9 de junho de 2014

News TV, por Marcos Silvério - 09 Jun



> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


Globo cancela "caminhão da Fátima" durante a Copa


O audacioso projeto do "caminhão da Fátima" durante a Copa do Mundo acaba de ser abortado pela Globo.

A emissora cancelou as edições itinerantes do “Encontro com Fátima Bernardes”, em que a apresentadora viajaria o país comandando seu programa de várias cidades diferentes, recebendo convidados, debatendo temas locais e acompanhando a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo.

O caminhão estreou em abril, com parada em Belo Horizonte. Foi a primeira cidade do projeto e, por enquanto, a última.

A ideia da Globo era transmitir o "Encontro" durante o Mundial próximo dos estádios-sede, mas acabou decidindo adiar o formato.

Segundo informações da coluna "Outro Canal", isso aconteceu como uma medida de segurança da emissora, temendo protestos mais violentos que podem ocorrer durante a competição.

Procurada, a Globo diz que a decisão de adiar o "caminhão da Fátima" nada tem a ver com questões de segurança, mas sim foi baseada em planejamento e logística, que não seria simples durante a Copa.

A emissora promete voltar com o caminhão em várias cidades do Brasil após a Copa do Mundo.

Fonte: Na Telinha


Record quer extinguir filmes e séries da grade


Alinhada com as tendências de comportamento do telespectador, a Record está se preparando para extinguir os espaços dedicados aos filmes e seriados de sua grade de programação.

Segundo a coluna Canal 1, a emissora tem feito uma série de estudos, que têm levado à solução de reduzir os espaços concedidos a enlatados gradativamente. A ideia é que o projeto já possa ser executado no começo do ano que vem.

Desta forma, a Record retrocede na estratégia adotada no começo deste ano, quando criou vários novos horários de séries e apostou em produções como "Once Upon a Time" e "Breaking Bad" para a faixa nobre. Nenhuma das duas rendeu boa audiência, assim como "Spartacus", nos fins do domingo, também não emplacou.

Com investimentos crescentes em programação nacional através de séries como a já gravada "Conselho Tutelar", "Plano Alto" (que começará a ser produzida neste mês), entre outras que estão no papel, espera-se reduzir a dependência de conteúdo do exterior.

Fonte: Na Telinha


Cultura promete reativar núcleo de dramaturgia


Visando um incremento maior em sua audiência, a TV Cultura deve voltar a ter um núcleo de dramaturgia próprio, segundo o atual presidente da Fundação Padre Anchieta.

Marcos Mendonça, que é hoje o número 1 da fundação pública, anunciou que o canal lançará o projeto "Teatro na Cultura". A intenção é ajudar a expandir a agenda cultural da cidade de São Paulo através da divulgação das peças em seu portal e na grade de programação, que contará com vídeos sobre os espetáculos em cartaz na cidade paulista.

Em um encontro com produtores, atores e diretores, Marcos afirmou que atualmente o espaço que a mídia dá para a divulgação de espetáculos é limitado. Além das exibições de peças estreantes, a programação apoiará outras iniciativas que estimulam a formação de público e a produção teatral.

Mendonça também prometeu reativar o Núcleo de Dramaturgia da TV Cultura, que poderá ter o retorno da série "Senta que lá vem Comédia", que foi ao ar em 2005, com exibições e produção de comédias teatrais. Ainda não há uma data exata de quando a reativação irá ocorrer, mas estima-se que será ainda este ano.

Com o fato, mesmo que sem o investimento pesado de Globo, SBT e Record, a Cultura dá um passo importante contra os seus concorrentes diretos, Band e RedeTV!, que não tem departamento de dramaturgia.

Atualmente, a Cultura ocupa a quinta colocação no Ibope da Grande São Paulo, com uma média de 1,2 ponto na média-dia, superando a RedeTV!, que marca 1,0.

Fonte: Na Telinha


Record não libera diretor para dirigir série do SBT


As recentes leis que incentivam a produção de conteúdo nacional, que têm beneficiado tanto canais pagos como abertos, estão gerando situações inusitadas nos bastidores das TVs.

Segundo a coluna Controle Remoto, Roberto Bomtempo, ator e diretor da Record, foi convidado recentemente pela produtora Mixer para dirigir "A Garota da Moto", série de 26 episódios que deverá sair do papel ainda neste ano.

Mesmo contratado da Record, Bomtempo poderia assumir tal função da mesma forma que Edson Spinello dirige "Na Mira do Crime", que é executada pela Casablanca. No entanto, houve o veto por parte da emissora ao saber que a série será exibida no SBT, que por sua vez não tem influência alguma na produção na história.

Embora ainda esteja engatinhando no setor, o SBT planeja ampliar as parcerias com produtoras para realização de séries.

A Record tem feito isso há vários anos e tem como frutos projetos como "Fora de Controle", além dos especiais de fim de ano, que vem sendo feitos desde 2008 e intensificados em 2013.

A maior parceria do canal está ocorrendo com "Milagres de Jesus", feita em coprodução com a Academia de Filmes.

Fonte: Na Telinha


SBT estreia novo "Notícias da Manhã"


Confirmando informações que vinham sendo divulgadas há algumas semanas e que se fortaleceram nesta última, o SBT lançou um novo jornal matinal nesta segunda-feira (09).

A novidade leva o nome de "Notícias da Manhã", informativo que vem para substituir o "Jornal do SBT - Manhã" ainda que mantenha César Filho e Patrícia Rocha como âncoras.

O primeiro material de divulgação foi feito já nesta sexta-feira (06), dia em que a produção do piloto ocorreria.

A ideia deste novo formato é abranger mais possibilidades de conteúdo, como dicas de carreira, economia doméstica, saúde e variedades. Com roupagem mais próxima a de uma revista eletrônica, a atração também poderá contar com ações de merchandising.

O novo "Notícias da Manhã" irá ao ar das 7h às 9h, mas já há planos para estendê-lo até as 10h mesmo antes de sua estreia. Os rumores do fim gradativo do "Bom Dia & Cia" vêm sendo cada vez mais fortes e o infantil pode perder mais uma hora de sua duração muito em breve.

Fonte: Na Telinha


Galvão e Arnaldo comentam "casamento" de 25 anos


Em entrevista à revista Quem, Arnaldo Cézar Coelho falou sobre os desentendimentos com Galvão Bueno, seu colega de trabalho e amigo pessoal.

"Quando ele briga comigo e eu não respondo, faço cara de carente. Ele pega no meu pé, me chama de pão-duro, mas isso é porque sou controlado mesmo com dinheiro. Sempre brincamos, tanto que uma época a gente morava no mesmo prédio, eu no nono andar e ele na cobertura", disse.

Arnaldo se prepara para comentar mais uma Copa do Mundo ao lado de Galvão na Globo e também falou durante a entrevista que é amigo pessoal do narrador.

 O ex-árbitro de futebol e comentarista de arbitragem ainda fez uma brincadeira com o tempo de amizade com o narrador: "Trabalhamos há 25 anos juntos e, mesmo antes disso, ele já me encontrava e me dava instruções. Há mais de 30 anos, ele já dava pitacos na minha arbitragem no campo. Com ele, eu aprendi muito na TV. Temos um casamento de 25 anos, sem sexo. E vamos comemorar nossas bodas de prata depois da Copa com um jantar na minha casa”.

Sobre a Copa do Mundo, Arnaldo deu sua opinião: "Vai fazer, sim. A minha preocupação é com as manifestações e se elas chegarão a atrapalhar o acesso aos estádios. O Brasil, hoje, tem arenas que não devem nada às lá de fora."

O comentarista também falou sobre o futuro. Questionado pela revista se planeja aposentar-se, ele respondeu: "Eu penso nisso. O Galvão pensou e a Globo não deixou. É muito difícil saber parar. Depois da Copa, vou conversar. Já imaginou 50 anos sem ter fim de semana? Sem poder se programar? Mas eu gosto do que faço, então, é muito conflitante. Eu estou pleno, no dia em que eu começar a não render, eu vou ser o primeiro a falar."

Fonte: Na Telinha


Renata Dominguez deixa a Record


Após 10 anos na Record, onde chegou em 2004 para viver a vilã Branca em "A Escrava Isaura", Renata Dominguez está de saída da emissora.

Segundo a coluna Controle Remoto, a atriz não aceitou prorrogar seu vínculo com o canal por um prazo longo e seu desligamento foi oficializado. Apesar disso, ela ainda deverá aparecer de forma inédita na emissora no fim deste ano na série "Na Mira do Crime", que é uma produção da Casablanca.

Renata Dominguez era uma das maiores estrelas do casting da Record apesar de ter perdido espaço na casa no decorrer dos últimos anos. Ela não atua em uma novela desde agosto de 2009, quando encerrou "Promessas de Amor", quando viveu a protagonista Sofia.

De lá para cá, atuou em "Rei Davi" como a Bate-Seba em 2012 e fez a Clara no especial "Casamento Blindado" no ano passado. Atualmente se dedica à reta final das gravações de "Na Mira do Crime", onde terá um dos papéis principais ao lado dos atores Rodrigo Veronese e Luciana Vendramini.

Renata é casada com o diretor Edson Spinello, um dos principais nomes da dramaturgia da Record. Ele é cotado para dirigir a substituta de "Vitória", que deve ter texto de autoria de Gisele Joras.

Renata Dominguez é a segunda baixa da Record em apenas uma semana. Solange Couto, também do primeiro time, pediu demissão e está à disposição do mercado.

A saída de Renata também mostra um esvaziamento do time de estrelas do início da nova etapa da dramaturgia da Record, em 2004. Grandes nomes da época, como Bianca Rinaldi, Leopoldo Pacheco, Ewerton de Castro, Patrícia França, Christine Fernandes, Miriam Freeland, Gabriel Braga Nunes, Maria Ribeiro, Jackson Antunes, Claudia Alencar e Ana Beatriz Nogueira foram alguns dos que deixaram a casa no decorrer destes últimos dez anos.

Fonte: Na Telinha


Gorete Milagres é convidada para série do Multishow


Gorete Milagres, conhecida pela personagem Filomena, dona do bordão “Ó, coitado!”, foi convidada para fazer parte do humorístico “Trair e coçar é só começar”, do Multishow. O programa será baseado na peça de Marcos Caruso, que está há 28 anos em cartaz.

Gorete aparecerá de cara limpa, em outro papel. Mesmo assim, a atriz avisa que Filó está mais viva do que nunca. Aos 20 anos recém-completados, a personagem, que está há sete anos fora do ar, tem se apresentado no teatro depois de um banho de loja. A Filó de 2014 tratou os dentes, perdeu a barriga proeminente e trocou os chinelos sobre as meias por sapatos fechados.

- A Filomena evoluiu, deu uma enriquecida. Agora, tem uma agência de empregadas domésticas virtual. Já mostro essa mudança no espetáculo “Filodáemprego.com”. Ela é batalhadora, de doméstica foi para governanta mensalista. Venceu na vida, tem o próprio negócio, mas continua com a mesma essência. Ela precisava acompanhar a ascensão da classe C. Quero também levá-la para a internet, em esquetes.

Mineira que mora há 16 anos em São Paulo, Gorete não gosta de contar a idade.

- Um guru me aconselhou a parar de falar, até porque não aparento a idade que tenho. Digamos que tenho quarenta e poucos – brinca ela.

Gorete conta que vai  usar Filó num projeto social ao lado da filósofa Marcia Tiburi, o Filosofando, em que a dupla promoverá bate-papos em favelas sobre temas propostos pelos moradores.

- A ideia é fazer o povo pensar. Só quem vai até as favelas são grupos religiosos, operadoras de televisão a cabo ou políticos em época de eleições. É um trabalho voluntário, ainda sem patrocínio.

Recentemente, Gorete gravou, ao lado de Moacyr Franco, um piloto de uma nova edição do humorístico “Ó, coitado”, para o SBT, que ainda está em estudo.

Fonte: Patrícia Kogut


Silvia Salgado acerta volta à Record


Longe das novelas desde "Joia Rara", encerrada em abril deste ano na Globo, Silvia Salgado acaba de acertar seu regresso à Record.

A atriz, que teve em "Fora de Controle" (2012) seu último trabalho na casa, estará no elenco de "Milagres na Beira do Mar", episódio da segunda temporada de "Milagres de Jesus". As gravações já estão ocorrendo.

Silvia Salgado é uma das atrizes com maior abertura na dramaturgia da Globo e da Record. Este é o seu terceiro ingresso na emissora paulista de 2005 para cá, período o qual fez o trajeto contrário, em direção ao canal carioca, por duas ocasiões.

Fonte: Na Telinha


Fernanda Montenegro revela humildade em entrevista


Considerada uma das principais atrizes brasileira de teatro e televisão, Fernanda Montenegro falou sobre fama, sucesso, saúde e sobre a morte de José Wilker, que faleceu em março.

Em recente entrevista para o jornal "Extra", ela disse que não se coloca em um pedestal, como alguns famosos fazem: "Sucesso é assim: você faz o maior sucesso hoje. Se amanhã, por azar, você não der conta de alguma coisa, o sucesso acaba na mesma hora. O sucesso vai de acordo com o vento. Nada segura nada. Não é matar um leão, é matar três leões por dia. Basta um fracasso para sua vida toda ficar em dúvida. Um dia, achei que podia fazer alguma coisa no teatro e descobri que era algo que eu não só poderia fazer como não poderia viver sem. Estou nisso há 70 anos. Foi uma vocação que se fez em mim. E nunca me coloquei em um pedestal por fazer sucesso".

Fernanda também afirmou que tem medo da morte e que está com a saúde boa: "Claro que tenho medo da morte. Quem não tem? Sei lá o que tem do outro lado. De vez em quando vem essa dúvida: e se não tiver nada, se for só isso? Mas outras vezes a gente pensa que deve ter algo muito bom lá fora. Só sei que quando alguém daqui que a gente gosta e se habitua a amar vai embora é complicado. Até onde eu posso olhar, acho que estou bem de saúde. Mas a idade é inarredável. Você até deve se olhar sempre pelo lado mais simpático de seu rosto, mas tem que lembrar do outro lado. Não se trata de aceitar ou não. Se amanheceu e não morreu durante a noite, vamos viver mais um dia".

A atriz também disse que ficou muito abalada com a morte de José Wilker: "A morte do José Wilker foi um estupor, um susto. De vez em quando isso acontece, a gente fica desfalcado, sem reposição de peça. É uma falta, uma falha, uma tristeza sem reposição".

Fernanda Montenegro terminou recentemente a série "Doce de Mãe", oriunda do telefilme que lhe deu um Emmy International de melhor atriz. A estrela de 84 anos, agora, irá atuar novamente como Nossa Senhora no cinema, assim como fez no filme "O Auto da Compadecida".

Fonte: Na Telinha


Patrícia Poeta comenta a "bufada" no ‘JN’


Âncora do "Jornal Nacional", Patrícia Poeta é a estrela de junho da revista "Estilo". Além de um ensaio fotográfico, a jornalista deu uma entrevista à publicação e contou que atualmente encara os erros do dia-a-dia de forma diferente.

"Hoje não me cobro tanto. Procuro fazer meu trabalho da melhor forma possível, mas, às vezes, também falho. Quando isso acontece, peço desculpas e sigo em frente. Sou tão humana quanto o telespectador", disse ela, que nesta semana foi flagrada no "JN" dando uma 'bufada' ao vivo, fato que gerou enorme repercussão nas redes sociais.

Patrícia Poeta está em Teresópolis acompanhando os preparativos da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. Na última terça-feira (03), ao lado de Galvão Bueno, ela não percebeu que estava no ar e fez uma careta, uma espécie de 'bufada', demonstrando desânimo.

A cena bombou no Twitter e, no dia seguinte, William Bonner fez questão de explicar a gafe. Em uma conversa com Poeta, eles explicaram que ela estava fazendo técnicas vocais e não percebeu que tinha entrado no ar, por conta do delay - tempo de atraso do sinal.

Patrícia Poeta riu do fato e contou que todos os seus colegas de Globo já conheciam a sua forma de treinar a voz. A emissora aconselha todos os seus apresentadores a fazer exercícios de fonoaudiologia.

Fonte: Na Telinha


Sônia Bridi revela bastidores de entrevista com Snowden


No último domingo (01), dentro do "Fantástico", a jornalista Sônia Bridi entrevistou o ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA, Edward Snowden, acusado de espionagem pelo governo norte-americano.

Em entrevista para o site do programa, Sônia afirmou que Edward estava bem tranquilo e aparentava ter menos idade: "Parece ainda mais jovem que seus 30 anos. E tem um andar leve, um jeito de quem dorme sem preocupações. Na maior parte do tempo, fomos Paulo [Zero, cinegrafista] e eu, naquele quarto de hotel com vista para a Praça Vermelha, e o espião mais procurado do mundo. E ele estava à vontade. Ofereci café, ele aceitou água. Sem gás. Não bebe café, nem chá, nem refrigerante, nem álcool. Não fez restrição a nenhuma pergunta. Riu várias vezes e em alguns momentos parava para pensar nas palavras".

Sônia afirmou que, depois da entrevista, ele saiu sem deixar qualquer pista: "Quando acabou, ele ainda foi para o corredor comigo, para gravarmos uma imagem. Despediu-se de Glenn, David e Laura, que haviam voltado a se juntar a nós, e desapareceu pela saída dos fundos. Usou a escada, em vez do elevador. Não tenho ideia de para onde foi. Como nunca soube como ele apareceu no hotel".

De acordo com a jornalista, a única resposta que o ex-técnico da CIA não deu durante as três horas de entrevista foi com bom humor: “Essa, é melhor não responder”, quando questionado sobre sair à rua disfarçado.

A reportagem conquistada pela Globo foi considerada um furo mundial, já que Edward não havia dado nenhuma entrevista para nenhum veículo mundial de qualquer tipo de imprensa.

Fonte: Na Telinha


Russo é vetado no Projac


Antônio Pedro de Souza e Silva, popularmente conhecido como Russo, tem 83 anos e neste ano foi dispensado pela Globo, após 46 anos de serviços prestados.

Há pouco mais de dois meses, Russo foi comunicado da decisão da emissora sobre suas atividades: "Seu Russo, você está dispensado". De lá para cá, foram apenas duas visitas ao Projac para resolver questões burocráticas.

"Não posso mais ir ao Projac. Agora só com autorização. Não posso mais entrar lá, meu crachá foi cancelado. Passo mal quando chego na portaria e tento passar meu crachá na roleta e não consigo entrar porque me proibiram. Vou para um canto e desabafo comigo mesmo. E me perguntam: 'Russo, por que você está chorando aí?'. E digo que é porque não posso mais ver meus colegas e os estúdios. Meu coração fica triste. Gosto muito de trabalhar. Não gosto de ficar parado", lamentou ele em entrevista ao UOL.

Russo foi animador de plateia de Chacrinha, Fausto Silva, Luciano Huck, Xuxa e Angélica e faz questão de frisar que só assiste à Globo. "Quando eu saio não sei o que eles (mulher e filhos) assistem, mas quando estou aqui a televisão só fica na Globo", revela.

Hoje, Russo sobrevive com o dinheiro da aposentadoria que é de R$ 1,2 mil e mais R$ 2,4 mil que a Globo propôs lhe dar durante cinco anos, além de um plano de saúde. Russo ainda desembolsa quase R$ 1 mil só de aluguel e mais R$ 430 em remédios que toma diariamente.

"Minha vida está boa. O ruim é não ter uma casa. Fico meio nervoso. Meu sonho é ter uma moradia e deixar de pagar aluguel", diz ele, que ganhava R$ 5 mil quando estava empregado.

Russo também falou bem dos apresentadores da casa, mas confessou ter vergonha de pedir ajuda. "A Globo é uma mãe, mas os apresentadores não me procuram mais. Quem eu sinto mais falta é o Luciano Huck. Ele é legal para caraca. Ele não sabe da minha situação. Se soubesse me ajudaria. Ele é muito amigo, um cara que ajuda muito. A Angélica e a Xuxa também me adoram. Só o Faustão que não gosta muito de carioca. Ele gosta mais dos paulistas", fala.

O animador de plateia também relembrou seus tempos com o Velho Guerreiro, Chacrinha, diz que sente saudades e fala que hoje vê apenas Huck com condições para substituí-lo. "Dá muita saudade. O Chacrinha foi meu melhor amigo. Um cara muito legal, muito carinhoso com o público. Igual a aquele velho nunca vi. Acho que só o Luciano Huck poderia ficar no lugar dele. Ele é muito bom, faz aquele negócio de carro, de casa... Ajuda muita gente. Quem dera que ele me desse uma casa", finaliza.

Fonte: Na Telinha


Selton Mello participará de 'Game of Thrones'


Os fãs brasileiros de "Game of Thrones" ficarão empolgados com a quinta temporada da série. Isso porque, segundo o site "Breathe Cast", Selton Mello fará uma participação como o irmão do Príncipe Oberyn Martell (interpretado pelo chileno Pedro Pascal), o Príncipe Doran Martell, um homem paraplégico, inteligente e de 40 anos.

Na notícia divulgada no site, eles falam que a ida de Selton para a série não irá animar muito os americanos, já que ele não é conhecido nos Estados Unidos, mas que o ator é famoso no Brasil. "Atuando em novelas desde criança, ele gradualmente passou para filmes e teatro, e ainda dirigiu dois longas", diz a matéria.

Fonte: EGO


Neto de Mussum se lança como modelo


No ano em que é lembrada as duas décadas de morte de Mussum, seu neto, Pedro, dá os primeiros passos numa carreira artística. Com 18 anos e 1,85m de altura, o rapaz acaba de assinar com a agência 40 graus, localizada no Rio de Janeiro. Além de atuar como modelo, ele sonha com uma chance de trabalhar como músico e ator — Pedro frequenta aulas de teatro desde criança. “Sempre quis seguir essa carreira”, diz ele, que, assim como o avô famoso, tem paixão pelo samba: “Até fiz uma música para ele”.

O jovem é filho de Augusto, primogênito do humorista. Com o restante da família de Mussum, Pedro tem pouco contato, e se ressente de não serem mais unidos: “Coleciono tudo que sai sobre meu avô. Pena que não somos uma família unida”. No ano que vem, apesar de sonhar com uma carreira artística, ele planeja cursar uma faculdade de Engenharia: “Gosto muito também de matemática”.

Fonte: Jornal Extra


Argentina estatiza números de audiência


Um dos países que mais produz televisão na América Latina, a Argentina anunciou uma medida que gerou bastante polêmica nesta quinta (05).

Na inauguração das novas instalações da TV Pública, a presidente do país, Cristina Kirchner, anunciou a estatização dos números de audiência. Mais tarde, ela explicou pelo Twitter: "O Sistema Federal de Medição de Audiências (SIFEMA) vai medir a audiência em todo o país. A medição existente hoje, se enfocam apenas nos grandes meios de comunicação e não consideram os setores populares. Criamos agora, um sistema federal de medição de audiência, transparente e de grupos não-governamentais para responder ao interesse geral". Cristina afirmou que, até o fim do ano, o SIFEMA deve começar a operar.

O novo instituto deve ser feito por membros de universidades públicas, especializados em estatísticas. O anúncio gerou polêmica, já que a Argentina passa por uma grande crise financeira. "A Argentina está em crise. A senhora acha mesmo que audiência de TV é prioridade do governo?", questionou um internauta.

Não é a primeira vez que o Governo estatiza algo. Em 2009, o país estatizou os direitos de exibição do Campeonato Argentino de Futebol, e desde este ano só ela exibe os jogos, na TV Pública, que só vai bem nos números quando mostra as partidas.

Vale lembrar que na Argentina, quem mede os números de audiência é o Ibope, assim como no Brasil. No país há anos, o instituto também é muito questionado.

Fonte: Na Telinha

____

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br
Oferecimento: Arte Final Gráfica
-

Nenhum comentário: