10 de abril de 2015

News TV, por Marcos Silvério - 10 Abr



> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


"Verdades Secretas" é esticada em quase 20 capítulos


 A nova novela das 23h da Globo, "Verdades Secretas", nem estreou e já foi esticada. Com informações da colunista Patrícia Kogut.

O folhetim de Walcyr Carrasco, que teria aproximadamente 50 capítulos, agora vai contar com quase 70. Todo o elenco já recebeu boa parte da trama, mas eles são orientados a não darem muitas informações à imprensa.

A novela será ambientada em São Paulo e as externas em pontos da capital paulista já começaram. A trama terá nomes consagrados como Eva Wilma, que será uma viúva falida e alcoólatra com uma pitada de humor, Deborah Secco, Rodrigo Lombardi, dentre outros.

"Verdades Secretas" estreia em junho e é a primeira inédita na faixa das 23h. Desde 2011, a Globo exibiu "O Astro", "Gabriela", "Saramandaia" e "O Rebu".


Gravações - começaram nesta terça (07) as gravações de "Verdades Secretas", nova novela das 23h da Globo, escrita por Walcyr Carrasco.

Ontem, o núcleo da agência de modelos gravou na casa noturna D-Edge, na Barra Funda, em São Paulo.

Segundo informações do colunista Flávio Ricco, estavam presentes os atores Rainer Cadete, Grazi Massafera, Camila Queiroz, Rodrigo Lombardi e Yasmin Brunet. Reynaldo Gianecchini também faz parte deste núcleo, mas ainda não está gravando.

Os trabalhos de "Verdades Secretas" estão bem no começo, mas o autor Walcyr Carrasco está disparado. Ele já escreveu mais da metade da novela.

Talvez por conta do que já se viu, a direção da Globo esticou o folhetim antes mesmo da estreia. Passou de 50 para quase 70 capítulos.

Fonte: Na Telinha



'Babilônia': beijos entre Teresa e Estela são cortados


As mudanças na sinopse da novela "Babilônia" não param. A primeira alteração envolveu Alice (Sophie Charlotte) que não vai mais se prostituir. Depois, a trama da Rede Globo teve o seu logotipo alterado do vermelho para o branco após uma campanha religiosa contra o folhetim de Gilberto Braga. Agora, Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg não vão mais trocar carinhos em cena, afirma o colunista de TV Daniel Castro.

Segundo o jornalista, a baixa audiência do folhetim das nove tem influenciado tais decisões da direção da emissora carioca. Além disso, a relação homossexual entre as octagenárias Teresa e Estela, que se beijaram logo no capítulo de estreia, foi rejeitada por telespectadores participantes de um grupo de pesquisas. Eles gostam das personagens, mas não querem ver as atrizes trocando carícias no folhetim.

"As personagens foram totalmente aceitas nos grupos de discussão. São positivas, têm bom caráter. As mulheres ouvidas dizem que elas souberam criar muito bem o filho, Rafael (Chay Suede). Mas as espectadores rejeitam manifestações de carinho físico. Carinho verbal elas aprovam. Então, vamos evitar os contatos físicos entre as duas personagem daqui pra frente. A trama não muda. Não há rejeição a elas nem à temática", disse Ricardo Linhares, um dos autores da novela.

Atrizes vão se casar na história - Em cena prevista para ir ao ar no próximo dia 25, Teresa e Estela vão oficializar a união diante de uma juíza. De acordo com o colunista, a sequência ainda será gravada. No roteiro original, as mães de criação de Rafael trocariam um abraço e um selinho. O beijinho na boca está praticamente descartado.

Após a união, as idosas ficarão aproximadamente dez capítulos fora da história. Isso vai ocorrer depois que Teresa perder o filho, Lauro (Dennis Carvalho), de quem ficou afastada por três décadas, ao trocar o marido, Ubaldo, por Estela. Esse sumiço, contudo, já estava previsto na sinopse original.

Fernanda Montenegro criticou rejeição ao beijo lésbico - Logo após a estreia de "Babilônia", uma nota de repúdio a Fernanda e Nathalia foi encabeçada pelo deputado João Campos (PSDB-GO). Segundo ele, a trama "contrariou costumes, usos e tradições". Em entrevista, a intérprete de Teresa criticou o manifesto.

