19 de outubro de 2009
NOSSA TVED
O horário de verão começou à 0h deste domingo (18) e vai até a 0h de 21 de fevereiro de 2010. Os relógios devem ser adiantados em uma hora. Esta é a primeira vez que a medida vigora em uma data fixa, conforme prevê decreto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia também: Saiba como atualizar o horário de verão nos aparelhos eletrônicos
A mudança de horário vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e para o Distrito Federal.
Data fixa
Segundo as novas regras, o horário de verão sempre terá início no terceiro domingo de outubro de cada ano e será encerrado no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. “Se a data de encerramento coincidir com o carnaval, o horário de verão fica automaticamente prolongado por mais uma semana. É uma precaução para não atrapalhar o turismo no país, entre outras razões”, disse Ricardo José de Carvalho, chefe da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.
Nos anos anteriores, o governo estipulava anualmente o período de vigor do horário de verão, que é implantado com o objetivo de economizar energia durante a primavera e o verão.
Adotado no Brasil desde 1932, o horário de verão busca o melhor aproveitamento da luz natural, adiantando-se os relógios em uma hora. A medida reduz o consumo de energia elétrica entre 18h e 20h. A ideia do horário de verão surgiu antes mesmo da luz elétrica.
Confira casos inusitados de amamentação entre espécies diferentes.
Há cadelas amamentando gatinhos, porquinhos, por exemplo.
Jiboia de 1,6 m é encontrada no telhado de prédio nos EUA
Cobra foi resgatada de telhado de prédio em Fall River.
Nenhum dos moradores admitiu ser o proprietário do réptil
Após ser flagrada no telhado de um prédio de três andares em Fall River, no estado de Massachusetts (EUA), uma jiboia de 1,6 metro foi resgatada por agentes de uma entidade de proteção de animais. Segundo agência 'Associated Press', nenhum dos moradores admitiu ser o dono da cobra. (Foto: AP)
Acidente em rodovia de SC deixa cinco mortos
Dois carros se chocaram no km 370 da BR-101, em Içara, segundo a PRF.
Outras cinco pessoas ficaram feridas e foram levadas ao hospital.
Um acidente, por volta das 16h45 deste sábado, deixou cinco pessoas mortas no km 370 da BR-101, em Içara, no sul de Santa Catarina, a 190 quilômetros de Florianópolis. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão, outras cinco pessoas ficaram feridas, duas delas com gravidade.
Segundo a PRF, um Corsa ficou desgovernado e bateu contra a mureta de proteção da pista. O condutor de uma Caravan Chrysler não conseguiu desviar do Corsa e, após atingir o veículo da frente, saiu da pista e caiu em um barranco lateral.
Morreram no local três ocupantes do Corsa e a passageira da Caravan. O motorista do segundo carro chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu. Outras cinco pessoas, entre elas uma menina de 12 anos, também se feriram e foram encaminhadas ao hospital.
Sereias da Vila dão outro show, goleiam paraguaias e conquistam a Libertadores
Mesmo sem a artilheira Cristiane, suspensa, Santos vence a Universidad Autónoma por 9 a 0 e levanta caneco da primeira edição feminina
Thaís comemora um dos gols do Peixe Se no Brasileirão os jogadores do Santos não têm dado motivos para o seu torcedor sorrir, as mulheres alvinegras têm compensado do outro lado. Neste domingo, em uma Vila Belmiro lotada, a equipe comandada por Marta e cia. deu ao Peixe o título da primeira edição da Taça Libertadores da América de futebol feminino. Mais uma vez com facilidade, o Peixe venceu as paraguaias da Universidad Autónoma, por 9 a 0.
Ao lado da Rainha Marta, o principal destaque santista na competição foi Cristiane, mas ela teve de ver a decisão das tribunas. Isso porque a atacante levou cartão vermelho na semifinal, por comemorar um dos seus gols no alambrado do estádio do Pacaembu. De qualquer maneira, a jogadora, que teve passagem pelo Corinthians recentemente, terminou a competição como artilheira, com 15 gols.
Assim como o Santos, as paraguaias da Universidad Autónoma chegaram à decisão com 100% de aproveitamento, mas não conseguiram ser ameaça à soberania brasileira no torneio. Sem muita dificuldade, o time de Kleiton Lima conquistou sua sexta vitória e levantou a taça invicto. Em seis partidas, o Peixe balançou as redes adversárias em 43 oportunidades e foi vazado apenas duas vezes.
Com o título da primeira Libertadores feminina, o clube da Vila Belmiro assegurou vaga no também inédito Mundial de Clubes da categoria, que deve ser organizado pela Fifa em 2010. Agora, a galeria de títulos do Santos tem três taças da competição sul-americana. As outras duas pertencem à equipe que foi comandada por Pelé nos anos 60. Naquela década, o Peixe conquistou o torneio em 1962 e 1963.
Vai pra cima delas, Santos!
A partida começou morna, com o Santos apenas administrando a posse de bola e estudando o posicionamento rival. Foi assim até os dez minutos. Depois disso, o Peixe resolveu ir para cima. E quando Marta e cia. tomam essa postura fica difícil para as adversárias, no caso as paraguaias da Universidad Autónoma.
Aos 10 minutos, o primeiro ataque perigoso das brasileiras. Marta deu excelente passe para Fran na direita. Ela chegou chutando de perna direita, mas parou na defesa de Gloria Rodriguez. Um minuto depois foi a vez de a camisa 10 tentar. Após bom cruzamento da direita, ela subiu sozinha e cabeceou por cima do gol.
Com domínio total da partida, o Santos não demorou a abrir o placar. Aos 13 minutos, depois de cruzamento de Marta da direita, Maurine apareceu bem para cabecear no canto esquerdo de Gloria Rodriguez: 1 a 0. Três minutos mais tarde, o segundo do Peixe. E foi um golaço. Marta cobrou falta com perfeição no ângulo direito.
A vantagem de dois gols construída rapidamente fez a partida ficar mais cadenciada, principalmente por parte do Santos. Do lado paraguaio, as meninas não tiveram forças para tentar uma reação e apenas viram as brasileiras dominarem as ações do jogo. A Universidad Autónoma simplesmente não levou perigo ao gol de Andréia.
Futebol de campeão
Com a bola rolando para a etapa final, o Santos decidiu ir para cima novamente. E não demorou muito para chegar ao terceiro gol. Logo aos 2 minutos, Marta fez excelente tabela com Dani. A lateral-esquerda cruzou na medida para a atacante Érika, da pequena área, desviar para o fundo do gol defendido por Gloria Rodriguez.
A goleira paraguaia, aliás, não deu sorte aos 5 minutos. Ela tentou sair jogando, mas escorregou na hora de mandar a bola para o ataque e deu um presente para Fran. A volante do Peixe bateu de primeira de fora da área e ampliou a goleada brasileira para 4 a 0. A torcida presente na Vila Belmiro, então, começou a comemorar o título.
Empolgada, a equipe brasileira decidiu continuar com força no ataque. E com as paraguaias já “mortas” em campo, o quinto gol saiu. Foi da menina Thaís, de 16 anos, substituta da suspensa Cristiane. Ela aproveitou rebote, aos 9, depois de escanteio cobrado por Marta e bateu de perna direita da grande área, sem chance para a goleira.
A partir daí, as santistas brincaram. Aos 11, Érika aproveitou passe de Fran e anotou o sexto do Peixe. Cinco minutos depois, o técnico Kleiton Lima trocou a dupla de ataque. Tirou Érika e Thaís para as entradas de Suzana e Ketlen. E Suzana teve sua chance aos 25. Balançou as redes, após passe de Marta, ampliando para 7 a 0. Aos 32, foi a vez da lateral-esquerda Dani marcar o seu. E teve tempo ainda de Ketlen fazer aos 38.
Com o placar mais do que definido, as donas da casa diminuíram o ritmo e apenas esperaram para comemorar a importante conquista da primeira Libertadores feminina.
Postado por
Gilberto Nascimento
às
12:15:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário