publicitário, por conta de alguns ajustes finais na
parte operacional, a companhia teve de adiar o prazo de entrega.
Os relatórios do GfK, que tem apoio de SBT,
Record, RedeTV e Band, irão mapear o consumo televisivo em 15 praças do país.
O instituto alemão tem tido alguns problemas
para instalar seu aparelho que coletam os dados nas residências, conforme já
noticiado anteriormente pelo NaTelinha.
Homens armados de algumas comunidades no Rio
de Janeiro e de São Paulo impediram que funcionários entrassem nas casas
selecionadas para instalar os peoplemeters. Concorrente do Ibope, o GfK
retomará em breve as instalações.
A decisão de adiar o lançamento foi tomada
porque a empresa considera essencial a presença dessas residências na medição,
para o painel de audiência ficar balanceado de acordo com o levantamento
socioeconômico realizado em 2014.
Fonte: Na Telinha
Christiane
Torloni tem ataque de estrelismo
Christiane Torloni, 58, participou de uma
gravação do programa ’Estrelas’, apresentado por Angélica na Rede Globo.
Segundo o colunista Leo Dias, do jornal ‘O Dia’, a atriz teria dado trabalho à
equipe da atração na última quarta-feira (29).
Além de chegar para a gravação com duas horas
de atraso, Christiane Torloni deu ataques de estrelismo e maltratou os
profissionais da produção que a aguardavam no local.
De mau humor, a atriz que vive a Inês de
’Alto Astral’ também se recusou a tirar fotos com alguns fãs que a aguardavam
na entrada do estúdio e saiu do local arrancando com a sua Mercedes-Benz.
Fonte: Yahoo
As
celebridades mais aceitas para comerciais
Em uma pesquisa inédita realizada pelo Ibope
durante o mês de março, foi perguntado para o público quais são as celebridades
que mais confia para indicar produtos em comerciais.
Segundo a revista Veja, a pesquisa
entrevistou 6 mil pessoas de todos os sexos, que moram em regiões
metropolitanas de todo o Brasil e têm entre 16 e 69 anos. A celebridade mais
confiável para indicar produtos é a recém-aposentada modelo Gisele Bündchen,
que conseguiu uma média de 84,33.
Em segundo lugar aparece o jogador do
Barcelona e da Seleção Brasileira de Futebol, Neymar, que atingiu média de
82,45. Em terceiro, sendo o primeiro entre apresentadores de televisão, aparece
o dono do SBT, Silvio Santos, que recebeu média de 82,35. Em quarto lugar está
Rodrigo Faro, apresentador da Record, que teve uma média de 81,99.
Vale ressaltar que Gisele, Neymar e Rodrigo
são três dos mais queridos pelo mercado publicitário para estrelar campanhas.
Isso pode explicar os desempenhos excelentes. Já Silvio Santos, em outra
pesquisa do Ibope, foi considerado a pessoa mais amada do Brasil, o que explica
a confiança nele.
Fonte: na Telinha
Paulo
Betti foi xingado por causa de Téo Pereira
Neste domingo (03), Paulo Betti foi às redes
sociais e disparou contra o antropólogo Roberto DaMatta.
Segundo o jornal Extra, o ator, que se
orgulhava pelo fato de não ter sido ofendido enquanto interpretava o
homossexual Téo Pereira na novela "Império", da Globo, agora revelou
em entrevista a uma rádio que houve uma exceção.
A entrevista repercutiu e Betti decidiu se
pronunciar na rede social.
“Fui agredido sim, verbalmente e com muita
violência, por Roberto DaMatta, que na frente da própria esposa, me falou
barbaridades contra personagens gays em novelas, não direi as palavras
pronunciadas em respeito aos meus amigos do Facebook”, escreveu ele.
Leia a crítica na íntegra:
"Amigos,
relutei em escrever aqui o que aconteceu comigo, mas como envolve pessoa
pública, achei que seria relevante : perguntado por uma ouvinte num programa da
MPB fm, se fui agredido por ter feito o personagem gay Teo Pereira, na novela
Imperio, de Aguinaldo Silva, eu já me preparava pra responder que não, tal a
quantidade de carinho que recebo pelas ruas, quando me lembrei de um fato
recente e não pude mentir pra ouvinte que me perguntou e para os ouvintes e
disse no ar: fui agredido sim, verbalmente e com muita violencia, pelo famoso
sociólogo Roberto da Mata, professor e escritor, que na frente da própria
esposa, me falou barbaridades contra personagens gays em novelas, não direi as
palavras pronunciadas em respeito aos meus amigos do facebook, mas faço esse
breve depoimento em nome da verdade e do respeito que os gays merecem. Contra a
homofobia e sabendo mais sobre Roberto da Mata".
"Império" chegou ao fim no início
de março com grande audiência e entregou o horário para "Babilônia",
que derrubou tudo e está passando por uma profunda reforma para tentar se
reerguer.
Fonte: Na Telinha
Marlon
e Marquezine: sem tempo para o amor
Modelo masculino número 1 do mundo, o
catarinense Marlon Teixeira é homenageado em 80 páginas da revista Made in
Brazil. A capa é assinada pelo icônico fotógrafo americano Bruce Weber. A
publicação será lançada com apenas mil cópias, para colecionadores, e será
vendida em bancas de Nova York, Miami e Europa. “Fico muito feliz, porque esse
reconhecimento mostra que estou fazendo bem o que faço há sete anos. Saí de
casa aos 16 anos e cheguei em Paris com 200 euros no bolso, dois moletons e um
jeans na mala. Foi zero fácil, e sou muito grato a tudo. É uma realização
profissional, mas não gosto nem de destacar um só trabalho, pois acredito que
um leva a outro. Sou pé no chão”, diz ele.
E mesmo com toda essa fama mundial, Marlon
continua sendo um garotão bem simples, de sorriso fácil, caseiro, e, garante,
tem apenas uma ambição na vida: formar uma família. “Nunca quis ter uma casa
gigante, um monte de carros, essas coisas. Aliás, depois que comprei meu
apartamento, só gasto meu dinheiro com comida e surfe. Mais nada. O que eu
quero, e sempre quis, é ter uma família, com direito ao pacote completo, com
criançada, cachorro... não só uma grande história de amor. Não acho que seja um
desejo romântico, é um desejo de vida. Eu quero ter uma vida tranquila. E a
vida de glamour, com o mundo a seus pés, não é muito tranquila...”, diz ele,
que, assim como Gisele Bündchen fez recentemente, também pretende se aposentar
jovem. “Assim seja. Mas como a própria Gisele me falou uma vez, não podemos
nunca nos comparar a ninguém, e quem sou eu para me comparar a Gisele Bündchen.
Só espero que, aos meus 34, esteja de boa, curtindo a praia com a minha
família”.
Claro que ele deve ter uma pretendente. Bruna
Marquezine, com quem foi visto no fim do ano passado e no início deste? Ele ri.
“Estou solteiro. Quero me apaixonar, mas minha profissão não me permite ter um
relacionamento sério nesse momento. Porque relacionamento exige rotina,
tempo... e hoje em dia não tenho tempo nem para mim, para falar a verdade.
Ninguém está solteiro por opção. E, ao mesmo tempo que falo que não tenho
tempo, eu acredito no amor, acho que ele é maior que tudo. E acredito que,
quando tem que acontecer, não importa o que você faça, ou onde esteja. O amor é
livre... Sei que sou muito novo para falar de amor, mas amei minha primeira
namorada, depois achei que não ia amar nunca mais, e amei a segunda, depois a
terceira, e vou amar a quarta ainda mais”, diz. E será que ele tem alguma
preferência? “Eu sou homem e sou novo. Quero uma mulher que me surpreenda. Pode
ser loira, morena, brava, querida, bagunceira, tudo. Não é que queira todo
mundo, porque quem quer tudo, não tem nada, mas estou aberto a ser
surpreendido”.
Fonte: Época
Após 40
capítulos, “Babilônia” finalmente começa
Lembra quando a Globo apresentou as três
protagonistas de “Babilônia” nas primeiras chamadas da novela? Um mês e meio de
história no ar (parece que foi há mais tempo!) e, hoje, uma está na cadeia,
outra está de cama, e a terceira corre atrás da verdade dos fatos. E
“Babilônia” dá os primeiros sinais de ter começado definitivamente.
Em meu primeiro texto sobre ela, escrito logo
após sua estreia, enalteci um primeiro capítulo de tirar o fôlego, fazendo
votos de que a novela se mantivesse neste ritmo. Mas, após o terceiro dia, a
trama assinada por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, foi
se diluindo num marasmo que afugentou o público e gerou uma das maiores crises
do horário nobre da Globo que se tem notícia.
Nem chamadas que prometiam “um capítulo
bombástico” pareciam despertar a audiência. Pior: chegou-se a anunciar um
capítulo eletrizante mas que, ao final das contas, nada aconteceu. Tiro no pé.
Também a revelação dos motivos do rancor de Inês (Adriana Esteves) contra
Beatriz (Glória Pires) não foram o suficiente. Ou a mudança do perfil de Alice
(Sophie Charlotte), que acabou se transformando na mocinha chorosa gata
borralheira da história.
E, de repente, nesta última semana, vimos a
trama de “Babilônia” acelerar vertiginosamente. E não foi por causa de Alice,
do casal de lésbicas idosas ou do romance juvenil entre Rafael e Laís (Chay
Suede e Luísa Arraes). A trama está, tão simplesmente, “andando”. Fluindo. E
com ótimos ganchos.
Além de ter conseguido colocar Beatriz, seu
desafeto, na cadeia, Inês já fez estourar o maior segredo da história, que unia
as duas vilãs e envolvia a terceira ponta desse triângulo de protagonistas:
Regina (Camila Pitanga) ficou sabendo que Beatriz matou seu pai.
Um amigo até comentou na Internet, durante
essa última enxurrada de capítulos nervosos: “Hoje foi ao ar o segundo capítulo
de ‘Babilônia’” – numa referência àquele eletrizante capítulo de estreia.
Essa epopeia para fazer acontecer a trama da
novela me fez lembrar um comentário do diretor Daniel Filho em seu livro “O
Circo Eletrônico” (Jorge Zahar Editor, 2001) sobre a clássica “Vale Tudo”
(1988), também de Gilberto Braga (escrita com Leonor Bassères e Aguinaldo
Silva):
“Na primeira sinopse, a filha (Fátima/Glória
Pires) vendia a casa (da mãe Raquel/Regina Duarte) por volta do capítulo 40 ou
50. Lógico que outras histórias paralelas estariam acontecendo. Mas o tema
central não deslanchava. Argumentei: 'Se a filha não vender a casa no primeiro
capítulo e a mãe ficar na miséria, a novela não atingirá seu objetivo'. Ou
seja, não deixaria claro seu tema.”
Por mais que “Babilônia” tenha espantado o público
mais conservador na primeira semana (por conta de personagens maus ou imorais,
ou por causa do beijo do casal de lésbicas), o fato é que, nas semanas
subsequentes, a história foi se esvaindo em meio a personagens pouco
carismáticos. Sem trama ou herói/vilão para torcer e se emocionar, não há
audiência que resista. Daniel já ensinava isso na década de 1980 – em que a
televisão aberta (principalmente a Globo) seguia onipresente, sem concorrência
de todo tipo, diferente de hoje.
É certo que a novela sofreu alterações
bruscas no intuito de se ajustar à audiência. Todavia, após quarenta capítulos,
muito mais do que desvio de tramas ou personalidades de personagens,
“Babilônia” apressa-se para levar ao público uma história verdadeiramente
cativante, razão de ser da audiência. E uma trama que prenda deve vir com bons
ganchos – só eles despertam no público a curiosidade em continuar seguindo
aquela história no dia seguinte. Foi assim que a telenovela se fez no Brasil.
As “cenas dos próximos capítulos” foram abolidas
das novelas lá no início dos anos 1990. Entretanto, seria interessante, neste
momento, poder antever “as emoções que nos reserva ‘Babilônia’”. Ao menos para
despertar a audiência adormecida. Desde que – realmente – tenha emoções por vir
nessa história.
Fonte: Nilson Xavier, do UOL
Novela:
uma mistura de tradição e inovação
O que uma novela precisa ter para atrair a
atenção do público? Bons diálogos, um retrato fiel da realidade, vilões e
mocinhos, comédia, drama? A questão surge em meio a baixa audiência de
"Babilônia", principal produto dramatúrgico da Globo, e também diante
de uma crítica levantada por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Em
entrevista ao "Meio & Mensagem", publicação especializada em
publicidade e mídia, o ex-diretor da emissora afirmou que a teledramaturgia da
emissora abandonou algumas características "clássicas" e "do
ponto de vista de conteúdo, ficou muito solto, experimental".
Para o novelista Alcides Nogueira (à direita
na foto), que dia 11 de maio estreia a comédia romântica "I Love
Paraisópolis", próxima trama das sete, Boni tem razão em sua análise, mas
ele também relembra o caráter "ousado" do colega: "Ele nunca
teve medo, é um criador". Na década de 70, o ex-diretor modificou a
teledramaturgia da emissora e pediu que os novelistas retratassem o cotidiano
do brasileiro. Na época, ele foi responsável pela contratação da autora Janete
Clair ("O Astro", "Véu de Noiva") e do diretor Daniel Filho
("Irmão Coragem", "Pecado Capital").
"Folhetim é básico, não dá para fugir.
Estaremos em 2065, completando 100 anos de Rede Globo, e o folhetim estará
presente", afirmou Nogueira. Por outro lado, o autor acredita que as
novelas precisam sim inovar em conteúdo, mas não podem perder os pilares que
fazem o gênero ser sucesso no Brasil, ou seja: mocinho, mocinha, vilão, uma
história de amor e um final feliz.
"Na verdade, temos que promover um
casamento entre o folhetim clássico --que é uma coisa muito nossa, o qual
telespectador conhece e o brasileiro gosta--, mas, claro, temos que ir
agregando valores novos que vão aparecendo. Não dá para ficar parado no tempo.
Hoje, há novas mídias, a moçada está com a cabeça em outro lugar... O que
funciona é a junção do clássico com as novidades que estão por aí. Claro, que
tem que ter o bom senso de equalizar os dois. É preciso saber até onde pode ir
com a novidade, onde você recua", afirma ele que será responsável por
apresentar a favela como protagonista de uma trama pela primeira vez na TV.
Parceiro de Alcides, o autor Mário Teixeira
(à esquerda na foto acima) acredita no encontro do antigo com o novo e em uma
narrativa estruturada, que contemple as características da fantasia da novela e
ao mesmo tempo traga discussões sobre dia a dia.
"Nossa novela tem muita novidade, mas se
baseia no conceito dos folhetins do século 19 [histórias que contemplam o
romance, a ficção e a prosa]. A gente quer retomar isso que ele [Boni] sente
falta As novelas procuram se adaptar ao tempo, ainda mais agora, com os
seriados americanos que estão 'bombando'. As pessoas ficam influenciadas por
aquilo. Mas a novela tem um conceito brasileiro, só o brasileiro faz e é capaz
disso', diz ele, que tem como objetivo em seu novo trabalho resgatar os valores
da comédia das sete, que tem como precursores os autores Silvio de Abreu e
Cassiano Gabus Mendes.
Teixeira, no entanto, não soube explicar a
recusa do público com "Babilônia" e a consequente mudança no roteiro
da história. "Não entendo porque 'Babilônia' teve uma baixa audiência. É
uma história bem contada, com elenco excelente, interpretações maravilhosas,
roteiro bem amarrado. É o mistério do público, a gente nunca sabe o que o povo
espera. Só tentamos intuir e fazer da melhor forma possível", conclui.
O que o povo quer - Na TV há 20 anos, o ator Dalton Vigh retorna
aos folhetins em "I Love Paraisópolis", após uma pausa de três
anos. Para ele, a fórmula que define o
sucesso de uma novela é uma incógnita, mas acredita na inovação como um
possível caminho para a sobrevivência da teledramaturgia.
"O público de televisão está mudando a
cada dia e a Rede Globo tenta trazer produtos novos para estimular as pessoas,
atrair novos telespectadores e também manter os antigos. Tem que existir uma
mudança de linguagem, até porque é um produto que está vivo e está sempre se adaptando
aos dias de hoje. Então, acho que nada mais natural que a emissora pensar em
novas formas de se fazer televisão, fazer novela", analisou.
Sobre "Babilônia", o ator também
defendeu os temas abordados, o enredo e mostrou perplexidade: "Não sei o
que o povo quer! Estava achando o máximo", lamentou.
Independente da linguagem e do formato, a
veterana Françoise Forton, que estreou na TV em 1969, citou o carisma que a
novela precisa despertar no público, seja a história mais água com açúcar ou
mais reflexiva. "A novela precisa pegar, porque se isso não acontece não
tem como segurar Ibope, não segura os capítulos. A gente pode ser moderno
atual, sem perder a regra do folhetim", concluiu.
Fonte: UOL
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