"A situação toda está muito radicalizada na política, no comportamento. Tudo está muito extremado, e as coisas estão se radicalizando de uma forma muito desesperada. A reação ao beijo é moral, e a cena é julgada com a verdade divina, absoluta. Todos têm o direito de se posicionar. O problema é a radicalização desse pensar e no que ele pode se transformar. Não pertenço aos exércitos que estão se formando por aí. Não precisamos desses exércitos. É uma caça às bruxas o que estão propondo, de todos os lados", disse Fernanda.

Fonte: MSN


Aguinaldo Silva detona novela de Walcyr Carrasco


Não é de hoje que o autor de novelas Aguinaldo Silva tem a língua solta e não poupa farpas em seus comentários ácidos nas redes sociais e em seu blog. Pois o clima voltou a esquentar mais uma vez entre ele e o novelista Walcyr Carrasco, com quem já havia se estranhado no ano passado. Desta vez, Aguinaldo escreveu, com todas as letras, em sua página, que a novela Amor à Vida (2013), escrita por Walcyr, foi uma "b....".

Walcyr ficou enfurecido e ameaçou usar as redes sociais para responder, mas foi aconselhado a não fazer para não prejudicar a imagem de pacifista que está cultivando para o lançamento da série de livros sobre Jesus.

Walcyr não respondeu diretamente a Aguinaldo, mas já reclamou com a Globo sobre o achincalhamento que seu desafeto fez sobre a sua novela nas redes sociais. As informações são do colunista Leo Dias, do jornal O Dia.

Em 2014, Aguinaldo acusou o colega de plagiar sua novela Fina Estampa (2011) — os autores passaram meses disputando para ver quem inventou primeiro a história da mãe pobre explorada pelo filho ambicioso, mostrada no mesmo ano em Morde & Assopra, de Walcyr.

Na época, a coisa se transformou em guerra a ponto de Walcyr ameaçar sair da Globo. A emissora se meteu e as coisas se acalmaram, até a semana passada.

Fonte: Diário Gaúcho



Coautora de "Lado a Lado" prepara novela de época


Coautora da novela "Lado a Lado" (2012), Cláudia Lage está preparando uma nova trama para a Globo. E de época. Com informações da colunista Patrícia Kogut.

Lage vai abordar o Movimento Sufragista no início do século XX. A protagonista será uma médica, profissão que era pouco comum entre as mulheres daqueles tempos. Ela ainda trabalha na sinopse.

Em parceria com João Ximenes Braga (atualmente escrevendo "Babilônia" com Gilberto Braga e Ricardo Linhares), Cláudia Lage conquistou o prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela em 2013 com "Lado a Lado".

A trama teve no elenco nomes como Camila Pitanga, Marjorie Estiano, Lázaro Ramos, Alessandra Negrini, Patrícia Pillar, dentre outros.

Fonte: Na Telinha



Record aprova sinopse de nova novela bíblica


 A Record não pretende parar de investir em produções bíblicas.

Após os resultados de seus seriados semanais e agora com a novela "Os Dez Mandamentos", o canal acaba de aprovar um novo folhetim do gênero. Com informações do colunista Flávio Ricco.

Seguindo até mesmo uma ordem cronológica, a Record vai apresentar em 2016 "Josué e a Terra Prometida", que acontece após a morte de Moisés e Josué tem a missão de levar seu povo até Canaã, a terra prometida, como é conhecida.

"Escrava Mãe", que será produzida pela Casablanca, estreia no segundo semestre e "Josué" só começaria entre abril e junho do ano que vem.

E assim como a novela em cartaz, ela terá no máximo 150 capítulos, o que a emissora considera ideal.

Fonte: Na Telinha


SBT grava mais um "Troféu Imprensa"


A tarde desta quinta-feira (09) foi movimentada nos corredores do SBT.

Isso porque foi dia da gravação da 57ª edição do "Troféu Imprensa", tradicional premiação comandada por Silvio Santos.

Vários artistas estiveram presentes no especial, como Eliana, Marília Gabriela, Patrícia Abravanel, Paula Fernandes, Gusttavo Lima e Luan Santana. Outras emissoras também liberaram artistas para receberem troféus de anos anteriores.

A Record liberou Rodrigo Faro, a Band autorizou humoristas do "Pânico" a marcarem presença e a Globo surpreendeu ao liberar dois nomes importantes de sua dramaturgia: Mariana Ximenes, que levou a sua avó ao evento e recebeu o troféu de melhor atriz por "Passione" (2010), e Marcos Caruso, que foi eleito melhor ator por "Páginas da Vida" (2006).

Vale lembrar que Silvio Santos só entrega as estatuetas para quem vai buscar no especial. Como muitos não conseguem liberação de suas emissoras, os troféus são guardados no SBT por anos até, como foi o caso de Caruso, que conseguiu ir buscar o seu quase 10 anos após a vitória.

Troféu Imprensa - A premiação foi criada em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes (falecido em 2007), que na época se reunia com outros jornalistas dos principais veículos da cidade no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Eles apenas votavam e os ganhadores ficavam sabendo através da divulgação feita pelos jornais. Ainda não existia a estatueta.

Em 1970, Plácido Manaia Nunes cedeu os direitos ao apresentador Silvio Santos, que instituiu o troféu em forma de Oscar e deu novo formato à premiação.

O "Troféu Imprensa 2015" vai ao ar neste domingo (12), a partir das 20h30, no SBT.

Fonte: na Telinha


"Babilônia": Filho de Teresa morre em seus braços


 No capítulo de "Babilônia" que vai ao ar no dia 28, Teresa (Fernanda Montenegro) descobre que seu filho está doente. Lauro (Dennis Carvalho) passa mal na frente da mãe, mas se recusa a ir ao hospital.

A advogada insiste para que ele conte o que está acontecendo.

Lauro revela que precisa implantar um marca-passo, mas a cirurgia foi marcada para a véspera do casamento da mãe, logo, ele não poderia comparecer à cerimonia.

Teresa fica chocada e demonstra bastante preocupação. Ela decide acompanhar o médico à Itália, alugando um jato. "Eu tenho dinheiro pra isso. E se não tivesse, dava um jeito!", diz a senhora. Os dois começam a fazer as malas e Lauro passa mal.

Caído no chão, ele se declara para a mãe em uma cena emocionante. "Eu sei que eu não vou resistir", diz. Teresa implora: "Não diz isso!". "Não dá mais tempo. Mas pelo menos você me perdoou, mãe… eu te amo…", suplica Lauro.

Ela também diz que o ama e ele pronuncia sua última frase: "Eu vou morrer em paz". Logo em seguida, após um suspiro, Lauro morre nos braços da mãe, deixando-a aflita.

"Babilônia" vai ao ar logo após o "Jornal Nacional".

Em tempo - Lauro não via a mãe há mais de 30 anos. Na época, ele rejeitou Teresa ao descobrir a relação homossexual dela com Estela (Nathalia Timberg).

Fonte: Na Telinha


"BBB15": mais audiência e menos anunciantes


O "Big Brother Brasil 15" chegou ao fim na última terça-feira (07) invertendo algo que vinha acontecendo nos últimos anos.

Segundo a coluna Outro Canal, a décima quinta temporada do reality teve mais audiência e menos anunciantes que as edições passadas.

O "BBB15" alcançou média geral de 22 pontos na Grande SP, um ponto a mais que o "BBB14". Porém, as ações dentro do confinamento caíram pela metade.

De acordo com a Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais para o mercado, seis marcas estiveram presentes em provas e festas patrocinadas dentro da casa, ante 12 que apostaram no "BBB14".

De 20 de janeiro a 29 de março, o "BBB15" exibiu 97 ações integradas de merchandising, que são aquelas em que os participantes aparecem manipulando produtos ou quando as marcas são citadas em atividades. No mesmo período, o "BBB14" teve 137.

A temporada foi vencida por Cézar Lima, que obteve 65% dos votos na final contra Amanda e faturou o prêmio de R$ 1,5 milhão.

Fonte: Na Telinha


"Cheias de Charme" irá virar filme


Sucesso no horário das 19h da Globo em 2012, a novela "Cheias de Charme" finalmente vai virar um filme a ser produzido este ano.

Segundo a revista Veja, depois de quase um ano e meio de atraso por parte da Ancine (Agência Nacional de Cinema), a entidade autorizou a captação de 8,4 milhões de reais para a produção do longa-metragem, que terá como protagonistas as "Empreguetes", que fizeram muito sucesso dentro e fora das telinhas, interpretadas por Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond.

A direção do longa será de José Henrique Fonseca, que fazia parte da equipe da trama, e o elenco principal o mesmo da novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, que deverão assinar o roteiro da produção.

"Cheias de Charme" foi o maior sucesso recente da faixa das 19h, onde fechou com média geral de 30 pontos de audiência. Além disso, suas músicas e personagens caíram no gosto popular na época.

Só para se ter uma ideia, a música "Vida de Empreguete", lançada exclusivamente no site da trama, chegou a ter cerca de 10 milhões de visualizações em menos de 15 dias, algo bem considerável até hoje.

Fonte: Na Telinha


TV nordestina promete novela da Televisa


A Rede Meio Norte, rede independente de televisão sediada em Teresina, capital do estado do Piauí, está prometendo exibir uma novela mexicana em sua programação.

Trata-se de "Triunfo do Amor", produzida pela Televisa entre 2010 e 2011, que tem como protagonista a atriz e ex-RBD Maite Perroni, uma das intérpretes mexicanas mais conhecidas aqui no Brasil.

A emissora promete passar a novela a partir da próxima segunda (13), no horário da tarde, às 16h15. Porém, esta exibição é ilegal.

"Triunfo do Amor" é da Televisa, que recentemente fechou um novo acordo de cinco anos com o SBT, sendo a emissora de Silvio Santos a única que pode exibir a trama em todo o Brasil.

Ainda não se sabe como a Rede Meio Norte adquiriu o material. A reportagem do NaTelinha contatou o canal piauiense, que apenas confirmou a exibição do folhetim.

Já a assessoria do SBT avisou: "Essa novela é da Televisa e a TV Meio Norte não pode exibir a novela porque o SBT tem exclusividade sobre o conteúdo mexicano em todo território brasileiro. A Televisa já intimou a TV Meio Norte a parar de promover a novela".

"Triunfo do Amor" é um remake da novela venezuelana "Cristal", que teve uma versão produzida pelo SBT em 2006, sem grande sucesso.

A história mexicana é protagonizada por Maite Perroni e William Levy, os mesmos da bem sucedida "Cuidado com o Anjo", e tem em seu elenco outros nomes conhecidos no Brasil, como Victoria Ruffo (protagonista de "A Madrasta"), Dominika Paleta (uma das vilãs de "A Usurpadora"), Guillermo García Cantú (de "A Madrasta") e Daniela Romo (de "Sortilégio").

Fonte: Na Telinha


Betty Faria substitui Marília Pêra em peça após confusão


Betty Faria foi chamada às pressas para atuar no espetáculo "A Atriz" no lugar de Marília Pêra. A peça anunciada para entrar em cartaz no Teatro do Leblon, no Rio, tinha Marília como protagonista, mas a veternana, escolhida para ser tema da Mocidade no Carnaval de 2015, deixou a produção após fazer uma lista de exigências, segundo informou o jornal "O Dia" desta sexta-feira (10).

Marília teria feito uma série de pedidos, que acabou desestruturando a produção. Ainda de acordo com o jornal, reclamações frequentes sobre o figurino e até exigências sobre a direção foram feitas.

A atriz queria que seus vestidos fossem assinados pela marca Dolce & Gabbana e exigiu sapatos da grife francesa Repetto. Considerada a dama do teatro brasileiro, a produtora, diretora e atriz, Bibi Ferreira, que assina a direção da peça e também é responsável pela produção, teve o afastamento provocado por Pêra. O diretor José Possi Neto substituiu Bibi.

Atriz pede afastamento de elenco, e depois deixa produção - O jornal também afirmou que Marília - afastada da TV desde "Pé na Cova", seriado de Miguel Falabella, de quem a atriz é amigo-, mandou trocar o estofado do sofá em que se sentaria porque o primeiro era escorregadio demais. Na lista das mudanças, a atriz ainda quis a saída de parte do elenco, menos de sua irmã, Sandra Pêra, e seu filho, Ricardo Graça Melo. Maurício Shermann, convidado para integrar o casting, teria ficado tão assustado com as confusões que pediu para sair e se despediu dos colegas na quarta-feira (8).

O imblóglio causou tanto desconforto que foi a vez de a atriz se afastar da produção. A peça que incialmente iria estrear no dia 18 de abril, será protagonizada por Betty Faria, atriz que viveu Madalena na novela das seis "Boogie Oogie", da Globo.

"A Atriz" é do inglês Peter Quilter, e foi traduzida por Marília Pêra, com produção da empresa Montenegro e Raman, responsável também pela montagem. Procurada pelo jornal, a produtora apenas confirmou a substituição das atrizes no papel principal. O dono da produtora Marcos Montenegro teria investido mais de R$ 200 mil no espetáculo, que também ganhou patrocínio da estatal Eletrobrás, de R$ 600 mil.

Miguel Falabella fala sobre Marília: 'É como jogar com o Messi' - Quando foi ao "Programa do Jô", em outubro do ano passado, Miguel Falabella foi só elogios ao falar da veterana, com quem contracenou em "Pé na Cova". No seriado, ela viveu uma maquiadora de defuntos, e até contou que, na vida real, maquiou a prória mãe no caixão: "É como entrar em um jogo com Messi", disse ele. Na atração, Miguel também se emocionou ao falar do colega José Wilker, que morreu em abril de 2014.

Fonte: MSN



Marina Ruy Barbosa desmente uso de silicone


Marina Ruy Barbosa, 19, chamou a atenção no lançamento da série “Amorteamo” que aconteceu nesta quarta-feira (8) no Rio de Janeiro. Com um decote generoso, a atriz aproveitou a ocasião e desmentiu que turbinou os seios.

“Pode apertar e ver que são meus”, afirmou ela. “Operei apêndice na semana retrasada, mas estou ótima”, acrescentou a ruiva para o portal “Gshow”.

Com relação a sua próxima personagem na TV, a sombria Malvina, a global contou que gravou a obra com uma peruca preta e lentes de contato. “Tive que usar peruca porque quando começamos a gravar eu ainda estava gravando ‘Império’. Depois que a novela acabou, acharam melhor continuar com a peruca por causa da continuidade. A Malvina usa duas perucas, cada uma para uma fase. Foi bem interessante mudar de visual”, contou.

Na trama que estreia em maio, a personagem se joga da ponte da cidade e morre afogada após ser abandonada do altar. “Para mim, isso está sendo muito importante. Me fez sair da zona de conforto. Não esperava fazer algo tão diferente. Em uma novela eu peguei fogo, na outra eu morri e agora, se pensam em noiva que dá errado, pensam logo em mim", disse.

Fonte: Yahoo


Ex-BBB Amanda não descarta posar nua


 A ex-BBB Amanda não ganhou o prêmio máximo do "BBB15", mas poderá faturar uma boa grana posando nua.

Em entrevista ao jornal Extra desta sexta-feira (10), Amanda comentou sobre o relacionamento que teve com Fernando no confinamento: "Acho que ainda não é o momento de termos uma conversa, nem nos encontramos direito nestes dias. Mas, claro, que precisamos acertar algumas coisas. Eu em São Paulo, ele no Rio. Gosto de estar com a pessoa e já tive uma relação assim que não deu certo".

Amanda, que foi uma das mais belas da última edição, falou sobre a possibilidade de posar pelada: "Nunca tive pudor com o corpo e acho lindo o nu feminino. Se for uma proposta bacana, não vejo porque não fazer".

A paulista teve um grande relacionamento com Fernando após Aline ser eliminada. Ela ficou em segundo lugar e perdeu o prêmio maior para Cézar.

Fonte: Na Telinha


Mico! Luciano Huck rasga calça em aeroporto dos EUA


O apresentador Luciano Huck, 43, passou por um apuro daqueles no final da sua viagem para o exterior. Nas redes sociais, o global contou que rasgou a calça em pleno aeroporto dos Estados Unidos.

O artista explicou que correu para não perder o voo de volta para o Brasil e que teve que remendar a roupa com fita adesiva para não mostrar demais. “A pessoa passa três dias em Boston gravando feito um alucinado. Excelentes matérias, diga-se de passagem. Louco para voltar para casa, corre para o aeroporto com os minutos contados para não perder o voo. Chega a tempo. Embarca a mala. Corre para o portão de embarque e… descobre que está com a bunda de fora [risos]. A calça rasgou feito papel. Sorte que na mochila tinha um silvertape. A pessoa se tranca no banheiro do aeroporto e faz um remendo. A retaguarda não está mais à mostra para todos os passageiros no saguão, mas a depilação está brava [risos]”, postou ele no Instagram junto com uma foto da calça em questão.

Em Boston, Luciano Huck entrevistou o jogador de futebol Tom Brady, 37. Na web, o apresentador elogiou o esportista que é marido de Gisele Bündchen, 34. “Papo incrível com o maior astro do futebol americano”, escreveu o global.


Fonte: Yahoo


Maitê Proença revela os segredos da idade


Maitê Proença é uma das mulheres mais bonitas da televisão brasileira. Aos 57 anos, a atriz revela que não tem medo da velhice, ao contrário da sua personagem na novela Alto Astral, a ex-miss Kitty, que, além de ambiciosa, tem mania de querer aparentar ser mais jovem do que realmente é. Para Maitê, o que importa é viver de bem com a vida e sem a responsabilidade de ‘seduzir o mundo’.

"Os 50 são os novos 30. Há vantagens em ter 50? Sim. Há desvantagens? Também. Ninguém gosta de ver o corpo mudando, ficando mais mole, ter que malhar três vezes mais do que antes. Mas se você tiver saúde, você ganha certo distanciamento das coisas. Aos 30 anos a gente faz muito esforço para agradar aos outros. Você precisa seduzir o mundo. Aos 50 nem tanto, então sobra tempo para o que realmente importa. Então viva seus 50", recomenda a atriz.

Maitê Proença aponta alguns segredos para amadurecer e lidar com a passagem do tempo com sabedoria. Uma delas é conhecer o próprio corpo. "Desde cedo estudei muito nutrição, então entendo de alimentação, e sei o que faz bem pra mim. Desde a adolescência eu fiz todas as experiências alimentares que se possa imaginar. Já fiquei cinco dias sem comer, já passei dez dias comendo só arroz integral, já fui vegetariana radical, e eu sei como meu corpo responde e o motivo", revela.

Para ela, o importante também é o equilíbrio. Não é preciso fazer dietas rigorosas e pode-se comer de tudo, mas sem exageros. Além disso, manter a mente em constante criação é fundamental. "Ser criativo é a única coisa que te tira do tédio e da mesmice. A gente fica se repetindo, fazendo o que sabemos fazer melhor e temos uma sensação de que estamos produzindo muito. Mas uma hora você se sente frustrado. Você sabe que não está criando nada".

Fonte: gshow.com


2015 será ano de crise na TV aberta


O momento de instabilidade que ronda o mercado brasileiro afeta diretamente as emissoras de televisão aberta.

Com capital essencialmente nacional, nenhuma rede se arrisca a dispor dinheiro em produções, temendo não ter retorno no investimento efetuado.

Nessa linha, a Record demite 300 funcionários que atuavam na novela "Vitória", o SBT enlata ainda mais sua grade e trava novas contratações e projetos, enquanto a Band começa um movimento que deverá se tornar comum na TV nos próximos meses (para não dizer anos): extinguiu o programa “Agora é Tarde”.

Muitos fatores levam à extinção do programa, entre eles custo elevado, disputa pelo formato com o humorista Danilo Gentili e a audiência do produto que, embora tenha aumentado substancialmente nos últimos tempos, segue abaixo do que Gentili apresentava no canal.

Rafinha Bastos, bem mais comportado que em outros tempos, soube levar o programa com certa qualidade, o que o credenciou a apresentador, algo que despertava dúvidas devido a seu estilo irreverente e politicamente incorreto.

Há rumores de que Danilo não vive mar de rosas em sua passagem pelo SBT. Muitas discussões entre apresentador e emissora que, até pouco tempo, faziam juras de amor.

O fato é que a crise está aí, as emissoras novamente têm que lidar com ela e mostrar que são maduras e capazes de enfrentar as mais diferentes adversidades.

“Enlatar” a grade, extinguir produtos e empurrar projetos para os anos seguintes são a tônica da televisão brasileira em 2015 e temos de nos acostumar com isso. A época de vacas gordas (embora nem tenham sido assim tão gordas para o telespectador) foi-se há algum tempo e uma longa temporada de estiagem já está em pleno curso.

A TV Globo, que faturou 6 Records e 12 SBTs no ano que passou, também deve sentir o peso da crise, embora tenha mais receio de outra crise: a de audiência.

Se financeiramente a emissora dos Marinho abocanha quase 70% de toda a verba destinada às mídias, quando o quesito é audiência a coisa muda de figura. Com as novelas das 18h e 19h passando por um período de baixa e a das 21h atingindo números impensáveis tempos atrás (chegou a 26 pontos na sexta-feira e 23 no sábado), até o "Jornal Nacional" sofre para conseguir números expressivos.

Aliado à queda da gigante carioca, SBT, com "Carrossel" e Record, com sua primeira novela bíblica "Os Dez Mandamentos", apresentam sensíveis aumentos em seus índices, o que deve ter deixado os diretores da TV carioca de cabelo em pé.

Polêmicas à parte, 2015 será um ano dolorido para a Globo, assim como para todas as outras. A diferença são alguns bilhões de reais a mais que entram nos cofres da emissora dos Marinho.

Bilhões que insistem em não seguir as tendências de migração do público e que, há muito, causam estranheza por conta disso.

Fonte: Na Telinha


Como a Globo transformou a novela no Brasil

A TV Globo foi inaugurada em 1965 e suas primeiras novelas (as exibidas naquele ano) ainda não tinham "uma cara", já que a emissora herdara o aparato (técnico e humano) da TV Paulista, que havia recém comprado. No ano seguinte, 1966, com a contratação da cubana Glória Magadan, para chefiar o setor de novelas, as primeiras produções próprias deixaram sua marca: histórias rocambolescas, em países distantes, com personagens maniqueístas e nada a ver com a realidade brasileira.


Nos anos 60: "Eu Compro Esta Mulher", "O Sheik de Agadir" (foto), "A Sombra de Rebeca", "A Rainha Louca", "O Homem Proibido", "Sangue e Areia", "Rosa Rebelde", "A Ponte dos Suspiros"

Com a saída de Magadan, em 1969, a Globo deu seu primeiro passo para a nacionalização do gênero, um movimento iniciado na TV Tupi. Com "Irmãos Coragem", em 1970, escrita por Janete Clair, a emissora conquistou, pela primeira vez, a audiência nacional. A partir de então, a telenovela brasileira ganhou o impulso necessário para que se distinguisse daquelas produzidas pelos demais países latino-americanos. Com o chamado "padrão Globo de qualidade", profissionalizou-se e industrializou-se --ainda que as TVs Excelsior e Tupi, na década anterior, já tivessem alcançado um alto grau de profissionalismo com suas produções.

Mas a Globo foi a emissora que melhor soube investir no gênero, impulsionado pela grade horizontal (a mesma atração no mesmo horário, diariamente), em horário nobre (de maior audiência desde sempre), que priorizava o sanduíche noticiário + novela (novela das 6 + jornal local + novela das 7 + jornal nacional + novela das 8, hoje 9. Assim, criou no brasileiro o hábito de manter a TV ligada, a partir do início da noite, nela, na Globo.


ANOS 70: "Véu de Noiva", "Irmãos Coragem", "Selva de Pedra", "O Bem Amado", "O Espigão", "Escalada", "Gabriela", "Pecado Capital", "Anjo Mau", "Estúpido Cupido", "Saramandaia", "Escrava Isaura", "Locomotivas", "O Astro", "Dancin' Days", "A Sucessora", "Pai Herói"

E também por seu invejável banco de talentos - ou "star system". Com o fim da Excelsior (em 1970), a Globo abocanhou parte daqueles profissionais. Além disso, com o Regime Militar, dramaturgos cerceados em seu trabalho no teatro migraram para a TV, nomes como Dias Gomes, Lauro César Muniz, Jorge Andrade, Bráulio Pedroso. Com qualidade de texto e dinheiro investido em produção, foi a vez dos atores de teatro ou cinema, que até então tinham preconceito com o gênero, também sucumbirem aos apelos da televisão.

Como uma coisa puxa a outra, o cenário musical também mudou com as novelas. Se até a década de 1960, cantores e compositores torciam o nariz para algo tão "popular", foi com a Som Livre que todos passaram a disputar um espaço, ou melhor, uma música na novela das oito (desde sempre a de maior repercussão).



ANOS 80: "Água Viva", "Baila Comigo", "Guerra dos Sexos", "Vereda Tropical", "A Gata Comeu", "Roque Santeiro", "Ti-ti-ti", "Cambalacho", "Roda de Fogo", "Brega e Chique", "Vale Tudo", "Bebê a Bordo", "O Salvador da Pátria", "Que Rei Sou Eu?", "Tieta", "Top Model"

Enquanto a Globo investia mais e mais em suas novelas, sua principal concorrente na década de 1970, a TV Tupi, tinha que lidar com a crise financeira que se alastrava na emissora e que culminou com seu fechamento, em 1980. Com o fim da Tupi, o padrão Globo estabelecido e reconhecido (inclusive lá fora, com a exportação de novelas), a "Vênus Platinada" seguiu pela década de 1980 praticamente sozinha, líder em audiência, sem concorrência, já que as demais emissoras tinham pouca repercussão com suas novelas.


ANOS 90: "Rainha da Sucata", "Barriga de Aluguel", "Vamp", "Pedra Sobre Pedra", "Mulheres de Areia", "Renascer", "A Viagem", "Quatro por Quatro", "A Próxima Vítima", "O Rei do Gado", "A Indomada", "Por Amor", "Terra Nostra"

Em 1995, a Globo inaugurou o Projac, seu centro de produção, o segundo maior da América Latina (perde apenas para os estúdios da TV Azteca, do México). Desde então, em vinte anos, várias cidades cenográficas de novelas, séries e minisséries foram lá construídas, mais centros de produção de cenários e figurinos. Uma verdadeira "Hollywood Brasileira", ou "fábrica de sonhos", o que define bem o nível de profissionalismo a que chegou o principal produto de entretenimento brasileiro. Há, pelo menos, 45 anos.


ANOS 2000/2010: "Laços de Família", "O Cravo e a Rosa", "O Clone", "Mulheres Apaixonadas", "Chocolate com Pimenta", "Celebridade", "Da Cor do Pecado", "Senhora do Destino", "Alma Gêmea", "Cobras e Lagartos", "A Favorita", "Caminho das Índias", "Caras e Bocas", "Ti-ti-ti", "Cordel Encantado", "O Astro", "Fina Estampa", "Avenida Brasil", "Cheias de Charme", "Sangue Bom", "Amor à Vida", "Meu Pedacinho de Chão"

Hoje em dia, a emissora luta para manter os mesmos patamares de outrora. Mas os tempos são outros mesmo. A televisão passa por um cenário completamente diferente de quinze anos atrás. As formas de medição de audiência não servem de parâmetro para comparação, pois não consideram as mudanças de hábito da sociedade com a popularização da TV a cabo e a internet. São concorrentes poderosos que não condizem mais com uma grade engessada. Há de se pensar nesse público para manter a sobrevivência do gênero.

Fonte: UOL


"Velozes e Furiosos 7" destrói centenas de carros


Mais de 230 automóveis foram destruídos nas filmagens de ‘Velozes & Furiosos 7’. Um número ambicioso até mesmo para uma franquia acostumada aos superlativos, afinal, o filme foi a nona maior estreia de todos os tempos nos Estados Unidos, onde arrecadou incríveis US$ 147,2 milhões em três dias – e, no Brasil, foi a maior abertura de todos os tempos, levando 2,3 milhões de pessoas aos cinemas desde que os filmes passaram a ser lançados na quinta-feira (portanto, em quatro dias).

Em entrevista ao Washington Post, o “coordenador de carros” da franquia, Dennis McCarthy, relevou que boa parte dos carros foi consumida em apenas uma cena, a da perseguição em uma estrada nas montanhas do Colorado. “Destruimos provavelmente 40 veículos só para fazer aquela cena”, disse.

McCarthy ainda acrescentou que a equipe técnica responsável pelos carros precisava ser extremamente cuidadosa para que cada veículo destruído fosse completamente inutilizado ao final das filmagens, a fim de evitar qualquer processo judicial.

No cemitério automobilístico de Velozes 7, no entanto, não jaz o Lykan Hypersport (vídeo abaixo). Embora o carrão "atravesse" prédios pelo ar no filme, só foram produzidos sete exemplares da relíquia, que custa em torno de US$ 10,9 milhões. Cada.

Fonte: MSN  
______

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br
Oferecimento:
Arte Final Gráfica (62) 3225-2847
Goiânia Hostel – Albergue – www.goianiahostel.com
-

Nenhum comentário: