5 de abril de 2013

News TV, por Marcos Silvério - 05 Abr



> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


As curiosidades da caracterização de Sangue Bom


O glamour e as particularidades de São Paulo permeiam a caracterização dos personagens de ‘Sangue Bom’, próxima novela das sete, de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, com direção de núcleo de Dennis Carvalho. “São Paulo é considerada a capital da moda do país. Tivemos que levar isso em consideração na hora de pensar o visual de cada um dos personagens da trama”, explica Nubia Maisa, responsável pela caracterização da novela. O realismo é outra característica marcante em toda produção. “Fugimos do visual construído, com exceção de alguns papéis como o da Giulia Gam e o da Marisa Orth. Como elas interpretam personagens mais teatrais, nos permitimos carregar um pouco mais na caracterização”, completa Fernando Torquatto, supervisor de caracterização.

Amora (Sophie Charlotte), a it girl da novela, é um exemplo da elegância e do charme abordado na trama. “A personagem da Sophie usa o que será ou pode ser tendência”, descreve Torquatto. Amora tem estilo próprio, está sempre elegante e bem vestida, pois é preocupada com a aparência, diferente de Malu (Fernanda Vasconcellos). “A Malu é bonita e se preocupa em manter boa aparência, mas é mais tradicional”, conta Nubia. Sua maquiagem e cabelo são mais naturais. “A maquiagem é apenas corretiva e o cabelo é seco ao natural. Quando necessário usamos apenas produtos para dar mais leveza”, explica Nubia. Já Giane (Isabelle Drummond) não tem vaidade alguma. Com jeito muito moleca, a personagem ganhou um ar despojado, com cabelo curtinho, que muitas vezes aparecerá preso com um elástico. “Mas, mesmo parecendo que não está usando nada, usamos corretivo e uma boa base”, conta Torquatto.

A mesma inversão de vaidade acontece com os protagonistas masculinos de ‘Sangue Bom’. Maurício (Jayme Matarazzo), o playboy, é preocupado com o visual, anda sempre arrumado. “Cortamos o cabelo do Jayme e deixamos bem penteado para dar o ar de “Mauricinho” do personagem. Além disso, a barba está sempre feita”, afirma Nubia. O extremo oposto disso é Fabinho (Humberto Carrão), o bad boy da novela. Justamente a fim de incrementar o ar revoltado do rapaz, Nubia escolheu deixar o cabelo maior e a barba bem serrada. Já Bento (Marco Pigossi) é um trabalhador sem vaidade e tem uma beleza natural. “Por isso deixamos o cabelo dele um pouco comprido e a barba curtinha para dar essa ideia de que ele não tem vaidade e se preocupa com o trabalho”, explica.

A trama - ‘Sangue Bom’ é ambientada na capital paulista e conta a história do reencontro de seis jovens: Giane (Isabelle Drummond), Bento (Marco Pigossi), Amora (Sophie Charlotte), Maurício (Jayme Matarazzo), Malu (Fernanda Vasconcelos) e Fabinho (Humberto Carrão). O florista Bento, a it girl Amora e o bad boy Fabinho se conheceram ainda crianças no bairro da Casa Verde, em São Paulo, no lar de adoção de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso). Malu (Fernanda Vasconcelos), uma jovem doce, justa e avessa à fama, é irmã de criação de Amora. Giane (Isabelle Drummond), uma menina meiga que esconde sua delicadeza em seu jeito descolado e sem vaidades, trabalha com Bento em sua floricultura, a “Acácia Amarela”. Maurício (Jayme Matarazzo) é um playboy amoroso que só quer curtir a vida, mas que tem um caráter que vale ouro.

Fonte: Rede Globo


Anão vira motivo de disputa na Record


A vida do anão Marquinhos se divide em antes e depois do "Programa do Gugu" na Record. Antes, quando era chamado, ele participava de todos os programas da emissora. Bastou Gugu levá-lo ao palco por duas vezes para o jornalismo não liberar mais o rapaz para o artístico. O blog já havia dito que Gugu queria contratar Marquinhos, mas Geraldo Luís bateu o pé e o moço ficará no "Balanço Geral" fazendo até matéria com famosos. Hoje mesmo foi ao ar as entrevistas que Marquinhos fez com Caio Castro e Giovanna Ewbank em um evento em São Paulo. O anão agora é uma estrela na Record. Que beleza!

Em tempo: Marquinhos até pode participar de programas ligado ao artístico, mas acompanhado de Geraldo Luís. Deverá ser assim no próximo domingo no "Programa do Gugu". Sim,o anão voltará ao palco do programa. Só que, desta vez, Geraldo também estará ao seu lado. Tá certo, né?

Fonte: Yahoo


Elenco de "Chiquititas" já grava no orfanato


As gravações do remake de "Chiquititas" têm sido intensificadas dia após dia nos bastidores do SBT. As primeiras cenas começaram a ser produzidas há algumas semanas e gradativamente novos cenários são concluídos e liberados para gravações.

Há alguns dias as tomadas no orfanato, que é o principal cenário da história, foram iniciadas. É lá que as crianças irão morar junto à diretora, que será interpretada pela atriz Manuela do Monte.

Na semana que vem, a equipe de cenografia do SBT deverá autorizar o início das gravações na cidade cenográfica. Uma pequena área foi montada na área externa dos estúdios da Anhanguera. Algumas ruas e as casas de outros personagens foram reproduzidas neste espaço.

A ideia do SBT é acelerar as gravações e impor a elas um ritmo similar ao de "Carrossel", que foi lançada com uma grande margem de capítulos gravados. A estreia de "Chiquititas" está prevista para junho.

Fonte: Na Telinha


Equipe de "Lado a Lado" migra para "Malhação"


A nova temporada de "Malhação", que tem estreia prevista para o começo de julho, contará com vários profissionais vindos de "Lado a Lado", encerrada no mês passado na Globo.

Na equipe de diretores, por exemplo, dois nomes são vindos da novela de João Ximenes Braga e Cláudia Lage. Esse é o caso do diretor de núcleo Dennis Carvalho e do diretor-geral Vinícius Coimbra. Dennis também estará dedicado à "Sangue Bom", próxima trama das 19h e que também compõe o seu núcleo de produção.

Já entre os atores, três nomes de destaque da antecessora de "Flor do Caribe" estão confirmados para a nova "Malhação". Isabela Garcia, Tuca Andrada e Paulo Betti foram escalados.

Betti, por sua vez, estará de volta à novela adolescente. Ele fez uma participação especial na temporada de 2001, atualmente reprisada no Canal Viva, como o doutor Ricardo. Já em 2005, seu papel foi de maior importância. O ator deu vida ao médico Miguel.

Fonte: Na Telinha


Cena de "Balacobaco" provoca discussão na Record


Em suas últimas semanas de gravação, "Balacobaco" teve um episódio bastante desagradável nos bastidores do RecNov, complexo de novelas da Record no Rio de Janeiro.

As atrizes Alice Assef e Juliana Silveira, que interpretam respectivamente a vilã Fabiana e a protagonista Isabel, se desentenderam em uma cena que envolvia agressão física.

Durante a gravação, onde a personagem de Alice teria qe dar um tapa na cara de Juliana, o diretor Guto Botelho não ficou satisfeito com os primeiros resultados e pediu maior empenho e entrega a ambas.

Alice, empenhada, deu um tapa de mão cheia na cara de Juliana, que se revoltou e começou a discutir com Guto.

Os trabalhos foram imediatamente suspensos a partir daquele momento e ficaram desta forma até que houvesse intervenção do diretor-geral, Edson Spinello.

Fonte: Na Telinha


Ana Beatriz Nogueira já se prepara para "Saramandaia"


Rachel foi assassinada por Lívia (Claudia Raia) em "Salve Jorge", mas sua intérprete não tirou férias.

Menos de duas semanas após dar adeus à socialite, a atriz Ana Beatriz Nogueira já se transformou na escandalosa Maria Aparecida, seu novo papel no remake de "Saramandaia".

Na nova versão, escrita por Ricardo Linhares, ela será mulher de Cazuza (Marcos Palmeira) e mãe de Marcina (Chandelly Braz). No original, de Dias Gomes, a personagem foi interpretada por Eloísa Mafalda.

Ana Beatriz Nogueira ainda não começou a gravar a novela, mas já experimentou o figurino e está estudando o texto.

Segundo informações do jornal "Extra", para fazer a imagem ao lado, a atriz usou uma peruca preta, mas quando começar a gravar é possível que ela pinte seu cabelo pra valer.

"Saramandaia" tem previsão de estreia para junho, na faixa das 23h.

Fonte: na Telinha


Globo deve fazer mudanças no jornalismo de SP


A Rede Globo está se movimentando para mudar algumas apresentações no jornalismo, como aconteceu em 2011.

Desta vez, a troca deve acontecer no “Bom Dia São Paulo”. A âncora Carla Vilhena, que está desde 2010 no noticiário matinal, deve sair no fim do mês e passar a fazer reportagens especiais para o “Fantástico”.

O mais cotado para assumir a vaga é o jornalista Rodrigo Bocardi, que até bem pouco tempo era correspondente da emissora em Nova York.

Além disso, a Globo quer reformular o jornal, estreando novos quadros e focando na prestação de serviço.

O “Bom dia SP” marca médias de 7 pontos no Ibope, chegando a empatar em alguns momentos com a Record, que exibe o “Balanço Geral” e o “SP no ar”.

Fonte: Na Telinha


Rachel Sheherazade renova com o SBT


O que estava prestes a acontecer, virou realidade na tarde desta quinta-feira (04) no SBT.

Âncora do jornal "SBT Brasil", Rachel Sheherazade acaba de assinar a renovação de seu contrato com a emissora.

Apresentadora do noticiário desde 2011, a jornalista acertou por mais dois anos.

Tal renovação apenas confirma a confiança que Silvio Santos tem nela, em sua linha de trabalho e nas opiniões, por vezes consideradas polêmicas pelos telespectadores.

Em recente entrevista ao UOL, Rachel Sheherazade disse que quando foi contratada pelo SBT, deram-lhe total liberdade: “Pediram-me, simplesmente, que emitisse minhas próprias opiniões. Falasse sobre o que quisesse, com total liberdade. Portanto, a única coisa que faço é usar esse privilégio da liberdade de expressão todos os dias”.

Ela seguirá no comando do "SBT Brasil" ao lado de Joseval Peixoto.

Fonte: Na Telinha


Record Ribeirão Preto enfrenta crise


Em sua coluna de ontem no UOL, o jornalista Flávio Ricco destacou as precariedades da Record Ribeirão Preto, no interior de SP.

O canal na cidade tem até um bonito newsroom, inaugurado recentemente. Porém, é só isso. Os profissionais que ali trabalham relatam que usam equipamentos sucateados.

Agora, o NaTelinha obteve novas informações sobre a situação da emissora, que é própria da rede.

A Record Ribeirão Preto cortou a hora extra de todos os funcionários, sem qualquer aviso prévio, afetando o operacional. Dessa forma, o principal telejornal do canal, o "SP Record", correu sérios riscos de não ser exibido na última terça-feira (02). Mas acabou indo ao ar.

Muitos profissionais estão faltando ao trabalho sem motivos devido à insatisfação, enquanto outros estão pegando afastamento pelo fato de terem horas extras acumuladas e que não estão sendo pagas, para compensar.

Procurada, a emissora ainda não se pronunciou sobre o fato.

Fonte: Na Telinha


Thaís Pacholek causa polêmica no Twitter


A atriz Thaís Pacholek, que atualmente interpreta a personagem Mirela em “Balacobaco”, na Record, criou uma polêmica no Twitter na noite desta quarta (03).

Ao responder uma mensagem de um seguidor, pedindo para que ela voltasse para o SBT, emissora onde foi revelada e fez as novelas “Amigas e Rivais”, “Revelação”, “Vende-se Um Véu de Noiva” e “Amor e Revolução”, Thaís foi taxativa: “Voltaria correndo”.

Depois, ao ver um tweet de um fã, que postou uma entrevista de 2009 da atriz, onde ela dizia que ficaria no SBT até morrer se pudesse, Pacholek disse: “Não só em 2008, falo isso até hoje”.

As declarações de Thaís foram questionadas por fãs da Record, que disseram que ela foi antiética, já que poderia ter menosprezado a sua atual empresa de trabalho. Porém, alguns elogiaram a postura sincera da atriz, por ainda gostar do canal de Silvio Santos e não negar que voltaria sem nenhum constrangimento.

Ela ainda respondeu a alguns seguidores e explicou seu sentimento. "Aprendi muito no SBT. Passei 5 anos na emissora. Fui muito acolhida lá. É como casa dos pais. Hoje trabalho na Record. E sou feliz aqui tbm, mas nunca deixarei de falar bem do SBT. Simples assim".

Vale lembrar que Thaís Pacholek tem contrato por obra com a Record. Ou seja, ao fim de “Balacobaco”, ela pode sair e negociar com outra emissora.

Fonte: Na Telinha


Mãe de Daniela Mercury não aprovaria relacionamento


Segundo o colunista Leo Dias, do jornal "O Dia", a mãe de Daniela Mercury, Dona Liliana, não estaria feliz com o fato de a filha ter assumido o romance com a jornalista Malu Verçosa.

Como contou a publicação nesta quinta-feira (4), o principal motivo é a cabeça conservadora de Liliana, que, aliás, é reitora da Universidade Católica da Bahia.

Na quarta-feira, Daniela causou comoção nacional, nas redes sociais e na TV, ao assumir o romance com a jornalista ao postar uma série de fotos ao lado dela. Na legenda, ela escreveu: “Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar”.

Mais tarde, em um pronunciamento sobre o motivo de assumir publicamente o relaciomento com Malu, Daniela atacou o deputado Marco Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), do governo nacional. "(...) Numa época em que temos um Feliciano desrespeitando os direitos humanos, grito o meu amor aos sete ventos. Quem sabe haja ainda alguma lucidez no Congresso Brasileiro!", afirmou.

Fonte: Yahoo


Fernanda e Thiaguinho deram show de antipatia em SP


Fernanda Souza 28, e o namorado Thiaguinho, 29, se comportaram de forma super antipática durante show do "Cirque du Soleil" em São Paulo, segundo a jornalista Fabíola Reipert, do portal "R7", em nota publicada nesta quinta-feira (4).

A publicação contou que o casal não quis posar para os fotógrafos. Quando alguns palhaços do circo vieram brincar com a atriz, ela teria respondido de forma não muito amigável.

Outro casal que esteve presente na apresentação do "Cirque du Soleil" foi Débora Falabella e Murilo Benício. Os dois também teriam se recusado a tirar fotos e passaram separados pelos fotógrafos de plantão.

Thiaguinho e Fernanda Souza acabaram de completar dois anos de namoro. Os dois já manifestaram interesse de transformar a relação em algo mais sério, chegando a falar em algumas entrevistas, inclusive, sobre um possível casamento.

Fonte: Yahoo


Helô descobre tudo sobre Lívia


O sexto sentido de Helô (Giovanna Antonelli) não falhou e ela agora terá a comprovação de que Lívia (Claudia Raia) faz parte da quadrilha de tráfico de pessoas.

A vilã de ‘Salve Jorge’ vai forjar uma surra de Théo (Rodrigo Lombardi) e o assunto vai parar na Turquia. Waleska (Laryssa Dias) ouvirá Russo (Adriano Garib) e Irina (Vera Fischer) comentando que alguém do bando apanhou e contará para Almir (Murilo Grossi), que continua se fingindo de cliente da boate. No capítulo da próxima segunda-feira (8), o investigador passa a informação para Helô e ela se dá conta de que estava certa em relação ao envolvimento de Lívia com os traficantes.

Quem também vai descobrir sobre a participação da vilã nos crimes será Rosângela (Paloma Bernardi). Ela emprestará um bloco para Wanda (Totia Meirelles) anotar um endereço para se encontrar com a chefona e conseguirá ler a marca das letras da aliciadora. A ruiva então irá até o local do encontro e verá Lívia. A descoberta irá ao ar no dia 13, sábado.

Prestes a desbancar a quadrilha, Helô ainda poderá contar com a ajuda de Morena (Nanda Costa). Cansada de ficar trancafiada em um esconderijo, a jovem pedirá para voltar à Turquia e ajudar nas investigações. A delegada, porém, vai impor uma condição: o bebê fica no Brasil!

Mesmo com a resposta negativa de Morena, Helô conversará com Lucimar (Dira Paes) sobre a possibilidade dela cuidar da neta durante a ausência de sua filha. O plano é que uma policial se disfarce de sobrinha da diarista e deixe uma criança sob seus cuidados.

Ainda não é certo que Morena volte para a Turquia, mas é melhor ela ficar bem longe do Brasil. Isso porque, no capítulo da outra quinta-feira (11), Lívia descobrirá que ela está no Rio de Janeiro. Inclusive, nas cenas do dia 13, a vilã coloca homens armados bem na porta do esconderijo da traficada.

Mas o cerco está mesmo fechando para a quadrilha de ‘Salve’. Além de descobrir o envolvimento de Lívia, Helô colocará investigadores para fotografar uma operação de Wanda e Rosângela, que mandarão dois rapazes para a Turquia.

Fonte: Yahoo


Thammy Miranda vira mulherão em 'Salve Jorge'


A partir de segunda-feira, 08 de abril, o público vai poder conferir em Salve Jorge a tão esperada transformação no visual de Jô (Thammy Miranda)! Com a identidade de Lohana, a policial vai conseguir se infiltrar na máfia como uma dançarina.

Para viver essa nova fase de Jô, Thammy vai usar madeixas longas, franjinha e roupas para lá de provocantes. Até Russo (Adriano Garib) vai ficar caidinho! Essa Jô arrebenta!

Nos bastidores da gravação, Thammy disse encarar a nova fase como um presente da autora Gloria Perez: "Estou fazendo praticamente duas personagens em uma única novela. Está sendo uma honra. Estou em êxtase".

E não é que a policial arrasou ao som de "Conga, La Conga"? A música é um sucesso de Gretchen, mãe de Thammy Miranda. "É uma grande homenagem, uma forma de agradecer tudo o que ela fez por mim a vida toda", afirma a atriz.

Fonte: globo.com


Cassiano é rejeitado por Ester


A hora do acerto de contas finalmente chegou! Cassiano (Henri Castelli) retorna ao Brasil e invade a mansão dos Albuquerque gritando por Alberto (Igor Rickli), que fica pasmo ao dar de cara com o amigo, que acreditava estar morto. Cínico, o empresário tenta se fazer de surpreso com a visita e até abre os braços para recebê-lo. Que cara de pau! Mas Cassiano não aguenta tanta falsidade e voa para cima do empresário. “Meu presente do Caribe pra você! Você acabou com a minha vida!”, dispara.

Confusão e pancadaria tomam conta da casa e, com os gritos, Ester (Grazi Massafera) mal acredita que está ouvindo a voz de Cassiano. A loira corre para ver o que está acontecendo e leva o maior susto ao dar de cara com o piloto. Ele interrompe a surra em Alberto. Mas, ao perceber a aliança no dedo da amada, renova suas forças contra o empresário.

Só que Ester o impede. “Você está louco? Porque você fez isso com ele?”, pergunta a loira. Cassiano diz que foi traído, mas ela não compra sua versão dos fatos e defende o marido. “Quem você pensa que é para desaparecer e voltar sete anos depois dizendo que ele te traiu? O seu melhor amigo!”, dispara. Sem querer ouvi-lo, ela ainda tenta dar um tapa na cara de Cassiano por ele ter desaparecido por tantos anos, mas ele a segura e o clima fica tenso entre os dois. “Vai embora, por favor. Você é um fantasma. Você está morto!”, grita Ester.

Magoado, Cassiano sai, mas avisa que o acerto de contas entre ele e Alberto ainda não terminou. Esse reencontro promete fortes emoções! Será que Ester vai continuar rejeitando Cassiano? Veja mais fotos da briga abaixo e não deixe de dar sua opinião. A cena vai ao ar na terça-feira, dia 9 de abril.

Fonte: globo.com


Fani culpa Globo por depressão


Depois de ficar sem remédio para depressão e de passar por maus bocados dentro do BBB13, Fani Pacheco usou seu Twitter, na terça-feira (2), para desabafar e falar sobre a volta da sua doença. Em entrevista ao site "iG Gente", a ex-confinada culpou a Rede Globo pela volta da depressão, que trata há seis anos.

Durante a entrevista, Fani, que entrou no confinamento pela segunda vez, contou que quando estava fechando as malas para entrar na casa do Big Brother, a produção informou que ela não poderia levar os medicamentos. "Achei que iriam liberar como fizeram em 2007. A produção sabia do uso do medicamento desde 2007, tanto que pude levar na época. Fora isso, declarei o uso do mesmo em todas as fichas médicas dos exames e consultas que fiz para a pré-seleção, um mês antes de entrar na casa."

Sem o remédio, a loira contou como foram os dias dentro do reality show e como está sendo a recuperação: "nos primeiros 20 dias do programa sofri com abstinência do remédio. Logo depois veio a depressão, que foi piorando com o passar dos dias, até hoje."

Fani ainda afirmou que o medicamento lhe foi recusado por diversas vezes enquanto esteve dentro da casa e que só lhe foi permitido duas consultas com uma psicóloga. Ela disse, inclusive, que seu psiquiatra enviou um laudo médico para a produção do programa, a fim de alertá-los da gravidade do problema, mas nada foi resolvido.

"Faço tratamento com meu psiquiatra desde os 17 anos, depois de alguns episódios depressivos recorrentes sem causa aparente, com acompanhamento psicológico e exames. Meu médico diagnosticou meu transtorno mental como depressão endógena. A causa é orgânica, neuroquímica e genética. Ou seja, o tratamento não pode ser interrompido", disse ela.

A publicação procurou a emissora, que não respondeu especificamente se Fani foi proibida ou não de levar seus próprios medicamentos. Mas, por meio da Comunicação da Globo, a produção informou que "os participantes são monitorados permanentemente por uma equipe de médicos que acompanha o programa e têm à disposição todos os medicamentos que necessitam".

Fonte: Yahoo


Helena, do BBB1, tem seu primeiro filho


Destaque do “BBB 1”, a paranaense Helena Louro já é mamãe. Ela deu à luz seu primeiro filho no dia 12 de março, em Maringá, cidade onde mora com o marido, Georgios Spatas. Helena batizou o bebê com um nome grego, Evangelof, que, segundo ela, quer dizer “o mensageiro de boas notícias”. “Ele é lindo, grandão, mas dá muito trabalho, viu (risos). Estou muito feliz”, contou Helena à Retratos da Vida nesta quinta-feira.

Atriz, cantora, professora e diretora de teatro em sua cidade, Helena conta que teve que se afastar do trabalho para se dedicar integralmente ao filho. “Vou ficar esse período amamentando e só devo trabalhar mais para frente”. Empolgada com o primeiro herdeiro aos 36 anos, ela não descarta a possibilidade de ter um novo bebê, mas sabe que vai demorar um pouco para isso. “Vou cuidar desse primeiro. Quero dar um intervalo grande até para poder curtir esse e o meu marido”, conclui.

Depois de sair do reality, a loira integrou por sete anos o elenco do humorístico “Zorra total”, e em 2009, foi estudar interpretação nos EUA.

Fonte: Jornal Extra


Laudo afirma que Chorão morreu por overdose


A Polícia Técnico-Científica de São Paulo divulgou, na tarde desta quinta-feira (4), que o cantor Chorão morreu devido a uma overdose de cocaína.

O laudo apontou que se tratou de uma "intoxicação exógena devido à cocainemia". A conclusão do exame toxicológico do Instituto Médico-Legal (IML) revelou a presença de 4,714 microgramas da droga por mililitro do sangue do artista.

O ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr. foi encontrado morto em seu apartamento em Pinheiros, zona Oeste de São Paulo. Seu motorista, que era conhecido como motoboy do Youtube, encontrou o corpo e chamou o resgate.

Durante a primeira perícia, a Polícia encontrou manchas de sangue em um apartamento completamente revirado. Além disso, notícias deram conta de que a investigação chegou a encontrar carreiras de cocaína no local.

Fonte: Yahoo


Anão acende luz vermelha: é preciso mudar


Até outro dia, Gugu Liberato amargava o terceiro lugar em audiência nas tardes de domingo na Record. O pífio desempenho do “Programa do Gugu”, diante do tremendo investimento na atração (a começar pelo salário do apresentador), colocou em alerta (vermelho) a direção da emissora e foi motivo de pressão para que os produtores trabalhassem por melhores índices.

Eis que surge Marquinhos, o anão do programa “Balanço Geral”. Da parceria com o apresentador Geraldo Luís ao protagonismo no quadro “Sonhar Mais Um Sonho” foi um pulo. Para o “Programa do Gugu”, um salto significativo em audiência e a chance de respirar aliviado, após uma crise que durava meses.

Marquinhos e a mulher Juliana tiveram suas mazelas exibidas, ganharam um “casamento dos sonhos” e uma casa para começar uma nova vida. Era a cereja que faltava no bolo para que começasse uma avalanche de críticas (algumas disfarçadas – como a do “Pânico na TV”, na Band, que na verdade quis pegar carona e se beneficiar um pouco também, pois está precisando).

Não sou a favor do assistencialismo barato, nem da exploração da miséria alheia por uns pontinhos a mais no Ibope, tampouco advogado do Gugu. Mas veja como são as coisas: até outro dia o programa passava batido. E bem ou mal fazia a mesma coisa (que Gugu, aliás, já vem fazendo desde os tempos em que estava no SBT).

Qual a diferença agora? Muitos nem estão se lembrando, mas foi assim também com o comediante César Macedo, o Seu Eugênio da “Escolinha do Gugu”. O mesmo drama, o mesmo roteiro. Deixou de ser apelativo? Tentou prender o público pela emoção da mesma forma. Vão dizer agora que trata-se não apenas de um famoso, mas de um anão. Geraldo Luís já não estava “explorando o anão”? Então, a audiência do “Balanço Geral” também se deve ao Marquinhos? Não se trata de ser alto, baixo, negro, branco etc. O preconceito é de quem?

O que ocorre, na verdade, é que dessa vez o “Programa do Gugu” voltou a fazer frente ao “Domingão do Faustão” (Globo) por duas semanas seguidas - as atrações vem concorrendo durante uma hora e meia (das 18h às 19h30) -, chegando a picos de 23 pontos contra 12. Isso já foi encarado como um suspiro para uma reedição da histórica guerra de audiência dos domingos, deixando a imprensa em polvorosa.

Gugu estreou na Record em agosto de 2009, às 20h (horário ingrato) e passou para a faixa das 15h (que também não julgo a mais adequada). Sempre achei que o programa deveria abrir a programação dominical da emissora, por volta das 12h. Mas, ao que parece, ficaram com receio, na época, de fazer frente ao “Domingo Legal” (que Gugu comandava no SBT) e de colocar Ana Hickman (com seu finado “Tudo é Possível”) para enfrentar Eliana – que era titular da atração e migrou para o canal de Silvio Santos.

Dança das cadeiras à parte, esses são os chamados erros de estratégia (comuns na Record). Gugu não duelou com Celso Portiolli (que pouco alterou o formato do “Domingo Legal” – era a chance de vermos o embate entre o original e a cópia), mas esbarrou em Eliana, que - com programa gravado, básico e até repetitivo – volta e meia o vinha ameaçando. Sabemos que programa “ao vivo” tem muito mais chances de ser “quente” ao se adequar para atrair o público diante do que a concorrência está mostrando.

A questão do “Programa do Gugu” vai muito além do anão. O que falta ali é identidade (queiram ou não, até hoje as imagens de Gugu e Record não se associam). Tudo é muito tecnológico e pouco espontâneo. Até a plateia, distante e fria. Quase não vemos chamadas na programação da emissora. Sem contar o desgaste natural de quadros como “Sonhar Mais Um Sonho” e “De Volta Pro Meu Aconchego” (isso explicaria a busca por outros personagens, como Marquinhos).

Pesquisas teriam apontado que o público sentia falta de Gugu no palco. Mas será que para comandar um “Qual é a Música?” mal requentado e batizado de “Desafio Musical”. O apresentador está apagado, com ar desanimado, pra não dizer cansado. Não se mostra mais “no controle”, o “dono da situação”. Embora esteja com visual repaginado (no lugar do terno, camisa pólo) e tentando se reaproximar do público por meio de recursos modernos como o Instagram.

E está aí um profissional que sempre admirei e já provou que tem potencial para mais. Queridinho de Silvio Santos, Gugu apresentou programas que marcaram uma época (e me marcaram muito): “Viva a Noite”, “Passa ou Repassa”, “Corrida Maluca”, “TV Animal” e “Cidade Contra Cidade”. Alguns até tentou reeditar como quadros de seu programa na Record, sem sucesso.

Mas foi com o “Domingo Legal” que teve a chance de se mostrar capaz de comandar uma atração ao vivo, com variedade e dinamismo. Gugu sempre foi aquele que demonstrava ter o domínio do que ocorria no palco, e fora dele. Atento minuto a minuto aos números do Ibope, apresentava e “dirigia” a atração ao mesmo tempo, imprimindo uma marca.

Outro ponto que conferia agilidade era o jornalismo (e Gugu é jornalista), com direito a equipe própria e até helicóptero prestando serviços. Sinto falta disso na Record. O caso PCC pode ter arranhado a credibilidade do apresentador, mas não vejo mais isso como um bloqueio para não se esmiuçar casos de repercussão nacional em matérias ou no palco, apostar em curiosidades, na mescla de entretenimento, informação e serviços.

Os mesmos que dizem que Gugu precisou de um anão para voltar a brilhar devem entender que se o “Domingão do Faustão” perdeu para esse mesmo anão também há algo errado pelas bandas de lá. O mesmo cansaço, o mesmo de sempre, fora os mesmos e previsíveis discursos de Fausto Silva, que desmotivam qualquer um. E repito: independentemente de estatura, hoje Marquinhos é novidade, amanhã não será mais. E o que fazer para enfrentar a concorrência? Se reinventar.

Fonte: Yahoo

______

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br
Oferecimento: Arte Final Gráfica
-

Nenhum comentário: